Apesar da queda na atividade, indústria da construção está com expectativas menos negativas

Pesquisa da CNI mostra que emprego no setor também caiu e a ociosidade se manteve alta em abril. Empresários continuam pouco propensos a investir

A atividade e o emprego na indústria da construção continuam em queda. Apesar do fraco desempenho, as expectativas dos empresários estão menos pessimistas, com indicadores próximos da linha dos 50 pontos. Em maio, o índice de expectativas sobre o nível de atividade foi de 50,3 pontos, o de novos empreendimentos e serviços registrou 49,1 pontos, o de compras de insumos e matérias primas assinalou 48,5 pontos e o de número de empregados, 48,2 pontos. As informações são da Sondagem Indústria da Construção, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (25). Os indicadores variam de zero a cem pontos. Valores abaixo de 50 pontos sinalizam expectativas negativas.

O cenário da indústria da construção permanece difícil, com os indicadores sinalizando queda na atividade e no emprego. Em abril, o indicador de nível de atividade registrou 43,3 pontos e o de número de empregados assinalou 42,3 pontos.

A ociosidade do setor também se manteve alta. Em abril, a indústria da construção operou, em média, com 56% da capacidade de operação, o mesmo percentual registrado em março. O indicador de nível de atividade efetivo-usual atingiu 29,6 pontos no mês passado. 

Com esse quadro negativo, os empresários do setor seguem pouco propensos a investir. O indicador de intenção de investimento registrou 28,5 pontos em maio, bem abaixo da linha dos 50 pontos.

O levantamento foi feito entre 2 e 12 de maio com 621 empresas, das quais 216 pequenas, 271 médias e 134 de grande porte.

SAIBA MAIS - Acesse a página da Sondagem Indústria da Construção para conhecer todos os detalhes da pesquisa.

Relacionadas

Leia mais

Confiança dos brasileiros cai 2,7% em maio
VÍDEO: Reformas são fundamentais para o Brasil voltar a crescer. Veja no Minuto da Indústria
8 ações da CNI para aumentar a competitividade da indústria brasileira

Comentários