Confiança do industrial fica praticamente estável em maio

O ICEI teve alta de 0,6 ponto e registrou 53,7 pontos neste mês. Essa alta reverte parcialmente a queda de 0,9 ponto que ocorreu em abril

Com alta de apenas 0,6 ponto em maio frente a abril, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou 53,7 pontos neste mês. Esse aumento do indicador reverte parcialmente a queda de 0,9 ponto assinalada em abril. As informações são da pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira (19). Quando ficam acima de 50 pontos mostram industriais confiantes; abaixo dessa linha, indicam empresários com falta de confiança.

Desde fevereiro, o ICEI se mantém estável, em torno de 53,5 pontos. Em relação a maio do ano passado, o índice está 12,5 pontos maior. No entanto, o índice ainda não ultrapassou sua média histórica de 54 pontos. “Os empresários industriais estão certamente mais confiantes com relação ao ano passado, mas para uma recuperação do investimento suficiente para impulsionar a economia ainda é necessário um crescimento mais significativo do ICEI”, destaca a CNI.

Dos componentes do ICEI, os empresários percebem que há piora nas condições atuais, cujo indicador foi de 46,3 pontos, abaixo da linha dos 50 pontos. Já as expectativas são positivas, com índice de 57,4 pontos.

Empresários da maioria dos setores estão confiantes em maio. Dos 32 setores analisados na pesquisa, apenas seis apresentam ICEI abaixo dos 50 pontos: impressão e reprodução de gravações; outros equipamentos de transporte; serviços especializados para a construção; madeira; minerais não metálicos; e coque e derivados do petróleo.

O levantamento foi feito entre 2 e 12 deste mês com 3.008 empresas. Dessas, 1.231 são de pequeno porte, 1.097 são médias e 680 grandes.

SAIBA MAIS - Acesse a página de estatísticas da CNI e veja os detalhes do ICEI.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Minuto da Indústria destaca as ações do Sistema Indústria que contribuem para o desenvolvimento do Brasil
País precisa enfrentar a atual crise política com serenidade e espírito público, afirma CNI
Aplicativo da CNI tira dúvidas sobre a nova legislação trabalhista

Comentários