Estudantes do SESI vencem torneio internacional de robótica do Reino Unido

Equipes de São Paulo e do Distrito Federal ganharam medalhas de ouro e prata em campeonato que reuniu cem equipes de 36 países. Eles desenvolveram robôs com peças de Lego e soluções para melhorar convivência entre homens e animais

Os estudantes do Serviço Social da Indústria (SESI) são os grandes vencedores do Aberto Internacional de Robótica, torneio que reuniu 100 equipes de 36 países em Bath, na Inglaterra, entre 21 e 25 de junho. Os brasileiros, alunos do ensino fundamental e médio, ganharam medalhas de ouro e de prata na classificação geral e também na categoria Projetos de Pesquisa, vencendo concorrentes de peso como Estados Unidos, Alemanha e França.

Nos torneios de robótica First Lego League, crianças e adolescentes de 9 a 16 anos de idade são desafiados a construir e programar robôs feitos de peças de Lego que executam tarefas relacionadas ao tema da temporada. Com o tema Animals Allies (Animais Aliados), nesta temporada os competidores precisaram resolver problemas reais da convivência entre humanos e animais.

A equipe SESI Jedi’s, de Jundiaí, no interior de São Paulo, ficou com o ouro na categoria Desempenho do Robô e na classificação geral. A equipe LegoField, do  Gama, no Distrito Federal, conquistou a medalha de prata na classificação geral. Em terceito lugar, com o bronze, ficou a equipe Roc, do Canadá. Na categoria Projeto de Pesquisa, o time Meq Lego, do SESI / SENAI de Catalão (GO) levou o ouro e a equipe SESI Fênix, de Bauru, interior de São Paulo, ficou com a medalha de ouro no quesito Apresentação.

A equipe Lego Bros, de São Gonçalo de Sapucaí, em Minas Gerais, ficou com a medalha de prata na categoria de Projeto de Pesquisa, com o Colmelipta, que protege as abelhas de ataques do Varroa Destructor. Trata-se de um tipo de ácaro que infesta as colmeias e mata milhares de abelhas, que são responsáveis pela polinização, um processo importante para a manutenção da biodiversidade do planeta.

O projeto da Lego Bros é simples e inovador. Um sistema automatizado colocado na entrada das colmeias borrifa, de acordo com a frequência estabelecida pelo apicultor, óleo de eucalipto, que é um repelente natural do ácaro e inofensivo às abelhas. A novidade aumenta a produtividade da apicultura e protege as abelhas.

EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL – As atividades escolares de robótica são importantes porque colocam os alunos em contato com os avanços tecnológicos. A participação em competições nacionais e internacionais reforça o currículo e é uma experiência enriquecedora para os estudantes. Para Nicolas da Silva, da equipe de Jundiaí, o torneio é uma chance de dar rumo à sua formação. “Quero continuar estudando para um dia me tornar um engenheiro”, ressalta.

Sua colega de time Julia Leite Batista conta que o desejo de aprender sempre esteve no foco da equipe. “Quando começamos os treinos, no início da temporada, eu não sabia que minha função seria programar o robô. Mas o desejo de aprender coisas novas me motivou e o resultado está aí”, diz a integrante do SESI Jedi’s.

A experiência vivida no Reino Unido trouxe ainda um crescimento cultural aos participantes. Segundo o técnico da equipe de Bauru Paulo Roberto Fernandes, apesar das dificuldades dos desafios propostos no torneio, os alunos se superaram. “Eles se esforçam demais, colocam à prova todo o conhecimento, se apresentam em outro idioma diante de avaliadores de vários países. Vê-los brilhar não tem preço", afirma

Participaram do torneio em Bath, na Inglaterra, sete equipes brasileiras. Elas foram selecionadas para representar o Brasil porque se destacaram no Torneio Nacional de Robótica, competição anual organizada pelo SESI no Brasil desde 2013.

A instituição é uma das maiores apoiadoras do ensino de robótica no país. Por isso, todas as equipes brasileiras premiadas em Bath são de escolas do SESI. O contato com as novas tecnologias e a metodologia da First Lego League despertam em crianças e adolescentes o gosto por matemática, física e as engenharias, ciências fundamentais para a inovação e o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

OUTROS CAMPEÕES BRASILEIROS

World Festival (Houston, Estados Unidos / 19 a 22 de abril)


- Thunderbóticos (SESI - Rio Claro / SP) - 2º lugar geral

- Big Bang (SESI - Birigui / SP) - 1º lugar na categoria Apresentação

- Robocoe (Colégio Coesi - Aracaju) - 1º lugar na categoria Estratégia e Inovação

- Megasnakes (SESI - Boituva / SP) - 1º lugar na categoria Inspiração

Torneio internacional do Arkansas "Razorback Invitational" (Fayetteville, Arkansas - EUA / 18 a 21 de maio)

- Koelle Panda (Colégio Koelle - SP) - 2º lugar em Design geral do Robô e 3º lugar em Performance do Robô

- AC DC EG (Colégio Eduardo Gomes - SP) - 1º Lugar em Programação

Aberto da Europa  (Aarhus, Dinamarca / 25 a 28 de maio)

- Galilegos (Colégio Santa Inês - RS) - 1º lugar em Gracious Professionalism

- Tecmade (SESI / AL) - 2º lugar no Design Mecânico

- SESI Cerquibótico (SESI / SP) - 2º lugar em Pesquisa

Aberto da América do Norte "Legoland" (Carlsbad, Califórnia - EUA / 19 a 21 de maio)

- Lego da Justiça Planalto (SESI / GO) - 2º lugar Inspiração

- Equipe Pino (Equipe de garagem) - 1° lugar Estratégia e Inovação

Relacionadas

Leia mais

Estudantes do SESI fazem a diferença não importa a idade nem o lugar
Profissionais do futuro terão que dominar tecnologia e ser empreendedores
Equipe do SESI sobe no pódio do principal torneio de robótica do mundo

Comentários