Seminário da CNI debate questões atuais e internacionais da propriedade intelectual

Debate organizado pela Confederação Nacional da Indústria em parceria com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) reuniu especialistas que discutiram caminhos para o Brasil aperfeiçoar o sistema de proteção ao conhecimento e se beneficiar de acordos bi e multilaterais

"Se estamos entre os 10 países mais ricos do mundo, o INPI devia estar numa posição parecida no ranking dos escritórios de patentes, mas essa não é a nossa realidade" - Luiz Otávio Pimentel (centro)

Nesta terça-feira (6), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) realizaram, em São Paulo, o 1º Seminário de Propriedade Intelectual da CNI. O evento debateu os papéis dos multilateralismo e bilateralismo nas discussões sobre propriedade intelectual, as medidas recentes para tornar o sistema brasileiro de propriedade industrial mais eficiente, o uso da proteção ao conhecimento por brasileiros no exterior, a indústria criativa e o futuro da propriedade intelectual.

José Graça Aranha, diretor regionalda OMPI, fez um breve histórico sobre a criação da propriedade intelectual e ressaltou a importância do comitê de patentes, criado em 1998. Dois anos depois da fundação, o núcleo lançou o PLT (Patent Law Treaty), um tratado de procedimentos básicos para viabilizar registros de proteção ao conhecimento. Em vigor desde 2005, o pacto tem 39 países membros. “Felizmente a propriedade intelectual não é mais um tema de advogados e de setores tecnológicos. É um tema de interesse de todos que participam da construção de um mundo inovador”, afirmou Graça Aranha.

Um exemplo é o trabalho que vem sendo desenvolvido pela diplomacia brasileira. Segundo Daniel Pinto, conselheiro da Divisão de Propriedade Intelectual do Ministério de Relações Exteriores (MRE), o órgão tem trabalhado na formulação e revisão de acordos bilaterais com parceiros importantes, como Canadá e México. “Pela primeira vez entramos em uma discussão substancial sobre os padrões de proteção aos direitos de autor”, destacou. Ele citou ainda o aumento da relevância do tema no âmbito do Mercosul, sobretudo sobre indicação geográfica e direito autoral. 

TEMA ESTRATÉGICO - Se o assunto ganhou relevância, é fundamental que transborde para a atuação internacional do Brasil. O diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, frisou a necessidade de o Brasil protagonizar a construção de acordos com outros países e ocupar espaços em discussões das quais tem participado de maneira mais discreta. “Por muito tempo, o Brasil se privou de maior participação em discussões globais e agora vemos a necessidade de recuperar o tempo e o espaço perdido. Um dos temas que precisamos nos colocar melhor é o da propriedade intelectual", afirmou. Abijaodi destacou o trabalho que a CNI tem feito por meio do Programa de Propriedade Intelectual, como o Guia para o Exportador, que orienta sobre o que é possível proteger e como fazê-lo em mercados internacionais. 

A importância de acordos bi e multilateriais é percebida no caso do Grupo Bimbo, gigante mexicano da panificação e uma das maiores empresas do setor no mundo, com atuação em em 24 países, entre eles o Brasil. “Num mesmo pedido no Protocolo de Madri, conseguimos fazer registros em 89 países. No PCT (Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes, que tem 148 países signatários) apresentamos quatro pedidos de patente desde 2015, e em 18 meses já tínhamos marcas registradas em 70 países. São acordos que oferecem segurança jurídica e nos ajudam a atuar de forma imediata no mercado internacional”, explicou Norma Castañeda Mendel, gerente global de Propriedade Intelectual do Grupo Bimbo. 

ENTRAVES - Para o presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Luiz Otávio Pimentel, há desafios internos que precisam ser superados para que as empresas brasileiras explorem melhor as oportunidades dentro e fora do país. "Se estamos entre os 10 países mais ricos do mundo, o INPI devia estar numa posição parecida no ranking dos escritórios de patentes, mas essa não é a nossa realidade", afirmou. 

Segundo ele, a instituição tem buscado firmar acordo de cooperação com escritórios de outros países, como já fez com os Estados Unidos e com o Japão, para agilizar o exame de patentes e que a instituição está se preparando para aderir ao Protocolo de Madri até o fim do ano, mas ressaltou que o INPI dispõe de estrutura inferior à necessária para atender à demanda.  Hoje, o órgão tem um backlog - estoque de depósitos a espera de exame - superior a 232 mil pedidos. 

A INDÚSTRIA CRIATIVA - Como o sistema de propriedade intelectual pode acompanhar e favorecer o desenvolvimento de novas tecnologias e da indústria criativa? Para Rodrigo Leme Freitas, gerente para a América Latina da área de usos não autorizados da Adobe Systems, a tecnologia tencionou o paradigma entre controle e acesso. “A pirataria na Adobe hoje é um problema de negócio, e não apenas um problema jurídico como era antes.  A Adobe parte do princípio que metade não vai pagar e lida com isso como uma realidade que está posta”, explicou Rodrigo. 

Mauro Falsetti, advogado especialista no tema, citou o programa de proteção à propriedade intelectual do site de compras Mercado Livre, que tem o objetivo de evitar infrações a direitos de terceiros. O site conta com um canal exclusivo para denúncias e mais de 500 empresas parceiras no Brasil, como a Reebok, Adidas, Oakley e O Boticário. “Para a empresa é muito negativo ter infratores em sua plataforma”, explicou Falsetti. 

Mauro também apontou a necessidade de atualizar a legislação em direitos autorais. "A lei em vigor é de 1998 e tem conceitos anteriores à sociedade da informação e à era do conhecimento. A economia digital demanda que os direitos autorais sejam vistos não apenas como uma expressão do autor, mas também como uma fonte de recursos”, defendeu, citando modelos de negócios novos, como Uber, Netflix e o Airbnb. 

Relacionadas

Leia mais

Governo pretende concluir medidas micro e avançar mais
5 objetivos dos investimentos da indústria em 2017
Futuro da indústria no mundo digital é o tema central do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

Comentários