CNI cria mecanismo para monitorar acordo da Organização Mundial do Comércio

Tratado internacional, assinado em 2013, entrou em vigor nesta quarta-feira (22). Indústria acompanha se ações previstas, que devem reduzir em 14% os custos do comércio exterior, estão sendo cumpridas no Brasil

O Acordo de Facilitação de Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC), assinado em 2013, em Bali, na Indonésia, passou a vigorar nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, com a assinatura de 112, dos 164 membros da OMC. Para entrar em vigor, era necessário que dois terços dos países ratificassem o acordo. E a intensificou o monitoramento no Brasil. O acordo de Bali prevê ações para simplificar processos e reduzir atrasos na aduana e custos de exportação, de importação e no trânsito aduaneiro.

A OMC calcula que, quando os países fizerem as reformas previstas no tratado para reduzir a burocracia, o custo do comércio global será reduzido em 14,3%, injetando US$ 1 trilhão no comércio internacional. Por isso, o setor produtivo espera que o Brasil cumpra o acordo de forma integral e o mais rapidamente possível.

“O acordo vai alavancar e acelerar reformas no Brasil que são necessárias para dar mais competitividade. Para isso, nós criamos um mecanismo, o Facilitrômetro, para dar clareza aos compromissos que estão sendo implementados e aos que estão parados”, diz o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi. 

FACILITÔMETRO – É uma ferramenta, em forma de infográfico, desenvolvida pela CNI para mostrar de forma fácil e acessível se o Brasil está cumprindo os artigos do Acordo de Facilitação de Comércio da OMC. A infografia será atualizada frequentemente para que o setor privado possa acompanhar se o governo brasileiro está empenhado em reduzir a burocracia e o custo no comércio exterior. O infográfico está dividido em quatro cores. Verde, para as ações que já estão prontas. Laranja, para o que está em andamento. Amarelo, para os casos em que o Brasil notificou à OMC de que havia cumprido, mas a indústria entende que é necessário melhorar. E, por fim, vermelho, para as medidas que ainda não saíram do papel. Confira:

SOLUÇÃO ANTECIPADA DE CONSULTAS - Um ponto importante do acordo, com benefícios imediatos para a indústria brasileira, trata da solução antecipada de consultas. Trata-se de um mecanismo que permite a empresa conhecer, antes de embarcar a mercadoria, em qual categoria seu produto se encaixa e quais as regras de origem para aquele determinado bem. No Brasil, os exportadores e importadores ainda não têm essa opção, e quando as consultas são feitas, os órgãos não têm prazo definido para respondê-las.

“A regulamentação da lei sobre o processo administrativo de consulta evitará atrasos, multas e procedimentos desnecessários que só oneram o exportador. Dará ainda previsibilidade e segurança jurídica”, explica Abijaodi.

BUROCRACIA – O Portal Único de Comércio Exterior é um dos pontos previstos no acordo que está caminhando bem. A expectativa é que o Portal esteja pronto em 2018 e funcione para integrar todos os atores do comércio exterior, entre eles os 22 órgãos anuentes, como Receita Federal, Secretaria de Comércio Exterior, Política Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 

Além disso, o Brasil também assumiu o compromisso de harmonizar as exigências de dados e documentos dos processos de comércio exterior para reduzir a burocracia. Atualmente, segundo levantamento da CNI, um mesmo documento é cobrado por 17 órgãos diferentes no país.

"É importante garantir os recursos para que essa ferramenta de facilitação comece a funcionar plenamente dentro do cronograma. Esperamos que a entrada em vigor do acordo confirme o compromisso do governo com as reformas necessárias para um comércio mais rápido e com menor custo”, avalia o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi.

O que é o acordo de facilitação do comércio da OMC?
O Acordo de Bali foi o primeiro acordo envolvendo todos os membros da Organização Mundial do Comércio desde sua criação, em 1995. Ele foi assinado durante a conferência de ministros da OMC realizada em Bali, na Indonésia, em dezembro de 2013, com grande apoio do setor produtivo brasileiro.

O Acordo de Facilitação do Comércio moderniza a administração aduaneira, simplifica processos de comércio exterior e estabelece compromissos, como o Portal Único do Comércio Exterior e o Operador Econômico Autorizado (OEA), que vão facilitar e acelerar o desembaraço de mercadorias.

Por que o acordo é importante?
O tratado facilita o movimento e o despacho das mercadorias, torna o comércio mais transparente e reduz os procedimentos pouco eficientes. Um de seus artigos, por exemplo, trata de taxas e encargos relacionados à importação ou exportação. O Brasil comunicou à OMC que esse ponto já foi superado.

No entanto, a Indústria avalia que falta padronização na cobrança e na coleta das taxas. Para facilitar o comércio, é necessário implementar sistema de coleta única na arrecadação de impostos e taxas. Além disso, essas tarifas devem ser compatíveis com o serviço. No Brasil, há exemplos como escaneamento de contêineres, em que a arrecadação supera – e muito – o valor do serviço prestado.

Em outro ponto, o acordo harmoniza a exigência de documentos. Segundo a OMC, em uma operação aduaneira média dentre seus membros, envolvem-se de 20 a 30 partes diferentes, 40 documentos, 200 elementos de dados (30 dos quais são repetidos pelo menos 30 vezes) e a necessidade de redigitar, pelo menos uma vez, entre 60 e 70 por cento de todos os dados.

Relacionadas

Leia mais

Cartilhas da Rede CIN explicam temas essenciais para melhorar as suas chances no comércio exterior
Líderes empresariais globais unificam discurso diante de novos desafios na OMC
Ampliação da importação temporária beneficiará comércio exterior brasileiro, afirma CNI

Comentários