IEL do Rio Grande do Norte abre curso inédito no país de pós-graduação em Direito e Gestão do Judiciário

Com 360 horas-aulas e 40 alunos matriculados, o curso será realizado nas dependências da Justiça Federal e tem como objetivo aprimorar a administração do Sistema de Justiça no estado

Aula Magna foi realizada nesta quinta-feira (1º), em Natal

O Rio Grande do Norte é o primeiro estado do país a criar um curso de pós-graduação em gestão para os servidores da justiça. Parceria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN) e Faculdades da Indústria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), TRT 21ª Região e Justiça Federal (Seção Judiciário do RN), o curso de pós-graduação em Direito e Gestão do Judiciário teve sua aula inaugural realizada nesta quinta-feira (1º), na Casa da Indústria, em Natal.

Com 360 horas-aulas e 40 alunos matriculados, o curso será realizado nas dependências da Justiça Federal e tem como objetivo aprimorar a administração do Sistema de Justiça no estado, a partir do desenvolvimento das competências em planejamento estratégico, gestão da informação, de processos e de pessoas, e em processo eletrônico. A ideia é promover, além do aprendizado organizacional, o fortalecimento da rede de conhecimento entre as instituições que se articulam com as unidades do Judiciário.

Tanto o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, quanto o juiz federal Marcos Bruno, diretor do Foro da Seção Judiciária do RN, enalteceram a parceria e chamaram a atenção para o caráter inédito do curso no país. “Este é um momento marcante para a Federação das Indústrias”, disse Amaro Sales, enfatizando que a qualificação é uma das preocupações da instituição que preside. Segundo o industrial, servidores mais qualificados podem atender ainda melhor aos cidadãos.

“As instituições só crescem com a gestão do conhecimento”, disse Marcos Bruno, que chamou de saudável a parceria entre o judiciário e o setor privado. “Temos muito a ensinar e também a aprender com a iniciativa privada”, afirmou o juiz, salientando que a qualificação tem efeito multiplicador e servidores cada vez mais qualificados.

NOVO MODELO - A superintendente do IEL-RN, Angélica Teixeira, manifestou otimismo com a primeira turma da pós-graduação. “Trata-se de um novo modelo de gestão participativa que vai trazer enormes ganhos para o judiciário do estado”, disse.

A cerimônia de instalação do curso contou com participação do presidente do TRE-RN, desembargador Dilermando Mota; da presidente do TRT-RN 21ª Região, desembargadora Maria Auxiliadora Barros; do ex-ministro do STJ, José Augusto Delgado; dos diretores da FIERN, Heyder Dantas, Ednaldo Barreto e Alberto Serejo; do presidente do Sindipan, Ivanaldo Maia e, ainda, gestores do Sistema FIERN.

A Aula Magna foi ministrada pelo presidente do Sindicato das Indústrias de Águas Mineral e Bebidas (Sicramirn), pelo diretor da FIERN, Djalma Barbosa Júnior, e pelo presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon) , Arnaldo Gaspar Júnior.

Relacionadas

Leia mais

IEL São Paulo prepara executivos da Novartis para atuar na área de acesso ao mercado
VÍDEO: Superintendente do IEL explica por que as empresas precisam investir em inovação
10 iniciativas inovadoras do IEL para você e sua empresa

Comentários