VÍDEO: SENAI treina russos que vão competir no torneio mundial de profissões técnicas

WorldSkills 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, será realizada em outubro. Com maioria dos estudantes do SENAI, Brasil conquistou o primeiro lugar na última edição da disputa, há dois anos

Um grupo de 34 competidores e instrutores da Rússia passou três semanas no Brasil recebendo treinamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O motivo? Eles querem conquistar medalhas na maior competição de profissões técnicas do mundo, a WorldSkills 2017, em Abu Dhabi, em outubro. Para isso, estão trabalhando para adquirir o máximo de conhecimento possível. O SENAI foi contratado pela Rússia para treinar sua delegação após a equipe brasileira ser a grande campeã, entre 59 países, na última edição, em 2015.

A preparação da delegação russa para a WorldSkills é feita em três etapas. Em novembro do ano passado, o SENAI enviou sete consultores à Rússia para fazer o diagnóstico da infraestrutura existente e das competências técnicas dos treinadores e dos competidores. Neste ano, de 13 de março a 7 de abril, o grupo passou por treinamento em seis centros de referência da instituição: em Bauru (SP), Brasília, São Paulo, Joinville (SC), Caxias (RS) e Guaporé (RS). Neste mês de maio, os consultores do SENAI retornarão à Rússia para mais três semanas de preparação técnica, comportamental e física. No país, outros três integrantes da delegação serão treinados, completando um grupo de 37 pessoas. A preparação envolve competidores e instrutores de sete ocupações: Mecatrônica, Eletrônica, Web Design, Design Gráfico, Joalheria, Manufatura Integrada e Tecnologia da Moda.

Os russos buscam melhorar posições no ranking da WorldSkills em Abu Dhabi. No último torneio, a Rússia não conseguiu nenhuma medalha. Mas o grande objetivo é repetir o feito da delegação do Brasil, treinada pelo SENAI, de ser campeã em casa. Em 2019, a competição ocorrerá na Rússia, na cidade de Kazan.

Relacionadas

Leia mais

5 profissões em que o Brasil é referência mundial
11 cursos do SENAI direcionados à Indústria 4.0
Aos 76 anos, SENAI tem nova missão: preparar os profissionais para os desafios da Indústria 4.0

Comentários