Conheça os campeões do Torneio Nacional de Robótica 2017

Durante três dias de competição, os estudantes tiveram de mostrar tudo que aprenderam em sala de aula com a robótica. Agora, as melhores equipes vão participar de torneios internacionais na Austrália, Dinamarca, Reino Unido e Estados Unidos

A grande campeã, a equipe Big Bang, do SESI de Birigui, garantiu vaga no World Festival, nos Estados Unidos

A equipe Big Bang, do Serviço Social da Indústria (SESI) de Birigui (SP) é a grande campeã do Torneio Nacional de Robótica FIRST Lego League, organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI). Mais de 700 competidores participaram da disputa no SESI Taguatinga, no Distrito Federal, entre os dias 17 e 19 de março. O segundo lugar ficou com a equipe Robocoe, do Colégio Coesi, de Aracaju (SE). Quem garantiu o terceiro lugar geral da competição foi a equipe Tecmade, da Unidade Integrada SESI SENAI Professor Wilton Gama, de Marechal Deodoro (AL). A disputa teve 74 equipes, de escolas públicas e particulares, de todo o Brasil. Para chegar à fase nacional, os times passaram primeiro pelas etapas regionais. Essas equipes agora vão se preparar para disputas internacionais de robótica na Austrália, Dinamarca, Reino Unido e Estados Unidos.

Para o técnico da equipe Big Bang, Walter Moreira Júnior, a conquista é o resultado de bastante trabalho dos estudantes. "É uma equipe muito unida, esse é o nosso diferencial. Tivemos momentos complicados na disputa em que o robô não funcionou como a gente queria, mas graças a Deus vencemos", diz. O estudante Arthur Gustavo Marques,16 anos, da equipe Robocoe, disse que foi uma competição muito difícil, mas que o grupo estava focado em fazer o melhor. "Essa competição não visa títulos, mas quando o nosso trabalho é recompensado com alguma coisa, não tem como ficar muito feliz. Ainda mais que agora já estamos com uma viagem internacional para fazer", comemora.

Outras 21 equipes que disputaram o torneio também conquistaram vagas para disputas em outras países. Nesse caso, o critério para distribuição das vagas foi o bom desempenho em diferentes categorias. As 24 vagas são para os seguintes torneios: World Festival (19 a 22 de abril / Texas - Houston - Estados Unidos), Razorback Invitational (18 a 21 de maio / Fayetteville - Arkansas - Estados Unidos), Aberto da América do Norte (19 a 21 de maio / Carlsbad - Califórnia - Estados Unidos), Campeonato Aberto Europeu (25 a 28 de maio / Aarhus - Dinamarca), Campeonato Aberto Internacional (21 a 25 de junho / Bath - Reino Unido), Mountain State Invitational (7 a 9 de julho / Fairmont - Estados Unidos) e Campeonato Aberto da Ásia (6 a 9 de julho / Sydney - Austrália).

O diretor de operações do SESI, Marcos Tadeu, considera o torneio como a "cereja do bolo" de todo um processo educacional que começa em sala de aula. "A intenção do SESI, como organizador da competição, é apoiar o desenvolvimento dos estudantes nas áreas de matemática, ciências e engenharias. Além disso, a robótica trabalha outras capacidades importantes para a vida pessoal e profissional, como trabalho em equipe, liderança e inovação", afirma.

O time Robocoe, de Sergipe, conquistou o segundo legal entre as 74 equipes que participaram do nacional

PASSAPORTE NA MÃO - Confira a relação das equipes que garantiram vagas nos campeonatos mundiais: 

World Festival (EUA)
Big Bang (SP)
Robocoe (SE)
Thunderbóticos (SP)
Mega Snakes (SP)

Razorback Invitational (EUA)
AC/DC/EG (SP)
Kolle Pandas (SP)

Aberto da América do Norte (EUA)
Lego da Justiça Planalto (GO)
Pino (SP)

Campeonato Aberto Europeu (Dinamarca)
Tecmade (AL)
Itapiratas (SP)
Robotic Generation (SP)
Insabots (SP)
Cerquibóticos (SP)

Campeonato Aberto Internacional (Reino Unido)
Lego Bros (MG)
Jedi's (SP)
Meq Lego (GO)
Fênix (SP)
Atabótica (AL)
Lego Field (DF)
Roboecus (SP)

Mountain State Invitational (EUA)
Gametech Canãa (GO)
SESI Canaã Robots (GO)

Campeonato Aberto da Ásia (Austrália)
Tecnoway (RS)
Androids (RS)

SUPLENTES - Caso alguma equipe desista da disputa internacional, há uma lista de suplentes que podem ocupar a vaga. Confira quais são os times, por ordem de classificação: Matadroid II (SP), New Atom (PE), Gamers Vitae (GO), Galilegos (RS), Tecnorob Red (SC), Lego Side (ES), Invictus (AM), Hogwarts of Lego (GO), Visão Elétronsbot (PE), Lego on Fire (SP) e Legonautas (PB).

A COMPETIÇÃO – Durante três dias, alunos de 9 a 16 anos estiveram envolvidos em uma disputa emocionante com robôs de Lego. Os robozinhos, projetados e programados pelos próprios estudantes, cumpriram diversas missões na mesa de competição, baseadas no tema da temporada: Animal Allies (Animais Aliados), como por exemplo, salvar animais de áreas de risco. As equipes também apresentaram projetos de pesquisa relacionados ao tema. Soluções inovadoras para melhorar a relação entre homens e animais. E claro, também tiveram de mostrar que sabem trabalhar em equipe. Os times vencedores mandaram bem nessas categorias.

O QUE TEVE - Veja tudo o que aconteceu na competição! Confira todas as fotos no Flickr da CNI. Acompanhe a cobertura completa no perfil do Torneio de Robótica no Facebook, Instagram (@torneioderoboticafll) e, claro, no site oficial do evento.

TODAS AS NOTÍCIAS DA ETAPA NACIONAL

5 soluções geniais do Torneio de Robótica para melhorar a relação das pessoas com os animais
Equipes dão show de criatividade no Torneio Nacional de Robótica
Escolas públicas apostam na robótica como modelo educacional
Estudantes descobrem vocação profissional graças à robótica
O torneio de robótica é uma oportunidade de auto-conhecimento, diz Lucas Trambaiolli
Conheça as equipes que vão participar do Torneio Nacional de Robótica
Vai começar a maior competição de robótica do Brasil

Relacionadas

Leia mais

Conheça os finalistas do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
Alunos do Brasil conquistam primeiro lugar em torneio de robótica na Austrália
Sete momentos que marcaram o Torneio Nacional de Robótica 2017

Comentários