11 depoimentos de empresários, políticos, educadores e estudantes que comprovam a excelência do SENAI

Celeiro de inovação e da educação profissional, há 75 anos o SENAI apoia o desenvolvimento da indústria. Quem participou e ainda faz parte dessa história destaca a importância estratégica da instituição para a educação e economia do país

Quem faz SENAI aprende na prática como é a rotina nas indústrias

Ao longo dos últimos 75 anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem cumprido a missão de promover a educação profissional e o ensino técnico, a inovação e a transferência de tecnologias industriais para aumentar a competitividade da indústria brasileira. Mais de 71 milhões de pessoas se formaram em alguns de seus cursos de aprendizagem, aperfeiçoamento, qualificação, técnicos e até pós-graduação, presencialmente ou a distância.

Políticos, empresários e educadores, além de alunos e instrutores que fazem parte da grande comunidade do SENAI são unânimes em reconhecer a importância e o valor estratégico da instituição para a educação brasileira e para o aumento da competitividade da indústria nacional. A Agência CNI de Notícias reuniu alguns desses depoimentos que pontuam o protagonismo do SENAI na educação profissional.

CRISTOVAM BUARQUE, senador e ex-ministro da Educação
“Fico feliz pelo resultado do trabalho que o SENAI vem desempenhando, ao longo desses 75 anos, em educação profissional. Parabenizo a instituição por formar trabalhadores em todo território nacional e por ser a prova concreta daquilo que eu venho, há bastante tempo, afirmando: sem educação, não há progresso.”

FERNANDO BEZERRA, empresário e ex-presidente da CNI (1995-2002)
“Fico imaginando o que seria do nosso país se não contasse com o SENAI, quando se exige cada vez mais uma mão de obra qualificada. Certamente teríamos um agravamento da atual crise. Cumprimento a CNI pelos 75 anos do SENAI a serviço do Brasil.”

ARMANDO MONTEIRO, senador, empresário e ex-presidente da CNI (2002 – 2010)
"Ao longo dos seus 75 anos de existência, o SENAI consolidou-se como um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, fornecendo suporte estratégico para o desenvolvimento da nossa indústria. Além de educação profissional e tecnológica, o SENAI cumpriu papel fundamental no estímulo à inovação e à transferência de tecnologia para elevar a competitividade da indústria. Esse acervo de realizações certamente será a base para que o SENAI seja protagonista no enfrentamento dos novos desafios que a era da manufatura avançada nos apresenta. É imperativo que a indústria brasileira seja capaz de dar um salto de competitividade, agregando novas tecnologias e avançando na integração digital das diversas etapas da cadeia de valor. Estou certo de que o SENAI será, mais uma vez, um ativo imprescindível para nossa indústria crescer, inovar e competir.

ALBANO FRANCO, ex-presidente da CNI
O SENAI é referência internacional em formação profissional. Tive a oportunidade, enquanto presidente da CNI e diretor do Departamento Nacional do SENAI, de ampliar o número de cursos, de alunos e de equipamentos da instituição, ajudando a consolidar sua imagem no Brasil e no mundo. No momento em que vive o Brasil, de uma necessidade crescente da força de trabalho, o SENAI ganha ainda mais relevância. Quem tem um diploma do SENAI, tem uma qualificação de excelência e mais oportunidade de emprego.

RENATO JANINE, educador e ex-ministro da Educação
Pude acompanhar um dos momentos de glória na educação brasileira, que foi quando, na minha gestão como Ministro da Educação, vi o Brasil ser pela primeira vez na história o vencedor, em número de medalhas, da olimpíada do ensino técnico e profissional, a WorldSkills . Essa vitória se deve sobretudo ao SENAI e a seu diretor Rafael Lucchesi, que não só organizaram o evento, sediado em nosso país pela primeira vez, como investiram na formação dos estudantes, garantindo um sucesso que agora é nossa obrigação manter.

SANDI ESCOBAR , aluna do curso técnico em Tecnologia de Alimentos do SENAI de Petrolina (PE) , medalha de prata na Olimpíada do Conhecimento 2016 no desafio da festa saudável
"O grande mérito do SENAI é mostrar aos alunos a realidade do mercado de trabalho, tanto o que é bom quanto o que é ruim. A gente passa a ver o mundo diferente, pois o SENAI não trata o aluno só como aluno, mas como um futuro profissional. E, por isso, tenho muita confiança em mim e no meu trabalho”.

RAFAEL DE BORBA , aluno do curso técnico de Manutenção de Aeronaves do SENAI de Palhoças (SC) . Em treinamento por uma vaga na competição internacional World Skills 2017
“Acho que o ensino técnico é a maior chave para encontrar nosso caminho, é como estar num corredor escuro e ter a opção de acender uma lâmpada para ver o que existe ou correr sem ver o que tem pela frente. O SENAI me acendeu essa lâmpada”.

SERGIO DE MATOS , instrutor e especialista técnico na área de Mecânica e Refrigeração do IST - Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação do Rio de Janeiro
“Dizem por aí que nossa vida é como um livro, e penso que é verdade. Alguns capítulos poderíamos reler dezenas de vezes. Outros, no entanto, pularíamos sem hesitar. O SENAI está presente em vários capítulos de minha vida, lá tive a oportunidade de aprender uma profissão que me preparou para o mercado de trabalho, onde atuei por 15 anos utilizando tudo que aprendera no período de formação profissional. Há 10 anos tenho o prazer de trabalhar no SENAI podendo passar um pouco do que aprendi para que tenhamos cada vez mais cidadãos preparados para um mercado competitivo e exigente. Parafraseando Confúcio:  “Escolha um trabalho que você ama e nunca terá que trabalhar um dia sequer”.”

HANDERSON OLIVEIRA , instrutor na área de Tecnologia da Informação (TI) do SENAI de Roraima
"Sou instrutor na área de TI do SENAI há quatro anos. Servi ao Serviço Militar por muito tempo e, quando resolvi mudar de carreira, o SENAI foi minha primeira escolha por ser uma instituição conceituada e bem vista no mercado profissional, acreditei que seria um grande passo ter o SENAI como empregador. Há vários motivos que me dão orgulho em fazer parte dessa equipe, mas dois se destacam: primeiro, o suporte com o que há de melhor em tecnologia e inovação que o SENAI disponibiliza para os docentes. E segundo, por ser referência na qualificação de profissionais há mais de 70 anos, fazendo parte do crescimento do nosso país."

ANDREA MARQUES , ex-aluna do curso técnico de Moda e Estilismo do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do SENAI CETIQT - Rio de Janeiro. Estilista e dona da marca de roupas que leva o próprio nome
"O Curso de Estilismo do SENAI foi bem completo e de grande importância para minha trajetória profissional. Sou muito grata por ter tido contato com todos os aspectos técnicos que envolvem o processo de montagem de uma roupa" .

SERGIO FAGUNDES , ex-aluno de qualificação na área de eletricidade do SENAI Londrina (PR), hoje empresário e dono da Insight Energy
"É sempre uma honra poder relatar a experiência que transformou minha vida, e esta experiência se chama SENAI. Quando eu era criança, vivia em uma condição de extrema pobreza e devido a isso comecei a trabalhar nas ruas de Londrina (PR) como catador de material reciclável para ajudar no sustento da minha família. Na rua em que eu morava, tinha um vizinho que me parecia levar uma vida boa e fiquei curioso em saber em que ele trabalhava e fiquei sabendo que ele era eletricista. Então, eu pensei: é isso que eu vou ser quando eu crescer. Na primeira oportunidade, aos 16 anos, iniciei os cursos de qualificação no SENAI, sempre na área de eletricidade. Hoje,  sou engenheiro eletricista, pós-graduado em Gestão de Projeto, também pelo SENAI, e sou empresário no ramo de energia. Minha empresa trabalha com grandes máquinas elétricas, hidroelétricas, termoelétricas e subestações de até 500 kw. O SENAI transformou a minha vida."

SENAI 75 ANOS - Leia todas as matérias da série:

1ª - SENAI faz 75 anos moderno e de olho no futuro

2ª- ARTIGO - SENAI 75 anos: confete ou puxão de orelhas?

3ª - 11 depoimentos de empresários, políticos, educadores e estudantes que comprovam a excelência do SENAI

4ª - SENAI é o principal parceiro da indústria brasileira há 75 anos

Relacionadas

Leia mais

5 cursos do SENAI que podem turbinar a sua carreira
Laboratório do SENAI desenvolve prótese de mão para garoto que sonha em ser goleiro
5 cursos do SENAI para você ganhar dinheiro com as delícias do Natal

Comentários