SENAI inaugura Instituto de Inovação em Engenharia de Polímeros no Rio Grande do Sul

Obra realizada com apoio do BNDES integra uma rede de 25 institutos de inovação no Brasil e 60 institutos de tecnologia que estarão funcionando até o próximo ano. Instituto é credenciado como unidade Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial)

O Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (11) com a presença de empresários de diversos setores industriais. “A grave crise econômica atual oferece à nação a oportunidade de refletir novas atitudes. Na Fderação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), preferimos enfrentar a crise com investimentos para melhorar a competitividade do setor”, afirmou o presidente do Sistema FIERGS, Heitor José Müller. “Os institutos em implantação pelo SENAI apoiarão o desenvolvimento econômico e social do Estado, simbolizando a nossa crença no futuro do Rio Grande do Sul e do Brasil”, alertou.

Com foco em pesquisa aplicada e inovação, o Instituto já está funcionando. A obra realizada com apoio do BNDES integra uma rede de 25 institutos de inovação no Brasil (dois no Rio Grande do Sul) e 60 institutos de tecnologia (seis no RS) que estarão funcionando até o próximo ano. O novo instituto é um upgrade do Centro Tecnológico de Polímeros SENAI, fundado em 1992. 

O presidente do Conselho Consultivo do Instituto, Arlindo Paludo, ressaltou o trabalho realizado pela unidade. “O futuro está aqui”, disse ele, lembrando do trabalho realizado em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação. O diretor regional do SENAI-RS, Carlos Trein, falou da importância do instituto ser credenciado como unidade Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), o que possibilita o desenvolvimento em parceria com empresas, processos e produtos inovadores nas áreas de elastômeros, plásticos compósitos, tintas e adesivos. “A vantagem dos projetos com a Embrapii é o compartilhamento de custos e riscos das indústrias para o desenvolvimento de novos produtos e processos”, lembra. 

REFERÊNCIA EM TODO O BRASIL - As pesquisas do instituto abrangem os seguintes escopos: elastômeros especiais, expandidos e termoplásticos, látices naturais e sintéticos, plásticos, bioplásticos, tintas e revestimentos, adesivos sustentáveis, novos materiais (biocompatíveis, bioabsorvíveis), síntese de polímeros por policondensação, blendas e compósitos (nanoaditivados, termoplásticos e termorrígidos com fibras naturais e sintéticas), processos de reciclagem e valoração de  resíduos.

“Materiais e produtos de base polimérica são utilizados em quase todos os segmentos industriais”, ressalta a gerente operacional do Instituto, Viviane Lovison, explicando que a unidade é referência na área para todo o Brasil. Ela destaca que a disponibilidade de um conjunto diferenciado de equipamentos  para caracterização e processamento de polímeros em um mesmo espaço físico “permite a integração de tecnologias, ganhos em agilidade, proposição de soluções mais completas e inovadoras na área de polímero, sendo um grande diferencial do instituto”.

O Instituto tem seus principais serviços laboratoriais acreditados junto ao CGCRE/Inmetro. Dentre os novos equipamento disponíveis em seus laborarórios destacam-se :

  • Cromatógrafos a gás e líquidos (GPC, LC-MSMS, GC-MSMS) e Espectrofotômetro ICP-OES para análises qualitativas e quantitativas de insumos químicos, metais e substâncias restritas em materiais e produtos acabados; 

  • Analisadores térmicos (FTIR ,TGA-MS,DSC,Raman) para caracterização de materiais e análises composicionais de materiais; 

  • Reomêtros capilar, placas paralelas, índice de fluidez, RPA e  Viscosímetros  Mooney,DSV, Brookfield , entre outros; 

  • Câmaras para envelhecimento acelerado ao calor, frio,biodegradação, UV, xenônio, ozônio, umidade saturada, ciclos climáticos e salt spray; 

  • Microscópio eletrônico de varredura (MEV), Força Atômica (AFM), Fluorescência de Raio X (XRF), Granulometria a laser, Potencial Zeta e Tensiômetro óptico aplicados para caracterização morfológica de materiais e análises de falhas produtos e componentes;

  • Câmaras de Inflamabilidade e Painel Radiante para ensaios de resistÊncia à queima e propagação superficial de chama em materiais, produtos e revestimentos; 

  • Medidores de permeabilidade a gases oxigênio, gás carbônico e Vapor d’água; 

  • Unidade para síntese de polímeros por policondensação; 

  • Sistema MTS, DMA, Creep Test e Relaxação de stress para caracterizações dinâmico-mecânicas;

O Instituto disponibiliza ainda uma gama de ensaios para certificação de produtos acabados: espumas flexíveis; tintas imobiliárias; embalagens plásticas, papelão e metálicas, próteses mamárias e implantes de base polimérica, anéis de vedação conforme normas nacionais e internacionais.

SAIBA MAIS - Conheça os Institutos de Inovação e de Tecnologia no SENAI. Mais informações na página de Inovação e Tecnologia da instituição.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Institutos SENAI de Inovação de Santa Catarina atuam em processo de usinagem, soldagem e manufatura aditiva
SENAI inaugura Instituto de Inovação em Biomassa
Há vagas! Veja os cursos do SENAI com matrículas abertas em todo o Brasil

Comentários