Gestão da inovação é destaque do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios

O IEL auxiliou no mapeamento de todos os processos, ajudou a startup Maqhin a transformar ideias em algo novo e a buscar soluções para um mercado cada vez mais exigente

Os aplicativos estão mudando a realidade de muitas empresas

Criada pelos jovens empreendedores Patric Piton, Luciano Navarro e Rafael Câmara, em 2009, a startup Maqhin intensificou a pegada da inovação em seus processos há cerca de três anos, depois de receber uma consultoria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) na área de gestão da inovação.

O IEL auxiliou no mapeamento de todos os processos, ajudou a empresa a transformar ideias em algo novo e a buscar soluções para um mercado cada vez mais exigente. A história dessa startup que contou com apoio decisivo do IEL foi contada no programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que foi ao ar neste domingo (11).

A empresa, de Salvador (BA), cria aplicativos para celular, sites, sistemas web e outros produtos tecnológicos. Em 2015, viu o seu faturamento aumentar em 200%. “A gente decidiu investir mais em bagagem técnica e na estruturação da gestão da inovação dentro da empresa. A gente precisava dessa força externa, vindo para dentro da empresa, para conseguir alavancar, melhorar o desempenho em projetos e o crescimento de clientes e de faturamento”, afirmou o empresário Patric Piton.

A diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) , Gianna Sagazio, ressalta a importância do programa Gestão da Inovação para o desenvolvimento das empresas. Só no ano passado, foram realizados cerca de 9 mil atendimentos em gestão da inovação e aproximadamente 6 mil capacitações sobre o tema em todo o país.

“O programa traz técnicas, instrumentos, casos que sirvam de exemplo e possam inspirar as empresas a implementar projetos de inovação e a localizar a inovação em suas estratégias empresariais”, destacou Gianna.

O IEL atua em rede em todo o território nacional e realiza consultorias visando ao aumento da competitividade das empresas por meio da inovação. Oferece soluções em gestão de inovação para empresas de diferentes portes, orientadas à inserção da inovação em suas estratégias e ao fortalecimento da cultura organizacional para a inovação, além de assessorá-las no desenvolvimento de competências e de um ambiente interno estruturado para inovação. Assista a reportagem completa .

Relacionadas

Leia mais

11 cursos do SENAI direcionados à Indústria 4.0
VÍDEO: Alunos de Robótica do SESI do DF compartilham conhecimentos com escolas públicas
Conheça os vencedores do Prêmio CNI de Economia 2016

Comentários