NOTÍCIAS

11 de Julho de 2017 às 10:30

A- A A+

5 serviços oferecidos pelo SENAI a empresas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é o maior complexo de educação profissional e soluções em tecnologia e inovação das Américas e está cada vez mais preparado para apoiar a indústria brasileira a ser mais competitiva

Além da excelência alcançada na formação de profissionais, o SENAI também é destaque na oferta de serviços essenciais às empresas. Com laboratórios de ponta em todos os estados, além de estruturar uma rede de 25 Institutos de Inovação e 57 Institutos de Tecnologia, o SENAI é capaz de apoiar o setor industrial com serviços como pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos inovadores; rotulagem de alimentos e bebidas; planos de logística reversa, prototipagem, entre outros.

Possui ainda a maior rede de laboratórios acreditados pelo Inmetro para atendimento à indústria, que fazem a certificação de conformidade com normas técnicas, essencial para que as empresas ofereçam produtos de qualidade ao consumidor brasileiro e sejam capazes de inseri-los em mercados internacionais. Conheça nesta lista as cinco grandes áreas em que o SENAI oferece serviços fundamentais para sua empresa:
 

Ilustração de lâmpada 200 110717
1. Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação


Empresas contam com o apoio da rede nacional de 25 Institutos SENAI de Inovação para fazer pesquisa e desenvolver novos produtos e soluções inovadoras. Com equipamentos de ponta - como o segundo maior supercomputador em operação na América Latina - e cerca de 500 colaboradores (76 doutores e 108 com mestrado), os centros de P&D realizam pesquisa aplicada para inserção de novas soluções no mercado consumidor. Em regime de total confidencialidade, os projetos são realizados em equipes integradas com os colaboradores da empresa parceira para a criação ou aprimoramento de novos materiais, equipamentos, produtos, processos e sistemas.
 

ilustração de lupa 200 110717
2. Serviços Técnicos Especializados
 

São serviços direcionados a áreas específicas da indústria e que possuem uma rotina já padronizada, preferencialmente fundamentada em normas técnicas ou em procedimentos sistematizados. Com um amplo portfólio, o SENAI presta serviços como de inspeção veicular e serviços operacionais voltados à implantação e melhoria de processos produtivos e melhoramento de produtos, entre os quais os relacionados à fabricação de moldes e peças piloto. São exemplos: planos de logística reversa; prototipagem; rotulagem de alimentos e bebidas; simulação computacional; planos de gerenciamento de resíduos sólidos, efluentes líquidos e emissões atmosféricas, entre outros.



3. Consultoria em Tecnologia
 

ilustração de pessoa com balãozinho 200 110717
São trabalhos voltados ao diagnóstico, ao desenvolvimento de soluções de problemas e recomendações buscando melhorar a qualidade de produtos e serviços, a produtividade e a competitividade dos negócios. De forma personalizada, as Consultorias em Processos Produtivos prestam orientação e assessoria técnica voltada à implantação, otimização, sustentabilidade ambiental e melhoria de processos e produtos. Oferece consultorias em lean manufacturing (manufatura enxuta), em eficiência energética e automação, controle e integração de sistemas industriais – prestadas por exemplo a empresas do programa Brasil Mais Produtivo – em construção enxuta, em desenvolvimento de produtos e design de serviço, entre outros.

Nesse campo, o SENAI oferece ainda consultorias para atendimento a legislações, normas e regulamentos técnicos, que realizam serviços como adequação de produtos à NRs, exportação e regulamentos técnicos; avaliação da conformidade de produtos; estudos de impacto ambiental, implantação de normas ABNT, implantação de normas de segurança dos alimentos; registro de criação de marcas e patentes, etc.
 

ilustração de tubos de ensaio
4. Metrologia
 

O SENAI realiza testes por meio dos quais se atesta que determinados produtos estão em conformidade com as normas e os padrões estabelecidos por organismos especializados. Unidades em várias regiões do país fazem ensaios que determinam características de um produto ou processo, em conformidade com um procedimento, como análises clínicas e patológicas; ensaios acústicos, de software, elétricos e magnéticos, entre outros. Os laboratórios do SENAI possuem amplo portfólio de calibração (como acústica e vibração, dimensional, eletricidade, físico-química), produzem materiais de referência, além de realizar mais de 35 tipos de ensaios de proficiência para determinação de desempenho de produtos como açúcar, carne, couro, pescado e sucos de frutas, itens fundamentais da agenda exportadora brasileira.



Ilustração certificado 200 110717
5. Certificação
 

Parte dos serviços metrológicos oferecidos pelo SENAI também é de certificação de produtos, processos e sistemas. A conformidade com normas técnicas é essencial para oferecer produtos de qualidade ao consumidor brasileiro e inserí-los em mercados internacionais. Entre os produtos que podem ser certificados estão eletrodomésticos, equipamentos de proteção individual, móveis e matérias-primas, acessórios e ferragens. É possível certificar ainda processos como de soldagem e sistemas, como softwares, em relação a requisitos normativos estabelecidos por organismos especializados. Com 211 laboratórios, o SENAI possui a maior rede de laboratórios acreditados pelo Inmetro para atendimento à indústria.

Por Helayne Boaventura
Da Agência CNI de Notícias

Leia mais

Institutos SENAI de Inovação lançam novo site

Finalistas do Prêmio Marcantonio Vilaça têm suas obras expostas no MuBE, em São Paulo

SENAI e SESI trabalham pelo desenvolvimento da indústria e do Brasil

9 destaques do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

SISTEMA INDÚSTRIA NAS REDES SOCIAIS

CNI: SlideShare | YouTube | Flickr | Google Plus | Instagram | Facebook | Twitter | SoundCloud | LinkedIn
SESI: Facebook | YouTube | LinkedIn
SENAI: Facebook | Instagram | YouTube | Spotify | Twitter
IEL: Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | Snapchat | LinkedIn

Comentários