SENAI qualifica profissionais para atuar em usina solar

Os cursos na área de energia solar fotovoltaica foram oferecidos por unidades do SENAI no Rio Grande do Norte para atender uma demanda da ENGIE Brasil Energia

67 pessoas da comunidade participaram dos cursos oferecidos pelo SENAI

O SENAI CTGAS - ER (Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis), em Natal, acaba de qualificar profissionais para atuar na área da energia solar fotovoltaica em Assú (RN), a pedido da ENGIE Brasil Energia. Foram capacitadas 67 pessoas nos cursos de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, Instalações Elétricas e Fotovoltaicas e no curso de Pedreiro. Os cursos foram realizados, de forma integrada, pelas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) CTGAS - ER e o SENAI CETIB (Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna).

A Empresa ENGIE Brasil Energia iniciou oficialmente, em março deste ano, a construção da central fotovoltaica Assú V, localizada à margem da BR-304, no município de Assú. A unidade será a primeira de cinco usinas de energia solar no Rio Grande do Norte.

O empreendimento, marca a entrada definitiva da ENGIEe na geração solar, sendo a primeira usina fotovoltaica de porte comercial construída pela empresa no Brasil. Após estudos desenvolvidos, foi comprovado que a região do Vale do Assú possui forte incidência de raios solares e baixa precipitação pluviométrica durante o ano, oferecendo condição ideal para geração de energia.

Para atender a demanda de contratação de mão de obra local, a ENGIE buscou o SENAI CTGAS-ER, referência na área de energias renováveis, para garantir a qualificação de pessoas  da comunidade. Segundo Odilon Parente, da diretoria da ENGIE, depois da França, o Brasil é o país que recebe mais empreendimentos da empresa, sempre utilizando a mão de obra totalmente brasileira nas regiões onde  se instala, como acontece no Vale do Assú. 

A diretora-executiva do SENAI CTGAS-ER, Cândida Amália Aragão, ressaltou a importância da preocupação da empresa com a qualificação profissional e do investimento nas pessoas da comunidade, gerando oportunidades de emprego e renda. Já o diretor do  SENAI CETIB, Francisco Moreira Maia, destacou a qualidade dos cursos oferecidos e que o SENAI está sempre inovando e buscando novas tecnologias para atender cada vez melhor  as demandas da  indústria.

SENAI CTGAS - ER - Criado em 1999, a partir de uma parceria entre a Petrobras e o SENAI, a unidade fica em Natal, no Rio Grande do Norte. O CTGAS - ER foi criado para se tornar um centro de excelência em educação profissional, serviços técnicos especializados, além de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a indústria de gás e energias renováveis e contribuir para diversificação da matriz energética brasileira. O CTGAS-ER é a unidade do SENAI que participa, ativamente, da Cooperação entre o SENAI e a GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional), com foco na formação de profissionais na área de energias renováveis.

Relacionadas

Leia mais

Rota Global, programa gratuito para apoiar atuação internacional de empresas, está com inscrições abertas
10  fotos pra comemorar 10 milhões de visualizações do Flickr da CNI
Vagas abertas em cursos pagos e gratuitos do SENAI

Comentários