Os robôs de Lego foram as estrelas da fase regional de Minas Gerais do Torneio de Robótica, em Belo Horizonte, no campus do UniBH Buritis, nos dias 17 e 18. A etapa mineira, vencida pela equipe Lego Bros, do SESI São Gonçalo do Sapucaí, classificou também as equipes Einstein Robot (2º lugar geral), Cyberzukas (3° lugar geral), P.D.G. (vencedor categoria Projeto de Pesquisa), Legonautas (Design), e The Sixties (Trabalho em equipe) para a etapa nacional do torneio, que acontece no próximo mês, em Brasília.
Desde 2013, o SESI é o operador oficial do Torneio de Robótica em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca). Durante os dois dias, 34 equipes com alunos de escolas públicas, particulares e independentes entre 9 e 16 anos de todo o estado e de outras partes do país disputaram o título da competição. O tema oficial desta temporada é o Animal Allies (Animais Aliados). A ideia é buscar soluções para que a relação entre homens e animais seja amistosa para ambos.
Os alunos foram avaliados em quatro categorias: projeto de pesquisa sobre o tema da atual temporada; desafio do robô, no qual, na mesa de competição os robôs precisaram executar missões de forma autônoma; Design, que envolve o desafio mecânico da criação dos robôs, estratégias, lógica, matemática e programação. Além de Core Values ou valores fundamentais, que avaliou a capacidade de trabalhar em equipe dos competidores.
Além disso, os robôs Nico e Desenhista, ambos do SENAI, também estiveram no evento. Enquanto o primeiro desafiava os visitantes em partidas de jogo da velha e distribuía prêmios de acordo com o resultado dos duelos, Desenhista prendia a atenção dos participantes do evento ao desenhar milimetricamente silhuetas de animais.
A tecnologia de impressão 3D esteve presente com a robô Eva, humanoide construída a partir de impressoras de prototipagem rápida do SENAI.
Para a gerente de Educação Básica do SESI, Maria Conceição Caldeira, o evento leva aos alunos muito mais do que apenas o ensino da robótica. “O torneio dá oportunidade para todos os estudantes de vivenciarem situações de aprendizado e de cooperação de uma forma muita intensa".
Já a analista de projetos educacionais do SESI, Anete Maria de Oliveira, ressaltou que o aprendizado por meio das práticas da robótica estimula os alunos a se interessarem pela metodologia científica, pela matemática, física e tecnologia.
“A robótica é uma excelente ferramenta na formação ética, pessoal e profissional dos estudantes, pois ela estimula e trabalha habilidades como liderança, trabalho em equipe e comunicação. Aspectos que são imprescindíveis para esses adolescentes,” pontuou.
O estudante Nathan Azevedo, da equipe Lego Bros, conta como foi a experiência de participar do Torneio. “É incrível poder participar de um evento como esse. Para nosso projeto de pesquisa ou para a construção do robô sempre buscamos fazer o melhor e aprendemos muito durante o processo,” disse.
Conheça todos os Vencedores da Etapa de Minas do Torneio de Robótica, nas categorias principais e as categorias destaque: Ganhadores da etapa de Minas Gerais