Medo do desemprego aumenta e alcança 64,8 pontos, informa CNI

Pesquisa mostra que a preocupação com o emprego é maior no Nordeste e menor no Sul. Em dezembro de 2016, a satisfação com a vida melhorou um pouco na comparação com o mesmo mês de 2015

Os brasileiros continuam  preocupados com a possibilidade de perder o emprego. O Índice de Medo do Desemprego voltou a subir e alcançou 64,8 pontos em dezembro, valor 3,6 pontos maior que o de setembro. Com isso, o indicador fechou o ano muito acima da média histórica de 48,4 pontos, informa a pesquisa divulgada nesta sexta-feira (6) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na comparação com dezembro de 2015, o índice também aumentou 3,6 pontos. O indicador varia de zero a cem pontos e, quanto mais alto, maior é o medo do desemprego.

"O índice de dezembro é um dos mais elevados desde 1996, quando a pesquisa começou a ser feita", observa o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca. Em junho de 2016, o indicador alcançou 67,9 pontos. Fonseca destaca que com a melhora da confiança dos consumidores e dos empresários verificada em meados do ano passado, o medo do desemprego recuou em setembro. "Mas rapidamente a realidade se impôs, e o indicador voltou a crescer em dezembro, porque a recessão continua, o desemprego está aumentando e a inflação permanece alta", afirma o economista.

Conforme a pesquisa, o medo do desemprego é maior na região Nordeste, onde o indicador subiu para 70 pontos em dezembro, valor 11,3 pontos acima do verificado no mesmo mês de 2015. No Sul, o medo do desemprego diminuiu de 63,2 pontos em dezembro de 2015 para 57,8 pontos em dezembro de 2016, e é o menor entre as regiões do país.

SATISFAÇÃO COM A VIDA - O levantamento mostra ainda que o Índice de Satisfação com a Vida ficou estável entre setembro e dezembro de 2016. O indicador fechou o ano em 66,8 pontos, 0,9 pontos acima do verificado em dezembro de 2015, mas continua abaixo da média histórica de 70 pontos. A satisfação com a vida é maior no Sul, onde o indicador subiu para 69,1 pontos no mês passado, 4,5 pontos maior que o de dezembro de 2015.

No mesmo período, o índice caiu 1,4 pontos na região Nordeste e fechou o ano em 66,9 pontos. "A região Nordeste foi a única a apresentar retração da satisfação com a vida no período", informa o levantamento. O índice varia de zero a cem pontos. Quanto maior o índice maior é a satisfação com a vida.

SAIBA MAIS - O levantamento trimestral foi feito com 2.002 pessoas em 141 municípios entre 1º e 4 de dezembro de 2016. Acesse a página do Medo do Desemprego & Satisfação com a Vida para conhecer os detalhes do estudo.

Relacionadas

Leia mais

Conheça os finalistas do Prêmio Nacional de Inovação
Apesar da queda na atividade, indústria da construção está com expectativas menos negativas
Jovens sem educação profissional ficam vulneráveis ao desemprego, diz diretor da OIT

Comentários