De segurança no trabalho a robótica: veja o que o SESI faz pela indústria e por você

O desenvolvimento de uma educação de excelência voltada para o mundo do trabalho e o aumento da produtividade pela oferta de soluções integradas em segurança e saúde para empresas são os principais desafios do SESI

O SESI tem um programa específico de Segurança e Saúde no Trabalho para o setor da construção

Desde 1946, a instituição beneficia milhões de brasileiros em ações que vão da oferta de educação básica e continuada para crianças, jovens e trabalhadores à oferta de serviços de saúde para empresas e comunidades. Confira oito iniciativas que mostram a importância do Serviço Social da Indústria (SESI) para você e para o país:

1. Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho para 3 milhões de pessoas
O SESI conta com 144 unidades de vida saudável e 521 unidades móveis que oferecem, entre outros serviços, consultas médicas e odontológicas. Em 2016, mais de  3 milhões de pessoas foram atendidas em serviços de segurança e saúde e quase 1,1 milhão de doses de vacinas foram aplicadas em trabalhadores e seus familiares.

2. Educação básica e continuada 
Mais de 1,7 milhão de atendimentos foram realizados em educação básica e continuada em 2016. Dentre eles, o SESI promoveu ações educativas em suas 583 escolas e diretamente nas empresas. Além disso, a instituição destinou 49,3% em educação básica e continuada e ações educativas, sendo 20,5% para gratuidade, percentuais acima dos estabelecidos por lei.

3. Educação básica articulada com educação profissional
O SESI é uma das referências nacionais de qualidade em educação com foco nas demandas do mundo do trabalho. Para isso, vem priorizando a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para a oferta de educação básica articulada com a educação profissional. Em 2016, 34,8 mil jovens foram beneficiados nessa modalidade de ensino.

4. Torneio Nacional de Robótica
O uso de novas tecnologias e recursos pedagógicos para estimular a aprendizagem de física e matemática e sua aplicação na resolução de problemas concretos é uma estratégia do Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL), realizado nacionalmente pelo SESI desde 2013. De lá pra cá, quase 17 mil estudantes, de 9 a 16 anos, participaram da competição. O FLL foi criado em 1998, e atualmente está presente em 88 países com mais de 255 mil participantes por ano. 

5. Projeto SESI Matemática
Uma paixão de crianças e jovens em todo o mundo foi incorporado ao método pedagógico do SESI para facilitar a aprendizagem da matemática. Por meio dos games na internet e uma sala especial, alunos da instituição podem ver como cálculos, equações e ângulos estão presente na rotina das pessoas. É assim que funciona o SESI Matemática.

6. Edital de Inovação para a Indústria
Uma forma eficaz de apoiar o fomento à inovação no ambiente industrial é por meio do Edital de Inovação para a Indústria. Realizada em parceria com o SENAI e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a iniciativa conta com seis categorias. Três delas são focadas no desenvolvimento de tecnologias voltadas à segurança e saúde no trabalho (SST): Inovação em SST e Promoção da Saúde (PS); Inovação Setorial em SST e PS; Empreendedorismo Industrial em SST e PS. Em 2017, serão disponibilizados pelo SESI R$ 3,6 milhões para projetos voltados à segurança e saúde no trabalho.

7. Vídeos educativos para segurança e saúde no trabalho
A informação é insumo básico também para prevenir acidentes no trabalho. Nesse intuito, o SESI criou a série de vídeos 100% Seguro, disponibilizada no canal da instituição no YouTube, para passar dicas e orientações a empresas e trabalhadores visando promover ambientes mais seguros. Até o momento, foram lançados vídeos educativos para os setores da construção, de frigoríficos e mineração.

8. Programas culturais e ações comunitárias
Em 2016, mais de 2,7 milhões de expectadores estiveram em programas culturais promovidos pelo SESI em todo o Brasil, como teatro, cinema e exposições de artes plásticas. Além disso, o SESI promove anualmente mutirões de cidadania em todo o país. Com o apoio de empresas e uma grande rede de voluntários, a instituição promove serviços de saúde, esporte e cultura para comunidades de baixa renda que beneficiaram mais de 809 mil pessoas no ano passado.

Relacionadas

Leia mais

Alunos do Brasil conquistam primeiro lugar em torneio de robótica na Austrália
Há vagas! Confira os cursos do SENAI que estão com matrículas abertas
Plataforma online do SESI e MEC ajudará estudantes a se prepararem para o Enem

Comentários