VÍDEO: Minuto da Indústria destaca que as empresas brasileiras temem processos trabalhistas por firmarem contratos de terceirização

Ausência de regras claras é o principal entrave para contratos de prestação de serviços ou fornecimento de bens especializados, diz CNI

Sondagem Especial: Terceirização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que 67,6% das empresas temem eventuais processos trabalhistas por firmarem contratos de prestação de serviços ou fornecimento de bens especializados, conhecidos como terceirização, porque no Brasil não existem regras claras para esse tipo de parceria. A pesquisa ouviu 2.330 empresas industriais – de transformação, extrativas e construção civil –, incluindo pequenas, médias e grandes que contrataram serviços terceirizados nos últimos três anos.

Outro destaque da semana é a visita promovida pelo IEL aos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Rede SENAI, da Petrobras e da Embrapii.  Cinquenta representantes de empresas e instituições parceiras do Sistema Indústria puderam descobrir como aumentar a competitividade, por meio de soluções e serviços voltados à ampliação das estratégias de inovação.

O Minuto da Indústria mostra também outra iniciativa para fortalecer as empresas. São os cursos na área de comércio exterior, oferecidos pela CNI, Sebrae e federações de indústrias dos estados. As capacitações são para micros e pequenas empresas e as orientações são sobre negociação internacional, formação de preço, contratos internacionais, planejamento, passo a passo para exportar e prospecção de mercados.

SAIBA MAIS - O Minuto da Indústria é uma produção da Agência CNI de Notícias veiculado todas as sexta-feiras. O vídeo traz os principais assuntos que foram destaque na semana sobre a indústria brasileira e internacional. Acompanhe!

Relacionadas

Leia mais

Brasil precisa dos empresários para retomada do crescimento, afirma Michel Temer, na MEI
Confira as mais lidas entre 13 e 19 de março na Agência CNI de Notícias
Confiança do industrial cai após três meses de crescimento

Comentários