Animação e confiança dão o tom dos competidores da OC2016 antes do início do torneio

Participantes celebraram a edição de 2016 da Olimpíada do Conhecimento com grande festa em Brasília.

Muita alegria, excitação, ansiedade e nervosismo. Mas, acima de tudo, bastante confiança. Tais sentimentos se misturaram entre os 1.200 competidores da Olimpíada do Conhecimento 2016 , aberta esta quarta-feira (9), com uma grande festa e o desfile das delegações dos estados e do Distrito Federal. Os vários competidores esbanjavam empolgação pelo início do torneio. As provas começarão nesta quinta-feira (10) e irão até domingo (13).

O estudante do curso técnico de edificações do Rio de Janeiro, Felipe Santos, 20 anos, estava entre os mais animados e confiantes. Ele contou que a preparação de quase cinco meses, apesar de intensa, valeu a pena. “Todos aqui queremos muito ganhar uma medalha, porque treinamos duro para isso. Tivemos muitos obstáculos e cansaço para superar, mas agora estamos aqui e não viemos à toa, viemos para ganhar”, afirmou.

O jovem integra a equipe de oito alunos e ex-alunos cariocas do SENAI que participam do desafio de projetar e construir uma casa popular inteligente . Como premissas, a residência deve fazer reúso de água, contar com sistemas de geração própria de energia, possuir móveis ergonômicos e multifuncionais, ser automatizada e cumprir normas de acessibilidade.

Dedicação e superação são marcas do competidor Marcos Vieira, do DF

INCLUSÃO - A dedicação ao treinamento e à superação pessoal, especialmente no lado psicológico, também marcam a trajetória do jovem Marcos Vieira, de 22 anos, da equipe do Distrito Federal, que é deficiente visual. Aluno de Tecnologia da Informação, Marcos é um dos vinte e sete competidores do Programa SENAI de Ações Inclusivas que farão provas do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) .

Ele participa do desafio de Operador de Microcomputador para Pessoas Com Deficiência que deverão mostrar habilidades na operação do equipamento. Também haverá provas para pessoas com deficiência nas ocupações de Costura Industrial e de Panificação. Marcos ficou cego aos 12 anos, após ser vítima de um incidente com arma de fogo, mas não deixou que a fatalidade o impedisse de seguir sua paixão pelos computadores.

Desde abril deste ano, ele se prepara para as provas da Olimpíada 2016. “Treinei bastante e me sinto apto. Também recebi preparação específicia para o controle emocional e psicológico durante a prova”, afirma o jovem, destacando que, no último mês antes do evento, fez sessões terapêuticas de coaching , aprendendo técnicas e instrumentos para controlar sua ansiedade.

Handerson Oliveira, de RR, confia na preparação de sua equipe

INOVAÇÃO - A expectativa de competir na Olimpíada é ainda maior entre os competidores de Boa Vista, capital de Roraima, que participam pela primeira da exposição Inova SENAI . “É a primeira vez que Roraima se apresenta na Olimpíada com um projeto inovador. Então a gente já chega aqui muito orgulhoso”, contou Handerson Oliveira. O estudante forma equipe com Marcelo Bedoni e Claudia Iris, para defender o Aplicativo Constrói Aí?, um dos 30 projetos finalistas, escolhidos entre 370 iniciativas inscritas em todo o país.

O aplicativo ajuda contratantes, profissionais e empresas da construção civil a interagirem para fazer negociações com eficiência. “A ideia é ajudar a todos: quem quer contratar serviços; os profissionais que podem anunciar seus serviços; as empresas de material de construção e as construtoras”, explicou Handerson. O competidor não escondeu o nervosismo, mas ressaltou que ele e os companheiros estão confiantes na preparação que fizeram.

Renan Carvalho integra a equipe gaúcha no desafio da casa popular sustentável

FYON HOUSE - Na avaliação de Renan Carvalho, 17 anos, de Passo Fundo, município do Rio Grande do Sul, o espírito de equipe adquirido durante o treinamento é fundamental para a boa e desempenho dos competidores. Aluno do SENAI do curso Técnico em Edificação Predial, Renan é responsável pela alvenaria na equipe gaúcha, de oito integrantes, que disputa o desafio da casa popular inteligente .

Para reforçar a união da equipe, logo no início da preparação o grupo resolveu se batizar com um nome: Fyon House. “Foi difícil, muitas vezes trabalhando sábado, domingo e feriado, além da semana, e muitas vezes de manhã, de tarde e de noite”, comentou.

A pernambucana Blenda Novaes está confiante que sua equipe vai ganhar ouro

FESTA SAUDÁVEL - Manter a animação sem perder o foco é o caminho que muitos competidores apontam para alcançar o sucesso na Olimpíada do Conhecimento. A jovem pernambucana Blenda Novaes, 23 anos, aluna do curso técnico de Panificação e Confeitaria, contou que está muito ansiosa com o novo formato dos desafios. “Mas certa de que levaremos uma medalha de ouro para casa”, afirmou.

Blenda integra a equipe pernambucana, de seis alunos, que se preparou por três meses para participar do desafio da Festa Saudável . Os competidores devem produzir pratos saudáveis para um evento com 20 convidados de diferentes idades e com restrições alimentares.

A COMPETIÇÃO – As competições da nona edição do evento se realizam entre 10 e 13 de novembro em Brasília. Além da competição principal, que contempla sete desafios multidisciplinares, haverá outras provas: desafios individuais, Avaliação Prática do Estudante, Inova SENAI e o Festival SESI de Robótica FLL.

Realizado de dois em dois anos pelo SENAI e pelo SESI, participam do torneio jovens que fizeram ou estão concluindo cursos técnicos ou de aprendizagem profissional do SENAI ou dos Institutos Federais, estudantes do SESI e de escolas públicas.

No evento, são avaliados os conhecimentos teóricos e práticos, as habilidades intelectuais e as atitudes consideradas essenciais para o exercício profissional competente, além do resultado final: projetos desenvolvidos em uma situação real de trabalho representando diversas profissões. Além disso, o desempenho dos competidores na Avaliação Prática do Estudante é usado para medir a qualidade dos cursos técnicos e de qualificação oferecidos pelo SENAI.

SAIBA MAIS
Olimpíada do Conhecimento 2016
Quando: de 10 a 13 de novembro
Onde: Ginásio Nilson Nelson (estacionamento e parte interna) – Brasília / DF
Horário de visitação: 9h às 17h (todos os dias)
Acesse o site oficial
ENTRADA GRATUITA

Relacionadas

Leia mais

7 motivos para visitar a Olimpíada do Conhecimento 2016
Olimpíada do Conhecimento 2016 reúne os melhores alunos da educação profissional do país
Abertura da Olimpíada do Conhecimento reafirma poder transformador da educação

Comentários