MEI abre inscrição para imersões em ecossistemas de inovação no Vale do Silício e na Suécia

Iniciativa, coordenada pela CNI, estimula cooperação entre empresas e centros de pesquisa e inovação internacionais e atualização em relação às maiores tendências em negócios

A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), está com inscrições abertas para dois programas de imersão em ecossistemas de inovação no segundo semestre de 2017. O primeiro, em setembro, tem os Estados Unidos como destino, especificamente o Vale do Silício, na Califórnia. Em outubro, a segunda imersão vai explorar o sistema de inovação da Suécia.  

Nos EUA, as atividades começam com a 4ª Conferência de Inovação Brasil-Estados Unidos, realizada nos dias 20 e 21 de setembro, na Universidade da Califórnia San Diego. O evento servirá para que lideranças das duas maiores economias das Américas debatam temas relevantes para o fluxo de conhecimento e geração de negócios de alto impacto para as duas nações.

Entre os dias 23 e 27 de setembro, a imersão, organizada em parceria com o Conselho de Competitividade dos EUA (CoC), possibilitará que empresários conheçam empresas, universidades e centros de pesquisa e inovação do Vale do Silício, berço de algumas das empresas mais inovadoras do mundo. Entre os locais visitados, estão previstas a X Prize Foundation, Space X, Tesla Motors, as universidades da Califórnia em San Diego e Stanford, além do Laboratório Nacional Lawrence Livermore

SUÉCIA - Em outubro, a imersão acontece na Suécia, país reconhecido pela sinergia entre indústria, academia e governo no desenvolvimento do ecossistema de inovação. A programação inclui visitas a universidades, institutos de pesquisa e empresas em três cidades suecas - Estocolmo, Linköping e Trollhättan. A imersão é fruto de parceria entre a MEI e o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB). 

Apesar de não ter enfoque exclusivo, a aeronáutica será um tema de destaque do programa, com visita técnica à Saab, fabricante dos caças Gripen, adquiridos pela Força Aérea Brasileira, e detalhamento do Innovair, programa de inovação estratégica para aeronáutica desenvolvido pelos suecos. 

INTEGRAÇÃO - A diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, explica que o objetivo da iniciativa é oferecer instrumentos para que empresas impulsionem a inovação nos negócios. "O programa busca criar oportunidades para que o empresariado brasileiro se atualize em relação aos temas de maior relevância para a competitividade de seus negócios. Também estimulamos a cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), seja no Brasil ou no exterior", afirma. 

Desde o lançamento, em 2016, foram realizadas quatro edições do programa - duas no Brasil, uma nos Estados Unidos e uma na Alemanha. Mais de 100 executivos visitaram cerca de 30 centros de PD&I que atuam em projetos de fronteira.  

SAIBA MAIS

5º Programa de Imersão em Ecossistemas de Inovação - CALIFÓRNIA (EUA) 
20 a 27 de setembro 
Para mais informações e inscrição, acesse o site da MEI.
Investimento: R$ 10 mil  (não inclui despesas com transporte aéreo e hospedagem) 

6º Programa de Imersão em Ecossistemas de Inovação - SUÉCIA 
23 a 27 de outubro 
Para mais informações e inscrição, acesse o site da MEI.
Investimento: R$ 10 mil ( não inclui despesas com transporte aéreo e hospedagem)

Relacionadas

Leia mais

Educação profissional pode aumentar as chances de conseguir um emprego
Manutenção dos juros baixos depende do ajuste das contas públicas, alerta CNI
Centros de Inovação do SESI desenvolvem tecnologias para saúde e segurança na indústria

Comentários