5 serviços oferecidos pelo SENAI a empresas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é o maior complexo de educação profissional e soluções em tecnologia e inovação das Américas e está cada vez mais preparado para apoiar a indústria brasileira a ser mais competitiva

Além da excelência alcançada na formação de profissionais, o SENAI também é destaque na oferta de serviços essenciais às empresas. Com laboratórios de ponta em todos os estados, além de estruturar uma rede de 25 Institutos de Inovação e 57 Institutos de Tecnologia, o SENAI é capaz de apoiar o setor industrial com serviços como pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos inovadores; rotulagem de alimentos e bebidas; planos de logística reversa, prototipagem, entre outros.

Possui ainda a maior rede de laboratórios acreditados pelo Inmetro para atendimento à indústria, que fazem a certificação de conformidade com normas técnicas, essencial para que as empresas ofereçam produtos de qualidade ao consumidor brasileiro e sejam capazes de inseri-los em mercados internacionais. Conheça nesta lista as cinco grandes áreas em que o SENAI oferece serviços fundamentais para sua empresa:

1. Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Empresas contam com o apoio da rede nacional de 25 Institutos SENAI de Inovação para fazer pesquisa e desenvolver novos produtos e soluções inovadoras. Com equipamentos de ponta - como o segundo maior supercomputador em operação na América Latina - e cerca de 500 colaboradores (76 doutores e 108 com mestrado), os centros de P&D realizam pesquisa aplicada para inserção de novas soluções no mercado consumidor. Em regime de total confidencialidade, os projetos são realizados em equipes integradas com os colaboradores da empresa parceira para a criação ou aprimoramento de novos materiais, equipamentos, produtos, processos e sistemas.

2. Serviços Técnicos Especializados

São serviços direcionados a áreas específicas da indústria e que possuem uma rotina já padronizada, preferencialmente fundamentada em normas técnicas ou em procedimentos sistematizados. Com um amplo portfólio, o SENAI presta serviços como de inspeção veicular e serviços operacionais voltados à implantação e melhoria de processos produtivos e melhoramento de produtos, entre os quais os relacionados à fabricação de moldes e peças piloto. São exemplos: planos de logística reversa; prototipagem; rotulagem de alimentos e bebidas; simulação computacional; planos de gerenciamento de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas, entre outros.

3. Consultoria em Tecnologia

São trabalhos voltados ao diagnóstico, ao desenvolvimento de soluções de problemas e recomendações buscando melhorar a qualidade de produtos e serviços, a produtividade e a competitividade dos negócios. De forma personalizada, as Consultorias em Processos Produtivos prestam orientação e assessoria técnica voltada à implantação, otimização, sustentabilidade ambiental e melhoria de processos e produtos. Oferece consultorias em lean manufacturing (manufatura enxuta), em eficiência energética e automação, controle e integração de sistemas industriais – prestadas por exemplo a empresas do programa Brasil Mais Produtivo – em construção enxuta, em desenvolvimento de produtos e design de serviço, entre outros.

Nesse campo, o SENAI oferece ainda consultorias para atendimento a legislações, normas e regulamentos técnicos, que realizam serviços como adequação de produtos à NRs, exportação e regulamentos técnicos; avaliação da conformidade de produtos; estudos de impacto ambiental, implantação de normas ABNT, implantação de normas de segurança dos alimentos; registro de criação de marcas e patentes, etc.

4. Metrologia

O SENAI realiza testes por meio dos quais se atesta que determinados produtos estão em conformidade com as normas e os padrões estabelecidos por organismos especializados. Unidades em várias regiões do país fazem ensaios que determinam características de um produto ou processo, em conformidade com um procedimento, como análises clínicas e patológicas; ensaios acústicos, de software, elétricos e magnéticos, entre outros. Os laboratórios do SENAI possuem amplo portfólio de calibração (como acústica e vibração, dimensional, eletricidade, físico-química), produzem materiais de referência, além de realizar mais de 35 tipos de ensaios de proficiência para determinação de desempenho de produtos como açúcar, carne, couro, pescado e sucos de frutas, itens fundamentais da agenda exportadora brasileira.

5. Certificação

Parte dos serviços metrológicos oferecidos pelo SENAI também é de certificação de produtos, processos e sistemas. A conformidade com normas técnicas é essencial para oferecer produtos de qualidade ao consumidor brasileiro e inserí-los em mercados internacionais. Entre os produtos que podem ser certificados estão eletrodomésticos, equipamentos de proteção individual, móveis e matérias-primas, acessórios e ferragens. É possível certificar ainda processos como de soldagem e sistemas, como softwares, em relação a requisitos normativos estabelecidos por organismos especializados. Com 211 laboratórios, o SENAI possui a maior rede de laboratórios acreditados pelo Inmetro para atendimento à indústria.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Institutos SENAI de Inovação revolucionam a forma de inovar no Brasil
10  fatos que comprovam a transparência do SESI e do SENAI
10  fotos pra comemorar 10 milhões de visualizações do Flickr da CNI

Comentários