Programa SESI de Educação do Trabalhador é destaque no Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Reportagem tratou da iniciativa que atende empresas de todos os portes e atua em duas frentes - para quem não completou o ensino médio e a Educação continuada

“Temos 60% das pessoas que trabalham na indústria sem concluir o ensino médio, isso é questão séria para nós" - Sérgio Gotti

O Programa de Educação do Trabalhador do Serviço Social da Indústria (SESI) foi tema de reportagem divulgada no  domingo (6) no Pequenas Empresas & Grandes Negócios. A iniciativa, que atende empresas de todos os portes, tem duas frentes: a Educação de Jovens e Adultos (EJA), para quem não completou a escola até o ensino médio, e a educação continuada, que prevê reforço ou o aprendizado de novas competências por meio de cursos de curta duração em áreas como segurança no trabalho e inclusão digital.

Em 2015, mais de 170 mil trabalhadores passaram pela EJA e 1,6 milhão fizeram cursos de educação continuada pelo SESI. “Temos 60% das pessoas que trabalham na indústria sem concluir o ensino médio, isso é questão séria para nós. Porque esse trabalhador sempre tem que estar se atualizando, tem que conhecer o que tem de mais moderno nas normas técnicas”, comenta o gerente-executivo de Educação do SESI, Sérgio Gotti.

Entre as empresas atendidas está a pernambucana JBR Engenharia, que desenvolve projetos arquitetônicos e urbanísticos. O SESI ajudou a empresa a criar um núcleo de educação profissional interna, em que os cem funcionários fazem cursos e treinamentos. Inclusive, os professores que ministram as aulas são capacitados pelo SESI.

RETORNO CERTO – O dono da JBR Engenharia, Pedro Cavalcante, destaca que, desde que fundou a empresa, em 1994, investe em gestão de pessoas. Segundo ele, com mais escolaridade, o trabalhador se torna mais inovador. “A gente tem como uma crença forte que são as pessoas que fazem o sucesso de uma empresa”, afirma.

E essa crença fez com que o empresário criasse, em 2002, um instituto para qualificar jovens de uma comunidade carente próxima à empresa. Lá, a empresa oferece, entre outros conteúdos, reforço escolar em português e matemática. Para Cavalcante, colaborar com a educação dos jovens é também um investimento na empresa, já que alguns alunos que passaram pelo instituto hoje são funcionários. Veja a reportagem completa .

Relacionadas

Leia mais

7 motivos para visitar a Olimpíada do Conhecimento 2016
Núcleo de Acesso ao Crédito é destaque do Pequenas Empresas & Grandes Negócios
TV Globo faz reportagem sobre o apoio da Rede CIN para pequenas empresas exportadoras

Comentários