Alunos do SESI são destaque em evento de iniciação científica da USP

Mais de 2 mil projetos de estudantes de todo o Brasil foram apresentados durante os quatro dias de evento. Entre os premiados, estão projetos de alunos do SESI de Minas Gerais

Serviço Social da Indústria (SESI) de Minas Gerais foi um dos destaques da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em São Paulo. Promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), a iniciativa tem como objetivo incentivar a criatividade dos estudantes da Educação Básica, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia. Durante o evento, entre os dias 21 e 24 de março, foram apresentados mais de 2 mil projetos de estudantes de todos os cantos do país.

A premiação da mostra se divide em três grandes categorias: Certificações Nacionais e Internacionais; Premiações nas áreas de Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, Biológicas, Humanas, Agrárias e Sociais. Além de credenciamento para outras feiras científicas.

Os jovens Alessandro Azevedo, Ana Paula Castilho e Ana Alice Pimenta, do SESI de Pedro Leopoldo (MG), desenvolveram uma tinta à base de dióxido de titânio e cal capaz de transformar poluentes atmosféricos em gases inofensivos. Os estudantes foram os únicos de toda a mostra a faturar o prêmio internacional Most Outstanding Exhibit in Material Science, da ASM Materials Education Foundation. Além da certificação, os alunos receberam o Prêmio Agência USP de Inovação Científica, o 2º lugar de pesquisa de Ciências Exatas e da Terra e uma vaga na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), no mês de outubro, em Novo Hamburgo (RS).

Outro projeto destacado durante a Febrace foi a pesquisa que analisou a ação da papaína, uma enzima extraída do mamão, sobre os ovos do Schistosoma mansoni, parasita que causa esquistossomose em humanos. No projeto, os alunos Amanda Cássia, Karen Viveiros e Lucas Amorim, que cursam o ensino médio também no SESI de Pedro Leolpoldo, descobriram que a papaína impede a reprodução do Schistosoma ao destruir a camada exterior dos ovos do parasita.

Com a descoberta, os jovens pesquisadores recebem o 3º lugar na categoria de pesquisa de Ciências Exatas e da Terra e uma credencial para participar na Feira Nordestina de Ciências e Tecnologa (Fenecit), em setembro, no Recife (PE). Para desenvolver os dois projetos, além do apoio do SESI, os estudantes também puderam contar com a estrutura do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) do SENAI, no Horto, em Belo Horizonte.

Relacionadas

Leia mais

7 projetos de educação do SESI que preparam profissionais para o presente e para o futuro
Trinta e quatro conquistas da CNI, SESI, SENAI e IEL em 2017
Estudantes do SESI são selecionados para participar do Parlamento Jovem Brasileiro 2017

Comentários