SENAI participa do projeto de implantação do Centro para Cooperação em Inovação e Negócios Europa-Brasil

SENAI sediará nesta semana workshop com demais representantes do CEBRABIC no Brasil para validar modelo do Centro, que visa fomentar inovações e negócios entre instituições europeias e brasileiras

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) participa do projeto de implantação do Centro para Cooperação em Inovação e Negócios Europa-Brasil (CEBRABIC), que terá foco na troca de experiência entre a indústria brasileira e de países europeus. O SENAI é a instituição executora do projeto, que receberá recursos do Horizonte 2020 – maior programa de financiamento da Comissão Europeia –, e estará diretamente envolvido na elaboração do plano de negócios do CEBRABIC, iniciativa voltada para reforçar a cooperação em pesquisa, tecnologia e empreendedorismo entre os países membros da União Europeia, Turquia e Brasil.

O projeto, coordenado pelo Instituto Fraunhofer IPK (maior organização de pesquisa aplicada da Europa), envolve 12 instituições, sendo quatro do Brasil e oito da Europa, e visa criar um ambiente de padrão internacional que fomente inovações e melhora de produtividade de instituições brasileiras. O objetivo é identificar potencialidades para desenvolver a inovação na indústria nacional, por meio da cooperação com empresas e organizações europeias.

O Centro terá como missão conectar e dar suporte a organizações de pesquisa, inovação e negócios da Europa no mercado brasileiro. Para isso, contará com o apoio de 15 Institutos SENAI de Inovação, bem como outros parceiros. O CEBRABIC será, na prática, uma ampla rede nacional que atuará como polos de inovação localizados em todas as regiões brasileiras. Suas sedes e escritórios de representação serão em Brasília, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Nos dias 14 e 15 de setembro, o SENAI sediará na capital federal um workshop que reunirá os demais integrantes brasileiros do CEBRABIC, ocasião em que o grupo pretende validar o modelo de negócios e iniciar o plano de implementação do Centro.

O PROJETO – De acordo com os termos da parceria, o projeto irá oferecer uma gama de serviços de apoio, como networking, consultoria de negócios, agrupamento e compartilhamento de recursos, atração de investimentos, bem como serviços relacionados à tecnologia e recursos para a rede de centros regionais de inovação. O primeiro ano será voltado para planejamento e experiências-piloto. No segundo, os planos começarão a ser executados. No terceiro, o objetivo é tornar o programa autossustentável para atuar como um facilitador das conexões entre instituições inovadoras de pesquisa e empresas europeias e brasileiras.

O principal grupo-alvo do CEBRABIC são as organizações voltadas para pesquisa e inovação, como universidades, centros de pesquisa (básica e aplicada), parques tecnológicos, incubadoras de empresas, agências de inovação, indústria, PMEs e startups de todos os setores.

O consórcio para esse projeto, lançado no mês de janeiro em Berlim, irá trabalhar em conjunto por quatro anos para a criação do Centro e conta com a participação das seguintes instituições: SENAI; Österreichische Forschungsförderungsgesellschaft mbH (FFG - Áustria); European Business and Innovation Centre Network (EBN - Bélgica); Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Empresas Inovadoras (Anpei); Conselho Nacional de Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap); Universidade de Campinas (Unicamp), Fraunhofer Gesellschaft e.V. (FHG), através do Fraunhofer IPK, da Alemanha; Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt e.V. (DLR - Alemanha); Regional Centre for Information and Scientific Development (RCISD - Portugal); Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI - Portugal); International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP - Espanha); e Sabanci University (SU - Turquia).

Relacionadas

Leia mais

Governos de Brasil e Argentina mostram sintonia inédita e relação bilateral avança
SENAI Ceará e grupo francês PSA oficializam parceria inédita
Cinco Institutos SENAI de Inovação recebem credenciamento de unidade Embrapii

Comentários