SESI é parceiro de multinacional dinamarquesa em projeto educacional no Brasil

A Novozymes, fabricante de enzimas e microorganismos para a indústria, produziu três livros aplicativos, com clássicos da literatura mundial, que pretendem apresentar a estudantes o potencial da biologia

Você já ouviu falar do livro aplicativo? Aliar a literatura à tecnologia foi a maneira que a empresa multinacional dinamarquesa Novozymes - fabricante de enzimas e microorganismos para indústrias - encontrou para estimular a vontade de aprender Biologia entre estudantes de diferentes países.

No Brasil, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) , a empresa desenvolveu a primeira etapa da iniciativa no Paraná com a Storymax e um grupo de cientistas e professores experientes. Assim, foram produzidos três livros aplicativos com contos clássicos da literatura mundial que abordam temas como erradicação da fome e da pobreza e acesso à água limpa e saneamento básico. As obras trazem ainda sugestões de atividades extras que podem ser realizadas em sala de aula.

O projeto de educação visa mostrar o potencial da Biologia a um milhão de pessoas, até 2020. Os livros aplicativos fazem parte da Coleção Novozymes Nova Perspectiva que, além da promoção da leitura, mostra como é possível realizar experimentos científicos na área biológica para contribuir com o desenvolvimento da comunidade local. De acordo com o vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novozymes, Pedro Luiz Fernandes, a biologia faz parte do DNA da empresa e, por meio dela, é possível criar iniciativas para o desenvolvimento de países, como reduzir a emissão de gases de efeito estufa, produzir alimentos de forma sustentável e proteger as águas. 

“Tudo isso é imprescindível para garantirmos um mundo que esteja preparado para as futuras gerações”, declara Fernandes. “Para promover essa conscientização, mais pessoas devem ter acesso a informações e nada melhor do que aliar literatura a tecnologia .”

ATIVIDADES PRÁTICAS - A segunda fase do projeto envolve o lançamento da página exclusiva do projeto Educação. Trata-se de um espaço em que os internautas poderão acessar os três livros-aplicativos, fazer atividades extras e experimentos científicos e obter informações sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), depoimentos e resultados do projeto em tempo real. Esses recursos permitirão que professores de todo o país desenvolvam atividades práticas, interativas e lúdicas com alunos da rede pública e privada.

Até o momento, o projeto atingiu, no Brasil, mais de 23 mil pessoas. Para este ano, a meta é alcançar outras 25 mil pessoas. Também participam da iniciativa leitores da Inglaterra, Venezuela, Vietnã, Israel, Uzbequistão e Paquistão que, com o Brasil, já somam mais de mil e seiscentas horas de leitura.

No ano passado, o livro aplicativo Frritt-Flacc, de Jules Verne, recebeu o Selo Distinção Cátedra Unesco de Leitura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), um dos mais significativos do Brasil. O trabalho foi considerado pela banca julgadora como uma das melhores obras infanto-juvenis publicadas em 2016. Em maio de 2017, foi a única obra brasileira a competir no prêmio da Opening Up Digital, uma iniciativa de pesquisadores da Bangor University, País de Gales e da Sheffield Hallam University, Inglaterra. Leitores do mundo todo puderam escolher a melhor obra e o Frritt-Flacc venceu na categoria Escolha Popular.


CONHEÇA OS LIVROS-APLICATIVOS

Fritt-Flacc:
o conto de suspense, de Jules Verne, trata das diferenças sociais e da mesquinhez, ponto de partida para a reflexão sobre o ODS 1(Erradicação da Pobreza). Frritt-Flacc convida os leitores a fazer uma reflexão sobre os desafios humanitários que o planeta enfrenta, além de fazer pensar em como a biologia pode solucionar os atuais problemas do mundo. 

Ostras: conto de Tchékhov, trata de um tema delicado e urgente ainda nos dias de hoje: a fome. Com toques de ironia e repleto de cenas que levam o leitor a explorar o caráter emocional e psicológico do protagonista, Ostras sugere uma reflexão sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 – Erradicação da Fome. 

O Rei do Rio de Ouro: conto universal de John Ruskin escrito como conto de fadas sobre um velho estranho que visita a casa em que vivem três irmãos durante uma tempestade. O irmão bom o acolhe, mas os dois outros, maus, o maltratam e expulsam. Eles não sabiam de quem se tratava: “o Senhor Vento Sudoeste”, que trazia as chuvas para aquele vale fértil – e o velho garantiu que uma grande seca atingisse a região. A leitura engajadora convida o leitor a refletir sobre como a nossa relação com a água impacta nossa própria sobrevivência.

Relacionadas

Leia mais

Boas práticas da educação profissional brasileira são levadas a países emergentes
Educação de qualidade forma o trabalhador do futuro
6 razões que explicam por que a educação do SENAI é uma das melhores do mundo

Comentários