Empresas buscam profissional qualificado capaz de solucionar problemas, afirmam especialistas em debate promovido pelo SENAI

No Dia do Estudante, série de bate-papos no Facebook discutiu perfil desejado por empregadores e dicas de como se preparar para ter uma carreira de sucesso mesmo em meio à crise

SENAI promove bate-papo ao vivo com Leonardo Rodrigues e Gustavo Leal: “Educação profissional e ensino superior - diferenças e oportunidades”

O profissional que investir em qualificação para ser capaz de solucionar problemas complexos tem chance de construir uma carreira de sucesso mesmo durante crises econômicas. Essa foi uma das principais dicas dos participantes da série de bate-papos realizados ao vivo no Facebook, nesta sexta-feira (11), Dia do Estudante, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI).

A avaliação do diretor de Operações do SENAI Nacional, Gustavo Leal, é que a atual conjuntura econômica é o momento para os profissionais se qualificarem a fim de obter as vagas de emprego com a retomada do crescimento e que já começam a ser criadas. “Na crise, é ainda mais relevante que você tenha um perfil de competências que te prepare para as oportunidades. Se você está desempregado, é mais um motivo para se qualificar. Aqueles que tiverem qualificação terão mais chance na retomada da economia. A economia é cíclica e vai voltar a crescer”, analisou.

Leal participou de conversa ao vivo sobre o tema “Educação profissional e ensino superior: diferenças e oportunidades” com o joalheiro Leonardo Rodrigues, campeão mundial na WorldSkills, o torneio internacional de profissões técnicas, e medalhista de ouro na Olimpíada do Conhecimento, a competição nacional realizada a cada dois anos pelo SENAI.

Dono de um ateliê no Rio de Janeiro, Leo Rodrigues contou que sua empresa cresceu nos últimos anos, mesmo em meio às dificuldades econômicas do país. “Na crise, eu vi minha empresa crescer porque muitos clientes que estão acostumados a comprar em grifes de renome, de tradição, não queriam deixar de comprar, mas não queriam pagar uma fortuna”, relatou ele, que é ex-aluno do SENAI dos cursos de Joalheria e Ourivesaria. “O melhor resolvedor de problemas é o que se dá bem no mercado. No treinamento para a WorldSkills eu aprendi a me virar, a ter resiliência, a transformar o problema em solução”, contou ele ao relatar o aprendizado obtido durante o treinamento para o torneio internacional que eutiliza hoje na vida como empreendedor. 

PERFIL COMPORTAMENTAL – Os empresários estão cada vez atentos ao perfil comportamental dos candidatos na hora de contratar, destacou também o doutor em Sociologia Jonas Bertucci, especialista em política industrial e mercado de trabalho do Sistema Indústria. Profissionais capazes de trabalhar em equipe, preparados para solucionar problemas complexos e interagir de forma criativa e inovadora são os preferidos dos empresários. “Procure fazer cursos que te permitam trabalhar em equipe na resolução de problemas complexos”, respondeu ele, ao ser questionado por internautas. 

Bertucci participou de bate-papo com o técnico em Edificações Kleder Gomes Fontinelle Filho, 19 anos, sobre o tema “Mercado de trabalho: expectativa versus realidade”. Estudante de Engenharia Civil, o jovem foi medalhista de ouro no desafio por equipe da casa popular inteligente na Olimpíada do Conhecimento. Para ele, a participação no torneio trouxe justamente as competências comportamentais tão valorizadas pelo mercado atualmente. “A Olimpíada foi uma grande oportunidade de participar de um projeto em grupo para solucionar um problema real”. A equipe dele foi a campeã do desafio Casa Popular Inteligente, ao projetar e construir uma residência de baixo custo sustentável e com uso de alta tecnologia, como automação para abrir a porta de entrada. 

TECNOLOGIA - Apostar em áreas da chamada Indústria 4.0, na qual há o uso intensivo de tecnologias no processo produtivo, também foi outra dica dos participantes dos bate-papos aos jovens e trabalhadores que buscam uma nova profissão. Competências técnicas como programação, sensoriamento e digitalização deverão ser utilizadas nos mais diversos segmentos da economia. Cursos do SENAI que podem preparar profissionais para a indústria do futuro são, por exemplo, os cursos técnicos em Mecatrônica, Informática para a Internet e Eletroeletrônica. 

Empresário do ramo de telecomunicações, Wilson Vasconcelos de Souza reforçou, a pessoas de todas as idades, a recomendação de investir em qualificação para ser bem sucedido no mercado de trabalho. Dono da empresa Brasconnect Telecomunicações e Informática, ele fez três cursos na área e acabou de se tornar Técnico em Edificações para complementar sua formação. “Os cursos profissionais que fiz foram fundamentais para minha ascensão profissional como empregado de multinacionais e, como empreendedor, eu vi necessidade de expandir minha formação”, explicou. 

No bate-papo no Facebook do SENAI Nacional, ele debateu o tema “Carreira: como se preparar para um mercado cada vez mais competitivo” com o estudante Rodrigo Macário, 17 anos, medalhista de ouro no desafio individual em pintura automotiva na Olimpíada do Conhecimento. O jovem também ressaltou a importância do aprendizado e busca pelo aperfeiçoamento técnico constante para ser um bom profissional. “Trago como lição de vida o que aprendi na Olimpíada, como é fundamental o aperfeiçoamento para a qualidade do trabalho”, avaliou.

Relacionadas

Leia mais

Quer se destacar no mercado de trabalho? SENAI tem inscrições abertas para cursos em todo o Brasil
Maioria das empresas está satisfeita com serviços do SENAI e do SESI, diz pesquisa
VÍDEO: Fatec SENAI Três Lagoas (MS) prepara profissionais para o trabalho com tecnologia de ponta

Comentários