Instituto SENAI de Tecnologia começa a ser construído em Cuiabá

Local abrigará laboratórios de pesquisa, inovação e testes nas áreas de Alimentos e Bebidas e Construção Civil

Tiveram início em Cuiabá as obras do Instituto SENAI de Tecnologia (IST-MT), localizado na avenida Getúlio Vargas. Com uma área construída de 6.038 mil m², o local servirá como um centro de referência para a indústria de todo Estado e do Brasil nas áreas de metrologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação. O IST faz parte do Programa SENAI para Competitividade da Indústria.

O IST de Mato Grosso contará com ampla estrutura laboratorial para atendimento das demandas de metrologia em Alimentos e Bebidas e Construção Civil, além de laboratórios de microbiologia, físico-química, normas de desempenho acústico, térmico e lumínico, dentre outros. O Instituto contará, ainda, com infraestrutura para serviços de consultoria em tecnologia e inovação para as áreas de madeira e mobiliário, energias renováveis, alimentos, eficiência energética, meio ambiente e engenharias em geral.
Hoje, as indústrias que desejam fazer pesquisas na área de Alimentos e Bebidas, recorrem aos Institutos ou prestadores de serviços laboratoriais de Goiás, Minas Gerais e Paraná, o que onera significativamente o valor do serviço.

A estrutura provisória do IST (MT) está em operação no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em Cuiabá, e conta com uma equipe de aproximadamente 30 engenheiros e técnicos, incluindo mestres e doutores, com ampla experiência profissional na área industrial. Além dos serviços em consultoria, a equipe atua no desenvolvimento de projetos de inovação que têm mudado a realidade de muitas empresas no estado, por meio do aumento da competividade, diversificação na quantidade e qualidade de serviços ofertados, melhoria e desenvolvimento de processos e produtos.

ATUAÇÃO EM REDE - O Instituto passará a integrar uma ampla e sólida rede nacional com infraestrutura física e pessoas qualificadas para a prestação de serviços técnicos especializados, de metrologia e consultoria, com o objetivo de aumentar a competitividade de indústrias de todos os portes. Os institutos SENAI de inovação e tecnologia desenvolvem soluções com base nas tecnologias existentes para criar novos processos e novos produtos ou melhorar os já existentes.

Até o fim de 2015, 42 institutos já estavam em operação no país, com uma equipe total de 1.168 especialistas e consultores, a fim de ofertar 92 mil serviços, para mais de 14 mil empresas e gerando mais de R$ 112 milhões. Até o fim de 2017, esse número deverá subir para 57 institutos. As unidades alinham-se entre si, compartilhando competências, portfólio, laboratórios e especialistas, para atender demandas de todo o Brasil.

Os processos de implantação e operacionalização contam com apoio de duas das mais renomadas e reconhecidas Instituições de Tecnologia e Inovação no mundo, como o Fraunhofer da Alemanha e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) dos Estados Unidos.

Relacionadas

Leia mais

Alunos do SENAI recebem homenagem do presidente da República
Estudantes do Mato Grosso conquistam o ouro no mundial de profissões técnicas
SESI e SENAI de Mato Grosso recebem homenagem por 10 anos de Certificado de Responsabilidade Social

Comentários