Seis equipes da Bahia, Alagoas e Sergipe garantem vagas na etapa nacional do Torneio de Robótica

Competição regional, em Salvador, reuniu 23 equipes no último fim de semana. Disputa nacional será em Brasília, entre os dias 17 e 19 de março

Minions, vaqueiros estilizados, Mario Brothers, toucas coloridas de bichos bem esquisitos e até um rei Midas. Parecia um Carnaval antecipado, mas na verdade cada time vestiu a fantasia para participar da 4ª edição da etapa Bahia do Torneio de Robótica First Lego League.  Promovido pelo SESI, Lego Education e First, o torneio de robótica educacional aconteceu nos dias 17 e 18 de fevereiro, na Escola Reitor Miguel Calmon, no SESI Retiro, em Salvador.

Foram 23 equipes da Bahia, Alagoas e Sergipe concorrendo a seis vagas para a etapa nacional, que será realizada entre os dias 17 e 19 de março, em Brasília. A disputa na capital federal, por sua vez, é classificatória para o campeonato internacional do FLL que conta com a participação de 80 países.

Os Champion's Award da quarta edição foram as equipes Tecmade (AL), que ficou em 1º lugar, Atabótica (AL), em 2º, e Dynasty (SESI BA), na 3ª colocação. Além dos três primeiros colocados, Tecnomaníacos (SESI Bahia), Robocoe (SE) e RoboCamb (AL) também vão representar o Nordeste em Brasília.

O tema do Torneio FLL deste ano é Animal Allies, que estimula os competidores a buscar soluções inovadoras para resolver problemas de cooperação entre seres humanos e animais.  O SESI Bahia participou com seis equipes e também apoiou três equipes de escolas públicas de Salvador, dando suporte técnico e treinamento. A competição reuniu ainda times do interior (Feira de Santana, Vitória da Conquista e Luís Eduardo Magalhães), grupos de garagem e de escolas públicas municipais e estaduais.

INTERIOR - Entre os grupos do interior, destacou-se a equipe Midas, da Escola SESI João Ubaldo Ribeiro, de Luís Eduardo Magalhães, que em 2016 recebeu um prêmio de equipe revelação e agora em 2017 voltou para casa com o prêmio de melhor Processo de Pesquisa da competição. A equipe criou um método para repelir formigas da ração de cães, a Formica Elyja, uma pastilha desenvolvida no laboratório de química da escola. Composta por hortelã, extrato de cravo, canela e sal, a pastilha repele as formigas sem matá-las e também pode ser ingerida pelos cães sem prejuízos à sua saúde.

Também do interior, a equipe da escola SESI de Vitória da Conquista estreou no FLL. Iane Mascarenhas, 15 anos, foi uma das integrantes da Calangotrônicos. Empolgada por participar pela primeira vez da competição, Iane contou que sua equipe levou para o evento o projeto do Detan, um detector de animais para ser usado no trânsito da cidade e evitar atropelamentos.

O Torneio FLL é uma competição internacional da Lego Education e da organização First, realizada no Brasil pelo SESI. O objetivo da competição é estimular jovens a buscarem soluções para problemas do dia a dia, utilizando robôs construídos com Lego e programação digital. A ideia é também desenvolver o interesse pela tecnologia e ciência, estimulando o gosto pela pesquisa e inovação.

Veterano no torneio estreia como juiz - Na equipe de juízes do FLL na Bahia, teve gente trocando de lugar no torneio. Desde 2013 participando do torneio como competidor, o jovem Levi Andrade Santana,18 anos, estreou como juiz. Aluno do EBEP, ele cursa Eletrotécnica no SENAI e também faz faculdade de Engenharia de Produção.

“Já fui competidor, mentor de equipe e agora sou juiz de arena. Pude ver o Torneio de Robótica FLL de várias faces e esta é uma oportunidade que poucos competidores têm”, reconhece.

Este ano, a organização do Torneio de Robótica na Bahia preparou algumas novidades, a exemplo de uma capa especial para os juízes. A ideia é que ao final da competição ela voltasse pra casa preenchida de assinaturas. Outras inovações foram a distribuição de figurinhas para completar o álbum do Torneio Regional Bahia 2017, uma lembrança para os competidores reunirem os selos de todas as equipes participantes.

PREMIAÇÃO DO TORNEIO FLL 2017 – REGIONAL BAHIA
Equipes classificadas para o Torneio Nacional
1º – Tecmade (AL)
2º - Atabótica (AL)
3º – Dynasty (SESI BA)
Tecnomaníacos (SESI Bahia)
Robocoe (SE)
RoboCamb (AL)

Relacionadas

Leia mais

Lego Bros vence a etapa mineira do Torneio de Robótica
Jovem deve pensar a longo prazo e se qualificar desde cedo
Cinco equipes representarão Goiás no Torneio Nacional de Robótica

Comentários