CNI homenageia deputado Rogério Marinho com Medalha da Ordem do Mérito Industrial

Principal articulador no Congresso Nacional da proposta que modernizou as leis do trabalho, parlamentar recebeu, na terça-feira (26), em Brasília, a mais importante condecoração outorgada pela indústria brasileira

Robson Braga de Andrade e o deputado Rogério Marinho

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) condecorou, na terça-feira (26), em Brasília, o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) com a Medalha da Ordem do Mérito Industrial. Mais importante homenagem prestada pelo setor, a comenda foi entregue pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Salles, em reconhecimento à atuação do parlamentar na construção e defesa da proposta que moderniza as leis do trabalho (Lei nº 13.467/17).

Ao entregar a comenda, Andrade destacou que a Ordem do Mérito Industrial é concedida a um seleto grupo de pessoas que, por sua atuação e empenho, contribuíram para a construção de um Brasil mais moderno. Ele destacou o papel do parlamentar na construção da proposta, ouvindo diferntes setores da sociedade, e na discussão dos detalhes da lei, que foi aprovada pelo Congresso Nacional, com votações expressivas na Câmara dos Deputados e no Senado. “Agora nós podemos dizer que o Brasil tem uma lei que dá segurança para se discutir acordos e construir uma relação mais moderna de trabalho”, disse o presidente da CNI.

Autor da proposta de homenagem a Marinho, o presidente da FIERN, Amaro Salles, relembrou a trajetória política do parlamentar e falou de sua atuação “firme, articulada e técnica” na construção da nova legislação. Segundo o dirigente, a proposta valoriza o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico. “Em especial, pela relatoria da modernização trabalhista, uma das mais importantes reformas, senão a mais relevante no atual momento de desemprego e quase desesperança”, afirmou.

CONSCIENTIZAÇÃO – Ao receber a homenagem, Marinho relembrou do processo de elaboração da nova lei no Congresso Nacional e nos debates realizados país afora na busca por consensos, e falou do trabalho de conscientização em curso sobre as mudanças e avanços da legislação, que entra em vigor em 11 de novembro. “Há colocações sobre a lei que são feitas de forma completamente equivocada, de que não vai ter mais 13o, de que o parcelamento das férias será impositivo. É preciso combater a desinformação”, disse.

O deputado falou da importância de as empresas e representantes do setor produtivo de atuarem de forma organizada na prestação de informações precisas sobre a lei, explicando de forma qualificada o que ela muda nas relações do trabalho. Ele citou o exemplo do aplicativo Conexão RT, lançado pela CNI, que apresenta, de forma simples e didática, o antes e o depois da aprovação da Lei nº 13.467/2017. “É preciso mostrar o que é a reforma. É importante que todos façam a sua parte. Essa lei não é a favor de empresários, é uma lei a favor do Brasil”, conclamou.

BIOGRAFIA DE ROGÉRIO MARINHO
Deputado Federal pelo PSDB do Rio Grande do Norte
Legislaturas: 2007/11, 2011/15, 2015/19
Profissão: Economista e professor
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo
Relator do Projeto de Lei no 6.787/16 (Modernização das leis do trabalho)

Relacionadas

Leia mais

CNI divulga, nesta quinta-feira (28), a Sondagem Indústria da Construção de agosto
CNI lança aplicativo para iOS e Android para explicar a nova legislação trabalhista
Reforma da Previdência precisa voltar a andar

Comentários