TV Globo mostra como programa do IEL ajuda pequenas empresas a conquistar grandes clientes

Reportagem mostrou como a certificação do Programa de Qualificação de Fornecedores capacita negócios para integrar cadeias produtivas de grandes empresas

O programa ajuda as empresas a se qualificar e possibilitar que tenha mais negócios com grandes empresas e cadeias globais de valor

Para conseguir um portfólio com clientes de peso, qualquer empresa precisa demonstrar que segue padrões de gestão e de qualidade reconhecidos em qualquer lugar do mundo. Foi com esse intuito que o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), desenvolveu o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF), que foi destaque no programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da TV Globo, no dia 18 de dezembro.

O caso da Fibria, maior indústria de celulose do mundo, ilustra bem a necessidade de ter fornecedores qualificados. Quase toda a produção da empresa - 5,5 milhões de toneladas de celulose por ano - é vendida ao mercado externo. "É exigido de nós a garantia de qualidade de toda a cadeia (de produção), não apenas da nossa. A primeira delas é a certificação de qualidade", explica Paulo Edson Vieira, gerente de suprimentos de estoque da indústria, instalada no Espírito Santo.

Para conseguir se manter na cadeia de fornecedores da Fibria, a Ictus Engenharia, que faz avaliações técnicas das estruturas e equipamentos fabris, contou com a ajuda do IEL para padronizar processos e melhorar a gestão interna, além de aprimorar os procedimentos de inspeção. "Incorporamos novas tecnologias, como o uso de drones para grandes instalações, como prédios, pontes. Com o PQF, melhoramos a eficiência e a segurança das nossas operações", afirma Êmerson Assis, um dos sócios da Ictus. Certificada, a empresa não apenas garantiu o contrato com a empresa de celulose, como conquistou novos negócios. Passou de 3 para 20 clientes na carteira, a maioria composta por grandes indústrias.

"Esse programa ajuda as empresas a se qualificar e possibilitar que tenha mais negócios com grandes empresas e cadeias globais de valor", explicou o gerente-executivo de Desenvolvimento Empresarial do IEL, Eduardo Fayet. Criada no Espírito Santo, a iniciativa já é desenvolvida em 18 estados e beneficiou mais de 7 mil empresas.

SAIBA MAIS - Conheça melhor o Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF). Assista, também, a íntegra da reportagem no site do Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Relacionadas

Leia mais

Núcleo de Acesso ao Crédito é destaque do Pequenas Empresas & Grandes Negócios
De qualificação técnica a mestrado e doutorado: o SENAI tem muito mais cursos do que você imagina!
Brasil precisa inserir mais micro e pequenas empresas no mercado internacional, afirma Sarah Saldanha

Comentários