Mercado de gás natural no Brasil pode triplicar de tamanho até 2030

Para o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix, o programa Gás para Crescer estabelecerá novo modelo de mercado do gás natural e tornará setor mais competitivo

Márcio Félix - Secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia

Servidor de carreira da Petrobras há mais de 30 anos, o engenheiro Márcio Félix assumiu a Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia há pouco mais de um ano. Desde então, tem trabalhado na definição nas diretrizes do programa Gás para Crescer - o intuito é aprimorar as normas do setor visando um mercado com diversidade de agentes para promover maior competitividade.

De acordo com secretário, o que norteou essas diretrizes foi a adoção de boas práticas internacionais, a ampliação e a atração de investimentos e a implementação de maior dinamismo e acesso à informação.

Em entrevista à Agência CNI de Notícias, Márcio Félix detalhou os objetivos, as principais mudanças previstas e os próximos passos para que o Gás para Crescer seja implementado. Confira.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Qual a expectativa do governo com o programa Gás para Crescer?

MÁRCIO FÉLIX - A expectativa é de que as mudanças a serem propostas no âmbito da iniciativa favoreçam o aumento de investimentos privados na indústria de gás, o ingresso de novos agentes no setor, ampliando, consequentemente, a competição na oferta do energético. O que se projeta é que, com as condições adequadas, o mercado de gás natural no Brasil possa duplicar ou até mesmo triplicar de tamanho até 2030.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Em que estágio está o programa e quais os próximos passos para a sua implementação?

MÁRCIO FÉLIX - 
Em dezembro de 2016, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou a resolução que estabelece as diretrizes para o desenho de novo mercado de gás natural, e criou o Comitê Técnico para o Desenvolvimento da Indústria do Gás Natural (CT-GN), no âmbito da iniciativa Gás para Crescer, com o objetivo de propor medidas que garantam a transição gradual e segura para a manutenção do adequado funcionamento do setor de gás natural no Brasil, além de avaliar a possibilidade de aceleração da transição.

Foram definidos oito subcomitês com mais de 150 participantes, sendo 90% da indústria, associações e academia e 10% do governo. Cada subcomitê ficou responsável pela análise de um segmento ou tema específico da indústria do gás natural, tendo como referência as premissas e diretrizes da própria resolução, que são: escoamento, processamento e regaseificação de GNL, transporte e estocagem, distribuição, comercialização, aperfeiçoamento da estrutura tributária do setor de gás natural, gás natural matéria prima, aproveitamento do gás natural da União e integração entre os setores de gás natural e energia elétrica. Em maio, o CT-GN apresentou um conjunto de propostas de aperfeiçoamento do marco legal do setor de gás natural.

Atualmente, estamos consolidando todo o trabalho dos subcomitês para que as contribuições sejam transformadas em minuta de Projeto de Lei e encaminhada à Casa Civil até a primeira quinzena de agosto.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - O programa foi construído com a contribuição dos agentes interessados. Como o Sr. avalia as contribuições dos agentes de mercado - produtores e consumidores?

MÁRCIO FÉLIX - As contribuições foram de extrema importância e de elevada qualidade técnica. Tendo em vista a complexidade e amplitude das mudanças necessárias, a participação dos agentes nas discussões permitiu que o processo ocorresse de forma mais célere, além de favorecer maior equilíbrio e coesão ao levar em conta as diferentes visões e particularidades de cada segmento. Foram meses de trabalho intenso e inúmeras reuniões num esforço conjunto para a construção de um novo desenho para o mercado de gás natural no Brasil.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Quais as principais mudanças previstas pelo programa?

MÁRCIO FÉLIX - 
Dentre as principais mudanças propostas está a criação de sistemas de transporte de gás natural contendo zonas (ou hubs) de comercialização. Nessas zonas, quaisquer agentes compradores e vendedores que tenham contratado entrada ou saída no sistema poderão comercializar gás natural, independentemente de sua localização física, promovendo a competição na oferta. Outras mudanças visam facilitar o ingresso de novos agentes, como por exemplo a garantia de acesso não discriminatório aos terminais de GNL e às instalações de escoamento e processamento de gás natural, e a liberalização do mercado. Adicionalmente, as propostas devem conter as medidas necessárias para ampliar a transparência e para assegurar uma transição segura para o novo modelo do mercado de gás natural.

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Como o programa ajudará o país a aumentar a oferta e melhorar a competitividade do gás natural?

MÁRCIO FÉLIX - 
O acesso aos terminais de GNL e às instalações de escoamento e processamento reduzem o custo e o tempo para que outros agentes produtores e importadores ofertem gás ao mercado. Ademais, com a criação dos Sistemas de Transporte, basta que esses agentes estejam conectados para que tenham acesso a todo o mercado consumidor. Mais do que reduzir custos, essas medidas reduzem a percepção de risco de agentes, o que favorece o investimento.

Relacionadas

Leia mais

6 vantagens de se investir na exploração de gás em terra no Brasil
Manutenção dos juros baixos depende do ajuste das contas públicas, alerta CNI
Sucesso nos leilões de áreas de petróleo do pré-sal fortalece a economia do país, avalia CNI

Comentários