Confira calendário de imersões da MEI que impulsionarão a inovação na sua empresa em 2017

A Mobilização Empresarial pela Inovação, coordenada pela CNI, tem programas de imersão em ecossistemas de inovação que aproximam empresas de institutos e centros de pesquisa de ponta no Brasil e no exterior

Os participantes conhecem de perto laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, além de empresas referência em inovação

Pilar para o crescimento de qualquer economia, a inovação precisa fazer parte da estratégia das empresas. Para desenvolvê-la, seja em produto, em gestão ou em processos industriais, as empresas podem contar com a ajuda de instituições e centros de pesquisa de ponta. No intuito de ampliar a parceria entre a academia e o setor produtivo, a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) , coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) , desenvolveu, em 2016, um programa de imersão em ecossistemas de inovação. Nele, os participantes conhecem de perto laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, além de empresas referência em inovação. Em 2017, o cronograma de atividades inclui visitas a centros de excelência no Brasil e no exterior.

A primeira edição da imersão acontece em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial ( Embrapii ), entre os dias 6 e 10 de março. Os participantes passarão por cinco estados brasileiros: Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde conhecerão laboratórios credenciados pela Embrapii e os Institutos SENAI de Inovação (ISIs) . Os laboratórios atuam em áreas como: materiais sustentáveis e de alto desempenho; otimização de sistemas de manufatura; sensoriamento; customização de máquinas e componentes para integração do processo produtivo; eletrônica embarcada; manufatura aditiva; soluções em energia, entre outras.

Confira a programação:

6 de março - São Leopoldo, Rio Grande do Sul

ISI Engenharia de Polímeros (unidade Embrapii) e ISI Soluções Integradas em Metalmecânica

7 de março - Joinville, Santa Catarina

ISI Laser e ISI Sistemas de Manufatura

8 de março - Curitiba, Paraná

ISI Eletroquímica e Institutos Lactec (unidade Embrapii)

9 de março - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Tecgraf (unidade Embrapii)  e CENPES (Petrobras)

10 de março - Salvador, Bahia SENAI Cimatec (unidade Embrapii)

As inscrições podem ser feitas aqui .

EUA E SUÉCIA - No segundo semestre, há imersões previstas para dois centros vibrantes de inovação. Em setembro, entre os dias 20 e 27, a imersão acontece na Costa Oeste dos Estados Unidos, palco de uma revolução tecnológica no país, com startups e grandes empresas de tecnologia. A terceira imersão do ano acontece na Suécia, entre 23 e 27 de outubro, e será direcionada para a cadeia de produção aeronáutica, em que o país é referência. Roteiros detalhados e o canal para a inscrição serão disponibilizados no início do semestre.

INICIATIVA DE SUCESSO - Desde o lançamento, em 2016, foram realizadas três imersões nos Estados Unidos, na Alemanha e no Brasil. O programa reuniu 41 organizações, 68 executivos e viabilizou acesso a 23 centros de PD&I que têm atuado em projetos de fronteira. Dos 10 resultados mapeados, destacam-se parcerias em PD&I em negociação, oportunidades de parcerias do tipo B2B identificadas, revisão de portfólio e governança para inovação de empresas participantes e revisão de currículo de graduação e pós-graduação de universidade que integrou uma das delegações.

Relacionadas

Leia mais

9 megatendências da inovação que vão transformar a indústria
Acordos e novas modalidades de financiamento à inovação são lançados na MEI
Sistema Indústria oferece 1.730 vagas gratuitas de capacitação empresarial e sindical no mês de maio

Comentários