Conselho Nacional do SESI inaugura nova sede em Brasília

O Conselho é composto por representantes dos empresários, do governo e dos trabalhadores. A nomeação do presidente do órgão é atribuição exclusiva do presidente da República

A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (6), em Brasília

Os presidentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), João Henrique de Almeida Sousa, inauguraram nesta terça-feira (6) a nova sede do Conselho. Ambos participaram da solenidade ao lado de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo e de presidentes de federações estaduais das indústrias. Uma das placas traz os nomes de todos os presidentes da história da entidade, que, neste ano, completa 70 anos.

A nova sede do Conselho Nacional do SESI ocupará três andares do Edifício Armando Monteiro Neto, no Setor Bancário Norte, em Brasília. A estrutura do local foi desenvolvida especialmente para o ambiente de trabalho, com mobiliário projetado para atender padrões ergométricos e proporcionar bem estar ao colaborador.

Durante a cerimônia, Robson Braga de Andrade observou que o Conselho Nacional do SESI tem uma importância especial por ser o único dos conselhos do Sistema S a ter seu presidente indicado pelo presidente da República. Andrade elogiou a gestão de João Henrique. “Ele tem atuado para aproximar o Conselho Nacional do SESI e os presidentes de federações, o que contribui para valorizar o SESI e também para prestar um serviço importante para trabalhadores e filhos de trabalhadores”, afirmou.

João Henrique, por sua vez, ressaltou que, após funcionar por muitos anos no prédio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Conselho Nacional do SESI finalmente se transfere para instalações da CNI. “Esta inauguração marca uma nova etapa do Conselho, em que pretendemos ser colaboradores mais ativos dos presidentes de federações das indústrias que compõem o Conselho, das centrais sindicais que têm representação no Conselho e dando ao corpo de funcionários uma estrutura compatível com aqueles que são os objetivos do Conselho Nacional do SESI”, destacou.

Ele acrescentou que, desde que assumiu a instituição, há pouco mais de um ano, tem trabalhado para estreitar o relacionamento entre empresários e o presidente da República. “Criamos um mecanismo junto com o presidente Robson de, pelo menos uma vez por mês, termos um grupo de quatro presidentes de federações com seus convidados numa conversa com o presidente Michel Temer”, detalhou João Henrique.

O Conselho Nacional do SESI é composto por representantes dos empresários, do governo e dos trabalhadores. A nomeação do presidente do órgão é atribuição exclusiva do presidente da República. Cabe ao Conselho fixar as diretrizes, coordenar as ações, programas e metas do SESI, aprovar e fiscalizar os orçamentos e suas respectivas execuções, além das prestações de contas do Departamento Nacional e dos departamentos regionais. O Conselho, que não é vinculado à CNI, é responsável também por encaminhar as prestações de contas da entidade à Controladoria Geral da União (CGU) e ao Tribunal de Contas da União (TCU). 

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, também participaram da solenidade representando o presidente da República.

Relacionadas

Leia mais

SESI desenvolve nova metodologia para educação de jovens e adultos
SESI é parceiro de multinacional dinamarquesa em projeto educacional no Brasil
SESI é Top of Mind em serviços de segurança e saúde no trabalho

Comentários