SESI e SENAI debatem Saúde e Segurança no Trabalho em workshop para a indústria frigorífica

Evento reuniu especialistas das duas instituições e foi realizado nesta terça-feira (21), em Porto Velho. SESI apresentou a série 100% Seguro, com vídeos educativos com instruções para melhorar a qualidade de vida do trabalhador das indústrias frigoríficas

Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realizaram, nesta terça-feira (21), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), em Porto Velho, workshop sobre Saúde e Segurança no Trabalho para o setor frigorífico do estado. A demanda surgiu da Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa) e Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carnes (Abiec) e teve apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O representante da Abiec Alexandre Perlatto ressaltou que confia 100% na carne que consome. “A indústria frigorifica é uma indústria séria e o produto brasileiro atende às mais exigentes normas do mercado interno e externo”, argumentou.

O superintendente regional do SESI e diretor regional do SENAI-RO, Valério Duarte, destacou que a segurança e saúde no trabalho representam um desafio para os governos e para as organizações. Esse cenário promove e suscita a discussão sobre a importância dos temas relacionados à prevenção de acidentes e doenças no trabalho em função do significado de suas consequências e sua extensão em âmbito mundial. “Adotar medidas adequadas de prevenção e proteção, em outras palavras, significa gerenciar os riscos de modo que esse gerenciamento nos conduza a resultados que contribuam para a qualidade de vida do trabalhador e um maior rendimento para o empregador”, disse.

O gerente de segurança e saúde do trabalho do SESI, Julio Zorzal, apresentou as estratégias da entidade, em nível nacional, com o objetivo de dar suporte ao Departamento Regional para atendimento à indústria. Abordou temas gerais sobre projetos do SESI, sendo os principais, a rede SESI do Trabalhador, que é um processo informatização para atendimento à indústria e do eSocial, previsto para o próximo ano. Falou ainda de investimento na área da inovação, na implantação de oito institutos que serão centros de referências para atender o trabalhador e a indústria com projetos relacionados à saúde e segurança no trabalho e promoção da saúde. Outro projeto apresentado foi o de fortalecimento de redes setoriais, com priorização para três setores: a indústria da construção civil; frigorífico e mineração. Em todo o país, o SESI atende a dois milhões de trabalhadores de 40 mil indústrias por meio de 727 unidades espalhadas pelo Brasil.

O médico do trabalho e especialista em desenvolvimento industrial do SESI Gustavo Nicolai abordou o tema: Segurança e saúde na indústria frigorífica (custo ou investimento?), apresentou um quadro detalhado da situação, no Brasil, enfatizando a importância dos investimentos na promoção da saúde e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. “Com isso reduz o impacto de tributos previdenciários sobre a folha de pessoal”, disse.

Ele também falou sobre a implementação do eSocial, que trará benefícios para a indústria e para os serviços de SST e vai permitir uma maior amplitude da fiscalização e penalização, no caso, a multa eletrônica das empresas. “O eSocial muda aspectos que antes eram obrigações legais segundárias, torna essas obrigações, de certa forma, principais. Então, a empresa, ao descumprir, será multada. A alta complexidade e a transparência, características do programa, deixarão as empresas em pé de igualdade quanto à competitividade, uma vez que muitas delas, hoje, ao burlar a legislação, conseguem ter um custo menor de produção, o que evidencia a concorrência desleal”, disse.

SÉRIE 100% SEGURO - Ainda no evento, a especialista de desenvolvimento industrial do SESI Giselle Coelho apresentou a série “100% Seguro”. São 50 vídeos educativos com instruções para melhorar a qualidade de vida do trabalhador das indústrias frigoríficas. A coletânea feita pelo SESI traz orientações de especialistas para incentivar as ações de Saúde e Segurança no Trabalho dentro das empresas e mostra a importância de estimular o trabalhador a adotar atitudes seguras e, assim, promover um ambiente de trabalho mais saudável. Os departamentos regionais do SESI também poderão ofertar cursos com certificados de participação para os interessados.

Giselle explica que a ideia é promover a saúde e a segurança do trabalhador dentro da indústria. “Os vídeos estão disponíveis no youtube e os interessados podem baixar e utilizar no dia a dia, como ferramenta de treinamento. Cada vídeo foi transformado em um curso que pode ser acessado na plataforma do SESI, fazer o curso, gerar um certificado referente a participação. Esta ideia constitui ainda uma forma de entregar para a empresa o treinamento dos trabalhadores”, afirmou.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Almanaque saúde mostra como medidas simples podem evitar problemas nos joelhos
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre terceirização
9 megatendências da inovação que vão transformar a indústria

Comentários