SESI apresenta iniciativas de segurança e saúde no trabalho em encontro internacional

Seis projetos da entidade serão apresentados a especialistas no tema no 21º Congresso Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, que ocorre de 3 a 6 de setembro, em Singapura

O Congresso Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho é promovido a cada três anos

O Serviço Social da Indústria (SESI) apresentará seis iniciativas inovadoras no 21º Congresso Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, que ocorre de 3 a 6 de setembro, em Singapura. O objetivo é promover a troca de informações e experiências entre especialistas de segurança e saúde no trabalho e representantes de empresas e de governos. 

Dos programas que serão apresentados pelo SESI, quatro são voltados mais diretamente ao setor de construção, para o qual o SESI desenvolve tecnologias desde 2010. Entre as iniciativas, está o Projeto Construindo a Segurança, que tem o objetivo de desenvolver a cultura da segurança, gerenciar fatores de riscos e melhorar os processos de trabalho por meio de método que envolve cinco etapas: mobilização de empresários; qualificação dos trabalhadores; implantação de método de inspeção; divulgação de resultados e melhorias; e criação de banco de dados.

Também será destaque o Programa de Sensibilização e Treinamento, aplicado em 1.238 canteiros de obra em todo o Brasil, que sensibilizou e ampliou o acesso dos trabalhadores a informações relacionadas às três principais causas de acidentes de trabalho no setor: queda de altura, eletrocussões e soterramento. Será apresentado ainda o Diagnóstico de Prevenção de Quedas, feito em 1.360 canteiros de obra, que contribuiu para a geração e disseminação de informações de segurança do trabalho para que empresas adotem medidas para redução dos fatores de risco relacionados ao trabalho em altura.

SUSTENTABILIDADE – Outra iniciativa que será apresentada no congresso é o Modelo SESI de Sustentabilidade, aplicado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 360 empresas em seis estados: Ceará, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. Na iniciativa, desenvolvida desde 2011 e concluída neste ano, foram investidos US$ 4 milhões para atendimento de micros e pequenas empresas em áreas como tecnologia e inovação, gestão, segurança e saúde no trabalho e meio ambiente. Por meio do Modelo SESI de Sustentabilidade, as empresas tiveram aumento médio de 12,5% em sua competitividade.

O Índice Geral de Estilo de Vida (IGEV), fruto de um questionário aplicado a 84.194 trabalhadores de 854 empresas em 2014, também será levado ao congresso mundial. Por meio da ferramenta, o SESI consegue avaliar o impacto de intervenções de promoção da saúde no trabalho no índice de estilo de vida, no perfil de risco e na produtividade do trabalhadores da indústria no Brasil por meio de indicadores de estilo de vida analisados em conjunto. Ao todo, são dez fatores de risco que classificam os trabalhadores como: baixo risco, quando apresentam, no máximo, dois fatores; médio baixo risco, quando apresentam três a quatro fatores; médio alto risco, com cinco ou seis fatores; e alto risco, quando apresenta a partir de sete fatores. 

Por meio do IGEV, foi possível constatar avanços que os programas do SESI geraram nas empresas, como, por exemplo, reduzir o percentual de trabalhadores no médio alto e alto risco de 14,2%, em 2013, para 13,9%, em 2014. A análise da pesquisa mostra ainda que trabalhadores no alto risco têm seis vezes mais chances de faltar ao trabalho e ter dor e desconforto ao realizar tarefas do trabalho e nove vezes mais chances de não sentir vontade de ir ao trabalho ou não ter disposição para trabalhar que trabalhadores de baixo risco.

100% SEGURO – A série 100% Seguro será apresentada no Festival Internacional de Mídia para Prevenção, que ocorrerá paralelamente ao congresso. A iniciativa contempla vídeos educativos disponíveis gratuitamente na internet para os setores frigorífico e de mineração. Ao todo, são 50 vídeos sobre segurança e saúde para frigoríficos e outros 50 para mineração em português, com legendas em inglês e espanhol. Após o evento, os vídeos ficarão disponíveis no site do festival.

SOBRE O EVENTO – O Congresso Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho é promovido a cada três anos e cada vez um país diferente é o anfitrião. Em 2017 ele será organizado pela Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional do Ministério da Manpower, em Singapura, como anfitrião nacional, em conjunto com a Organização Internacional do Trabalho e a Associação Internacional de Segurança Social.

Relacionadas

Leia mais

Centros de Inovação do SESI desenvolvem tecnologias para saúde e segurança na indústria
Seminário internacional debate segurança e saúde na agroindústria
SESI apresenta ações de segurança e saúde no trabalho em evento dos setores de metalurgia, materiais e mineração

Comentários