IEL-SP orientará e capacitará empresas para acesso a capital em projetos de inovação

Segunda Reunião do Núcleo Estadual de Inovação de São Paulo, coordenado pelo IEL-SP, reuniu representantes do SENAI-SP, Sebrae-SP, Desenvolve-SP, Fapesp e o secretário municipal de Inovação e Tecnologia

O Instituto Euvaldo Lodi de São Paulo (IEL-SP) vai atuar na orientação e consultoria de empresas na área de inovação. Na segunda reunião de trabalho do Núcleo Estadual de Inovação (NEI), realizada nesta terça-feira (18), o IEL-SP definiu que atuará, em cooperação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve-SP) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), na capacitação de empresas para o acesso a capital com foco em projetos de inovação.

Durante a reunião, representantes de diferentes entidades apresentaram as principais oportunidades e os gargalos relativos à agenda de incentivo à inovação no Estado de São Paulo. O superintendente de Negócios e Operações da Desenvolve-SP, Eduardo Tadeu Saggiorato, apresentou um panorama das solicitações de fomento recebidas pela agência em 2016. Segundo ele, 505 solicitações não obtiveram sucesso, o que resultou em perda de oportunidade de investimentos na ordem de R$ 800 milhões.

De acordo com o gerente-executivo de Desenvolvimento de Negócios do IEL-SP, Eduardo Vaz, o encontro foi produtivo e teve como resultado a criação, pelo IEL-SP em parceria com a Desenvolve-SP, de um grupo de trabalho para levantar e avaliar os principais motivos do insucesso dos 505 pleitos. Segundo o gerente, o grupo desenvolverá um estudo, que norteará projeto do IEL-SP voltado à oferta de serviços às empresas, para que tenham acesso aos recursos oferecidos pela Desenvolve-SP.

Eduardo Vaz acrescentou que o IEL-SP realizará nova reunião de trabalho, na qual a Secretaria de Inovação e Tecnologia de São Paulo apresentará os principais desafios da pasta relativos à agenda de inovação. “Oportunamente, iremos promover evento conjunto para apresentar aos representantes da indústria e à comunidade as potenciais oportunidades advindas desses desafios”, destacou.

O gerente do IEL-SP observou que o Núcleo Estadual de Inovação tem mobilizado importantes atores para a promoção de ações inovadoras voltadas ao estímulo à competitividade do país. “Apesar do pouco tempo de constituição do NEI-SP, temos conseguido mobilizar a comunidade industrial, agências de fomento e centros de conhecimento, para o fortalecimento do ecossistema de inovação do Estado de São Paulo”, afirmou Vaz.

INICIATIVAS – Em uma das apresentações feitas durante a reunião, o agente de Inovação do SENAI-SP, Ricardo de Oliveira Campos, falou sobre a infraestrutura dos Institutos de Inovação e de Tecnologia em funcionamento no estado e também fez uma demonstração de como as indústrias podem acessar o portfólio de serviços oferecidos pelos institutos. Já o consultor Guilherme Arradi, representando o Sebrae-SP, apontou as principais iniciativas de apoio à inovação para as micros e pequenas empresas.

Também presente, o secretário de Inovação e Tecnologia do Município de São Paulo, Daniel Annenberg, apresentou iniciativas que vêm sendo adotadas para a transformação da capital paulista em Smart City (cidade inteligente). Ele mencionou projetos voltados para a melhoria da mobilidade urbana e falou sobre iniciativas como o Poupatempo Municipal – plataforma digital onde o cidadão paulistano pode resolver todas as questões relativas à Prefeitura de São Paulo em um único espaço – e os Fab Labs, laboratórios de criatividade, aprendizado e inovação acessíveis a todos interessados em criar, desenvolver e construir projetos.

Relacionadas

Leia mais

5 cursos online e grátis do SESI para você se capacitar sem pagar nada
Trinta e quatro conquistas da CNI, SESI, SENAI e IEL em 2017
IEL do Maranhão conclui 1ª turma de MBA em Gestão Industrial do Brasil

Comentários