Jovens apontam educação profissional como melhor caminho para o primeiro emprego, diz pesquisa do SENAI

De acordo com o levantamento, 72,4% dos entrevistados, com idades entre 13 e 18 anos, citam pontos positivos desse tipo de formação

73,5% dos entrevistados deram nota 7 ou superiores quando chamados a avaliar seu grau de realização ao fazer o curso

Os jovens brasileiros acreditam que cursos de educação profissional são importante caminho para conseguir o primeiro emprego . É o que aponta a pesquisa Os jovens, a educação e o ensino técnico , do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). De acordo com o levantamento, 72,4% dos 2.002 entrevistados, com idades entre 13 e 18 anos, citam pontos positivos desse tipo de formação, entre os quais ser um bom começo na carreira profissional, ter boa aceitação nas empresas e preparar melhor para o mercado de trabalho .

Entre os jovens que já fizeram cursos de educação profissional ou pretendem fazê-lo, 76,1% atribuíram grande importância a essa formação para conseguir o primeiro emprego. Os entrevistados deram notas 7, 8, 9 e 10 à pergunta: “Utilizando uma escala de 0 a 10, em que 0 é nenhuma importância e 10 é muita importância, qual o grau de importância que você acredita que um curso técnico tem para conseguir seu primeiro emprego?”. A avaliação é ainda mais quando a pergunta é sobre o futuro profissional: 79,5% desse grupo de entrevistados atribuíram notas de 7 a 10 quando perguntados sobre o tema.

“A educação profissional é o caminho mais rápido para o jovem se inserir no mercado", afirma Rafael Lucchesi

“A educação profissional é o caminho mais rápido para o jovem se inserir no mercado. Pesquisa do SENAI mostra que 65% dos nossos ex-alunos de cursos técnicos estavam trabalhando um ano após a conclusão do curso”, explica o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, que também é diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI) . “O jovem pode usar o ensino técnico para iniciar um projeto de vida com uma profissão já definida e com a possibilidade de uma carreira de sucesso. É uma grande oportunidade para o jovem brasileiro”, completa.
AVALIAÇÃO - De acordo com a pesquisa, 42,3% dos entrevistados consideram bom o ensino técnico oferecido no Brasil; 29,1% o avaliam como regular; 7,6% como ótimo, 2,9% como ruim e 1,1% como péssimo. Além disso, 15,7% não souberam opinar e 1,3% optaram por não responder à questão.

Os jovens foram entrevistados entre os dias 8 e 18 de outubro, em suas residências, em todas as regiões do país. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Segundo a pesquisa, 64,8% dos jovens entre 13 e 18 anos não veem preconceito contra o profissional formado no ensino técnico no Brasil. Apenas 25,1% acreditam haver algum preconceito e 9,6% não souberam responder. Essa visão varia pouco segundo a região do país: 69,3% dos jovens do Sul não veem qualquer tipo de preconceito, enquanto essa foi a resposta de 58,3% dos jovens ouvidos no Nordeste. O índice é o mesmo (64%) entre alunos de escolas públicas e privadas e muda pouco entre jovens de baixa renda (63%) e de alta renda (65%).


REFORMA DO ENSINO MÉDIO – A pesquisa também perguntou a opinião dos jovens sobre a reforma do ensino médio encaminhada pelo governo federal ao Congresso Nacional, em setembro. Entre os entrevistados, pouco mais da metade (53,2%) sabe sobre as mudanças propostas. O conhecimento é maior no Sul (65,7%) e menor no Nordeste (45,9%). Os alunos de escolas particulares (61,4%) se dizem mais informados do que os de instituições públicas (52%).

Entre os jovens que se dizem informados da reforma, 65,3% aprovam a inclusão do curso técnico como um dos caminhos de aprofundamento de formação para os alunos do ensino médio. Apenas 26,5% dos entrevistados se dizem contrários a essa mudança, 6% disseram não serem nem a favor nem contrários e 2% não souberam responder.

A aprovação à inclusão do curso técnico no ensino médio é maior entre moradores da região Sul (68,2%) e menor no Nordeste (63,9%); ligeiramente mais alta entre alunos de escolas particulares (69,3%) do que nas públicas (64,6%) e entre os próprios estudantes do ensino médio (67,2%) do que entre os jovens que cursam o ensino fundamental (63,2%).

INSTITUIÇÃO – O SENAI é a instituição de ensino mais apontada como responsável por oferecer cursos técnicos no Brasil, com 22,3% das citações dos entrevistados. Entre os pesquisados, 50,9% pretendem fazer um curso técnico (23,5% afirmam que farão esse tipo de curso com certeza e 27,4% dizem que, provavelmente, o farão).

A pesquisa também mostra que 16,8% já fizeram ou estão cursando ensino técnico e a satisfação com essa formação é grande: 73,5% atribuíram notas 7 ou superiores quando chamados a avaliar seu grau de realização ao fazer o curso.

Quase metade (47,7%) de quem já fez algum curso de educação profissional também pretende fazer outro. A intenção é maior entre jovens do Sudeste (50,3%), alunos de escolas públicas (49,5%), aqueles que estão cursando o ensino fundamental (51,5%) e estudantes de baixa renda (62,5%).

PERFIL – Os jovens entrevistados foram selecionados de acordo com a distribuição na população brasileira: 51,3% eram do sexo feminino e 48,7% do sexo masculino; 38,5% moram no Sudeste, 30,6% no Nordeste, 17,3% nas regiões Norte e Centro-Oeste e 13,7% no Sul. A maioria se vê como classe média (78,6%); 13,2% se dizem de baixa renda e 6,6% de alta renda. A ampla maioria dos jovens (89,2%) estuda, principalmente em escolas públicas (85,8%). Os alunos de escolas particulares são 13,8%.

Entre os entrevistados, 81,7% não trabalham e 18,2% estão no mercado de trabalho. As ocupações declaradas pelos jovens que trabalham são de baixa qualificação, como atendentes (21,4%), ajudantes, auxiliares e assistentes (21,1%), vendedores (12,9%), entre outras.

OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO – Os melhores alunos de cursos de educação profissional do Brasil participam da Olimpíada do Conhecimento 2016 , a maior competição de profissões técnicas das Américas, que ocorrerá entre 10 e 13 de novembro, em Brasília. O torneio reunirá 1.200 estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF); alunos dos ensinos fundamental e médio do Serviço Social da Indústria (SESI) e de escolas públicas do Distrito Federal.

Durante os quatro dias de torneio, os estudantes serão provocados a apresentar soluções e produtos para empresas e para a comunidade, além de participar de provas individuais que exigem precisão e raciocínio rápido. Os desafios ocorrerão numa estrutura de mais de 50 mil metros quadrados montada na área externa do Ginásio Nilson Nelson. A expectativa é que 100 mil visitantes passem pelo local durante a competição.

SAIBA MAIS - Faça o download da pesquisa do SENAI aqui no Portal da Indústria .

Leia também

Relacionadas

Leia mais

Indústria precisa qualificar 13 milhões de trabalhadores até 2020
Olimpíada do Conhecimento 2016 reúne os melhores alunos da educação profissional do país
Inclusão da educação profissional é a maior conquista da reforma do ensino médio, diz diretor-geral do SENAI

Comentários