Equipes dão show de criatividade no Torneio Nacional de Robótica

Na competição que mistura aprendizado e diversão, estudantes usam e abusam das fantasias e trajes típicos. Não vale ponto, mas quase todas as equipes entram na brincadeira

Quem chega numa competição de robótica pela primeira vez pode achar que tudo não passa de uma brincadeira com robôs. Na realidade, o Torneio Nacional de Robótica FIRST Lego League vai muito além disso. Cada movimento dos robôs é programado minunciosamente pelas equipes. Para cada projeto de pesquisa, foram meses, semanas e horas de estudos. E claro, agora, na hora de apresentar tudo isso para juízes e visitantes, nada melhor do que relaxar e dar uma descontraída no visual.

Não vale ponto, mas é quase uma regra das equipes. Sendo assim, separamos algumas fantasias que estão deixando o Torneio Nacional de Robótica mais colorido. 

Tecnoway (Caxias do Sul/RS)

A inspiração da equipe gaúcha, da Rede Caminho do Saber, foi o tema da temporada: Animal Allies (Animais Aliados).Eles soltaram a bicharada para lembrar que os animais precisam de proteção. 

AC/DC/EG (São Caetano do Sul/SP)

Na mesma pegada, vieram os alunos do Colégio Eduardo Gomes. No caso deles, a máscara de onça-pintada tem relação com o projeto de pesquisa. A ideia é fazer a pessoas conhecerem mais sobre o felino, sem prejudicar a vida do animal na natureza.

Amazônidas (Itacoatiara/AM)

A equipe do Serviço Social da Indústria (SESI) fez questão de homenagear as aldeias indígenas da região amazônica.

The Sixties (Votuporanga/SP)

As vaquinhas da equipe paulista de garagem é uma referência ao projeto de pesquisa sobre a mosca-do-estábulo. Essas moscas não dão sossego aos animais que acabam perdendo peso e produtividade.

Lego da Justiça do Planalto (Goânia/GO)

Nem precisa explicar muito. A equipe do SESI de Goiás se inspirou nos super-heróis para vencer os desafios em cada competição. Mas eles sabem que mais importante do que vencer, é aprender e compartilhar o conhecimento com todos que participam do torneio.

A COMPETIÇÃO – O Torneio Nacional de Robótica termina neste domingo (19), no SESI Taguatinga, com entrada gratuita de 9h às 17h. Os visitantes podem acompanhar uma disputa emocionante com robôs de Lego, projetados e programados pelos estudantes. Esses robozinhos precisam cumprir determinadas missões na mesa de competição, baseadas no tema da temporada: Animal Allies (Animais Aliados), como por exemplo, salvar animais de áreas de risco, claro, são todas peças de Lego.

As equipes também apresentam projetos de pesquisa relacionados ao tema. São soluções inovadoras para melhorar a relação entre homens e animais. Os robôs e os projetos são avaliados pelos juízes da competição, que também ficam de olho no comportamento dos times. Trabalho em equipe vale pontos importantes. Ao final, as melhores equipes garantem vagas em torneios internacionais na Austrália, Reino Unido, Estados Unidos e Dinamarca.

ACOMPANHE - Veja tudo o que está rolando na competição! Confira todas as fotos no Flickr da CNI. E acompanhe a cobertura completa no perfil do Torneio de Robótica no Facebook, Instagram (@torneioderoboticafll) e, claro, no site oficial do evento.

Relacionadas

Leia mais

6 soluções geniais da robótica para melhorar a qualidade de vida dos animais
Conheça os campeões do Torneio Nacional de Robótica 2017
Estudantes de robótica desenvolvem projetos que ajudam animais, pessoas e a indústria

Comentários