Brasil receberá recursos da AL-Invest para ajudar 500 empresas a começar a exportar

O Rota Global terá parceiros na Argentina e na Espanha. Iniciativa contará com R$ 1,2 milhão da União Europeia para apoiar as empresas

Programa AL-Invest 5.0 divulgou, nesta quarta-feira (15), os 15 projetos da América Latina que contarão com recursos europeus para fomentar a internacionalização de empresas na região. O projeto brasileiro é o Rota Global, que será desenvolvido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a União Industrial Argentina (UIA) e o Parque Tecnológico de Extremadura na Espanha (Fundecyt-Pctex)). A iniciativa ajudará 500 indústrias a começar a exportar e terá R$ 1,2 milhão em recursos.
 
Por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) , coordenada pela CNI, o Rota Global oferecerá consultoria completa para empresas não exportadoras empreenderem no mercado internacional, com diagnóstico, desenho de estratégia de exportação e acompanhamento da execução do plano. Em julho, será aberto o prazo para indústrias interessadas se inscreverem. Negócios de todos os portes, setores e estados poderão participar.
 
A meta é traçar o diagnóstico de 500 empresas, desenvolver planos de negócios para 200 delas e, ao final do projeto, em 2018, ter ao menos 100 novas empresas com operação concreta de exportação. Por ser fruto de uma parceria internacional, o Rota atenderá indústrias no Brasil (75%), na Argentina (20%)  e na Espanha (5%). Nacionalmente, a execução do projeto contará com o apoio dos Centros Internacionais de Negócios das federações de indústrias dos estados e do Distrito Federal.
 
RECURSOS EUROPEUS - O AL-Invest é um Programa da Comissão Europeia para fomentar a produtividade e a competitividade de MPMEs, na América Latina como forma de combater a pobreza e a desigualdade social. Na segunda convocatória da quinta edição, foram disponibilizados 4,9 milhões de euros para financiar projetos na região. 

Relacionadas

Leia mais

Diminui o ritmo de queda da atividade na indústria da construção, informa CNI
CNI representará indústria brasileira em cúpula internacional sobre o futuro da manufatura, em Abu Dhabi
Empresas em crise precisam de novas condições para crescer e gerar emprego

Comentários