Inovação é o tema da terceira temporada do programa Futura Profissão, do Canal Futura

Primeiro episódio vai ao ar no dia 17 de agosto, às 22h30, e retrata as histórias de alunos do SESI e SENAI que estão criando soluções inovadoras para a indústria do futuro

O Canal Futura, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e com coprodução da CineGroup, lança a terceira temporada do Futura Profissão. Com o tema “inovação”, a série, composta por 18 episódios de 26 minutos cada, oferece ao público informações e conteúdo sobre os desafios que as novas profissões e inovações tecnológicas da indústria exigem e quais as competências e habilidades necessárias na formação dos jovens. “Nesta edição, o Futura Profissão – inovadores relaciona o aprendizado na educação básica e na educação profissional às competências necessárias para o desenvolvimento da inovação na indústria”, diz João Alegria, diretor geral do Canal Futura.

O programa, que chega à TV a partir do dia 17 de agosto (quinta-feira), às 22h30, apresentará a história dos alunos do SESI e do SENAI que estão criando soluções inovadoras para a indústria. Ao longo da nova temporada, os espectadores terão contato com o processo de desenvolvimento educacional desses profissionais. Em diferentes regiões do país, esses projetos recebem o apoio dos centros de formação, das indústrias locais e de um corpo docente preocupado com a empregabilidade dos novos profissionais.

O apresentador Yuri Ribeiro percorrerá o Brasil, mostrando projetos tecnológicos nos mais diversos segmentos: da fabricação de sorvete de azeite ao polarizador automático para motores. O episódio piloto, por exemplo, apresenta o projeto “Filtro Vivo”, no qual estudantes do SENAI de Londrina (PR) criam um filtro biológico para o tratamento do chorume. No mesmo programa, outro projeto apresentado é a lâmpada econômica, trabalho produzido por jovens do SESI de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, cujo objetivo é diminuir ainda mais o consumo de energia na iluminação residencial.

“A inovação é o caminho mais curto para o desenvolvimento sustentável e o ganho de produtividade de uma empresa. É preciso garantir recursos e estruturar uma política nacional de fomento às atividades inovadoras. Por isso, estimular os jovens a serem inovadores desde a escola é um dos compromissos do SESI e do SENAI”, afirma o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, que também é diretor superintendente do SESI.

As duas primeiras temporadas do Futura Profissão foram um sucesso na grade do canal e, na web, os programas atingiram mais de 1.8 milhão visualizações. Os episódios também estarão disponíveis no Futura Play e nos canas do SESI e do SENAI no You Tube.

CANAL FUTURA - O Canal Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social, que opera a partir de um modelo de produção televisiva educativa, participativa e inclusiva, não comercial, não governamental, sem fins lucrativos e de interesse público, com base em parcerias que articulam e mobilizam uma rede social em vários estados brasileiros. Aproximadamente 50 milhões de pessoas assistem regularmente à programação, por meio de antenas parabólicas, TVs por assinatura, TVs universitárias parceiras, sendo, em algumas localidades, em canal aberto (UHF e VHF).

O Canal Futura é resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sistema Fecomercio RJ, Sesc RJ e Senac RJ, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Fundação Bradesco, Itaú Social, Rede Globo e Grupo Votorantim.

FIQUE LIGADO
Futura Profissão – Inovadores
Estreia: 17 de agosto (quinta-feira), 22h30
Exibição: às quintas-feiras, 22h30
Reprise: sexta, 16h30; sábado, 15h; domingo, 7h e quinta, 18h
Duração: 26 minutos
Classificação: livre

Relacionadas

Leia mais

4 motivos para você não perder a imersão para o Vale do Silício
10  fotos pra comemorar 10 milhões de visualizações do Flickr da CNI
11 cursos do SENAI direcionados à Indústria 4.0

Comentários