Olimpíada do Conhecimento promove palestras gratuitas e apresenta tecnologias do futuro

Sensações da internet, como Bruno Rocha (Hugo Gloss) e Jout Jout, estão entre os palestrantes

A OC2016 será realizada de 10 a 13 de novembro, ao redor do Ginásio Nilson Nelson

Entre os dias 10 e 13 de novembro, a Olimpíada do Conhecimento 2016 - maior competição de educação profissional das Américas - promoverá uma série de palestras gratuitas com grandes nomes da indústria, gastronomia, moda, entretenimento e da web em Brasília. Entre os palestrantes, estão as sensações da internet Bruno Rocha (Hugo Gloss) e Jout Jout; o criador do quadro Medida Certa, do Fantástico, Márcio Atalla; os estilistas Alexandre Herchcovitch, Ronaldo Fraga, Lino Villaventura e Lenny Niemeyer; o produtor musical Rick Bonadio, atualmente jurado do X Factor Brasil; os Irmãos Piologo, do Mundo Canibal, e o chef e apresentador do SBT Carlos Bertolazzi.


Cada palestra conta com 300 vagas disponíveis para o público. Para participar, basta fazer a pré-inscrição gratuita no site da Olimpíada do Conhecimento . Todas as palestras serão transmitidas ao vivo também no site da OC2016 . Acesse a programação completa .

EXPOSIÇÃO TECNOLÓGICA
Além das palestras, a OC2016 contará com uma série de atrativos com entrada gratuita, como a exposição A Arte do Ofício . O espaço é um verdadeiro museu montado com tecnologia de última geração: telas LCD, jogos interativos, trilhas sonoras instigantes e projeções digitais. Tudo isso para apresentar a magia do desenvolvimento e do uso de ferramentas e materiais utilizados pelo homem ao longo da história. Em uma linha do tempo que começa desde a pré-história e chega até os dias atuais, os visitantes encontrarão vídeos, documentos, obras de arte e até réplicas dos instrumentos utilizados pelos nossos ancestrais.

CARRO DO FUTURO
Um dos desafios dos competidores da Olimpíada é a montagem de um carro compartilhável, movido a energia solar ou elétrica e que seja não poluente. Esse tipo de carro deve substituir os que andam nas ruas hoje e funcionarão como as bicicletas de aluguel: ele fica parado em uma estação à espera de alguém que precise utilizá-lo para ir ao trabalho, à escola, ao shopping ou a qualquer outro lugar. Seis equipes trabalham no desenvolvimento de carros diferentes, que serão testados durante o torneio, em Brasília. Vale conferir as tecnologias inovadoras usadas nos veículos.

Leia todas as notícias da Olimpíada do Conhecimento 2016. Clique aqui

CASA INTELIGENTE
Outro desafio da competição é a construção de seis casas inteligentes de baixo custo, que utilizem o sol ou outras fontes de energia para iluminação ou o aquecimento de água. As casas também devem reutilizar a água, possuir sistemas automatizados de segurança e móveis multifuncionais. Serão construídas por estudantes de cursos técnicos de instalação hidráulica e elétrica, construção em alvenaria, aplicação de revestimento cerâmico e marcenaria.  Cada casa é pensada de acordo com a realidade das regiões do paíse e com materiais diferenciados, como contêineres, metais, madeiras, entre outros.

TUNAGEM DE CARROS
Os competidores da Olimpíada do Conhecimento também terão de transformar o motor, a suspensão, o som e a aparência de seis carros novos. Esse processo, conhecido como tuning, que deixa o carro do jeito que o motorista quer ou precisa, é feito por profissionais que conhecem as técnicas de mecânica e de pintura de automóveis. Tudo realizado durante a competição, para ser apreciado pelos visitantes. Além disso, para o público que é apaixonado por carros, uma pequena exposição apresentará alguns veículos da BMW, Stock car e Jeep Renegade.

ROBÔS DE LEGO
No Festival SESI de Robótica, você verá estudantes de 9 a 16 anos construindo e programando robôs com peças de Lego. Os robôs terão de executar tarefas como retirar animais (de lego) de uma área alagada ou salvar a “bicharada” de um incêndio na floresta. Os robôs farão essas tarefas em uma mesa de competições com muita música e descontração.

TECNOLOGIA QUE TRANSFORMA A SALA DE AULA
Já pensou em aprender matemática com games na internet? Você já viu simuladores, aplicativos de realidade aumentada, ambientes virtuais de aprendizagem e tecnologias educacionais de ponta? Essas modernas ferramentas da educação também estarão na Olimpíada do Conhecimento. O público poderá testar e interagir com essas novas tecnologias que já fazem parte do dia a dia das escolas do SESI e do SENAI.

ESCOLHER UMA PROFISSÃO
A Olimpíada do Conhecimento é uma verdadeira vitrine das profissões da indústria. Ao acompanhar as provas e os desafios da competição, você conhecerá as habilidades técnicas e pessoais exigidas pelas empresas. Também verá de perto as tarefas que profissionais de áreas como moda, transporte e logística, tecnologias da informação, construção e edificações e serviços precisam fazer no dia a dia das indústrias. Tudo isso ajudará você a se inspirar e a fazer a sua escolha.

VENHA CONHECER!
Visite a Olimpíada do Conhecimento, em Brasília. A entrada é gratuita! Se você não mora na capital, confira todas as informações e assista às palestras ao vivo no site desse mega evento !

SAIBA MAIS
Olimpíada do Conhecimento 2016
Quando: de 10 a 13 de novembro
Onde: Ginásio Nilson Nelson (estacionamento e parte interna) – Brasília / DF
Horário de visitação: 9h às 17h (todos os dias)
Acesse o site oficial da OC 2016
ENTRADA GRATUITA

Relacionadas

Leia mais

6 razões que explicam por que a educação do SENAI é uma das melhores do mundo
7 projetos de educação do SESI que preparam profissionais para o presente e para o futuro
Ações do SENAI e do SESI em todo o Brasil estimulam competitividade, inovação e educação

Comentários