11 perguntas e respostas sobre formação de preço de exportação

Calcular o valor do produto a ser vendido no exterior vai além da simples conversão do real para a moeda estrangeira. E saber determinar o preço de exportação é um dos aspectos mais importantes na conquista do mercado exportador. Tire suas dúvidas

1. Por que é importante saber calcular o preço do produto que será exportado?
Saber calcular o preço de exportação é fundamental para a competitividade da empresa no mercado global. Para tanto há que estar atento aos benefícios fiscais sobre a não incidência de alguns impostos (COFINS, PIS, ICMS, IPI), bem como com os gastos com operações aduaneiras – INLAND, despacho aduaneiro, capatazia, armazenagem, embalagem, despesas administrativas e financeiras – e elementos como embalagem, publicidade e taxa de câmbio que poderão definir a margem de lucro tanto no mercado interno quanto no mercado externo.

2. Posso converter o preço do mercado interno para dólar?
Não. Algumas despesas do mercado interno não incidem no valor da exportação, considerando isenção de impostos. Mas logística e seguro encarecem e não estão no mercado interno.

3. Além dos impostos e gastos com operações, quais outros itens impactam fortemente na formação do preço de exportação?
É necessário conhecer, em detalhes, todos os INCOTERMs (termos internacionais de comércio). É a partir deles que são definidas as responsabilidades do vendedor (exportador) e do comprador (importador) sobre questões de contratações relacionadas ao frete e ao seguro, dois itens extremamente relevantes na formação do preço de exportação. 

4. Quais outros custos podem ser considerados em todo o processo de formação do preço para a exportação?
Caso seja estabelecido um INCOTERM no qual a responsabilidade do vendedor (exportador) seja entregar a mercadoria na porta do comprador (importador), os custos com a entrada da mercadoria no país devem ser levados em consideração. Estes custos podem variar de acordo com a política de cada país ou região. Portanto, somente depois de definir as responsabilidades de cada um (exportador e importador) deverá ser informado o valor final do produto que seguirá para exportação.

5. O tipo de transporte influencia na formação do preço de exportação?
Sim, é preciso considerar se o transporte será marítimo, aéreo ou terrestre. Para estas definições, deve-se identificar o INCOTERM ideal para aplicação de cada um dos tipos de transportes existentes.

6. O valor do seguro do transporte influencia no formato do preço de exportação?
Sim, neste quesito deve-se estudar as apólices de seguros das empresas que podem ser contratadas pelo exportador, identificando também o INCOTERM ideal para definição da devida responsabilidade.

7. Como posso formar o preço do produto para a exportação?
Para formar o preço do produto para a exportação, deve-se levar em conta a composição dos custos de produção da mercadoria (despesas do processo produtivo mais a margem de lucro), ou decompor os custos de venda no mercado interno e incluir as despesas específicas de exportação.

8. Quais são os riscos de se formar o preço errado para a exportação?
Os riscos variam da perda da margem de lucro, diminuição do potencial de competitividade, risco de não aceitação do produto no mercado internacional, podendo até chegar ao prejuízo. 

9. Em que momento do ciclo da preparação para a exportação deve-se preocupar com a formação do preço?
Antes de sair para a negociação com um potencial cliente é necessário uma avaliação prévia da operação completa da logística de entrega da mercadoria, bem como avaliar criteriosamente as condições de venda, estabelecer uma estratégia para definir e avaliar os mercados alvo, fazer estudos de inteligência comercial, participar de capacitações e missões de prospecção, identificar potenciais clientes, definir estratégia de marketing.

10. Existe alguma flexibilidade em relação ao preço final de venda do meu produto para a exportação?
O preço final de venda do produto em outros mercados pode variar de acordo com as práticas de cada mercado, considerando atividades voltadas ao investimento em promoção comercial no mercado escolhido, otimização de envio da mercadoria pelo volume total da exportação, contratos de longo prazo, modalidades de venda, vendas exclusivas e parcerias com distribuição. 

11. Qual a diferença entre uma exportação direta e indireta, para a formação do preço de exportação?
Em se tratando de uma exportação direta, não há implicações no custo considerando que a negociação é feita diretamente entre o exportador e o importador. Na exportação indireta, contempla-se custos que envolvem a participação de um intermediador.

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