Confiança do industrial cai após três meses de crescimento

O ICEI recuou 0,9 ponto em abril frente a março, mas permanece acima da linha dos 50 pontos, o que sinaliza empresários confiantes

Após três meses consecutivos de crescimento, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu 0,9 ponto em abril frente a março e atingiu 53,1 pontos neste mês. Apesar da queda, o indicador permanece acima da linha dos 50 pontos, o que sinaliza empresários otimistas. A informação é da pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira, (24). Os indicadores variam de zero a cem pontos. Quando ficam acima de 50 pontos mostram industriais confiantes; abaixo dessa linha, indicam empresários com falta de confiança.

O ICEI está 16,3 pontos acima do registrado em abril de 2016, mas abaixo da média histórica, que é de 54 pontos. De acordo com o levantamento, o recuo do indicador frente a março ocorreu, principalmente, por uma acomodação das expectativas em relação à própria empresa e à economia, cujo índice caiu 1,4 ponto, de 58 para 56,6 pontos. “Apesar da queda, o índice permanece acima dos 50 pontos, o que indica que as perspectivas seguem positivas – ainda que o otimismo seja mais moderado do que o registrado em março”, destaca a pesquisa da CNI.

Já o índice sobre condições atuais da empresa e da economia ficou praticamente estável, com queda de apenas 0,3 ponto. No entanto, esse indicador, que registrou 46 pontos em abril, continua abaixo da linha dos 50 pontos, sinalizando percepção negativa dos empresários em relação ao momento presente dos negócios.

O levantamento foi feito entre 3 e 17 deste mês com 2.952 empresas. Dessas, 1.172 são de pequeno porte, 1.106 são médias e 674 grandes.

SAIBA MAIS - Acesse a página do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para conhecer todos os detalhes da publicação.

Relacionadas

Leia mais

CNI divulga nesta quinta-feira (20) o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI)
CNI divulga nesta sexta-feira (19) o Índice de Confiança  do Empresário Industrial (ICEI) de janeiro
5 objetivos dos investimentos da indústria em 2017

Comentários