Bate-papo Sindical apresenta boas práticas em defesa de interesses

Líderes e executivos de sindicatos empresariais da indústria reuniram-se para trocar experiências no Bate-papo Sindical sobre Defesa de Interesses

Líderes e executivos de sindicatos empresariais da indústria reuniram-se nesta quinta-feira (10.11), na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), para trocar experiências no Bate-papo Sindical sobre Defesa de Interesses. “É importante que tenhamos sindicatos mais fortes e uma mobilização associativa. E a FIEB é a casa do desenvolvimento sindical industrial” afirmou o 1º vice-presidente da FIEB, Carlos Gantois, na abertura do evento.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento no Estado da Bahia (Sinprocim-BA), José Carlos Telles Soares, compartilhou a boa prática do sindicato que resultou em conquista de benefício fiscal para o setor de produtos pré-fabricados de cimento. Ele enfatizou a importância do acompanhamento das ações dos órgãos públicos para buscar formas de viabilizar a indústria local.

O encontro também contou depoimento do presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (Simec/CE), José Sampaio Filho, que compartilhou como case do sindicato a criação da Câmara Setorial Eletrometal. Sampaio destacou a importância de fortalecer o relacionamento com instituições próximas ao setor, como universidades e órgãos públicos. “Para identificar e trabalhar os problemas do setor é preciso ampliar o olhar da defesa de interesses e o leque de atuação do sindicato. A aproximação com academias e demais instituições fortalece as ações de defesa de interesses”, afirmou.

Promovido pela FIEB, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o encontro faz parte das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). O bate-papo foi intermediado pelo consultor da CNI, Amir Kauss, que reforçou a importância de o sindicato definir uma pauta prioritária e estar munido de dados que fundamentem seus pleitos.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Produtividade do trabalho na indústria cresceu em 2017. Veja no Minuto da Indústria
Confiança do consumidor volta a cair em fevereiro, informa CNI

Comentários