15 momentos marcantes da Olimpíada do Conhecimento 2016

Nos quatro dias de evento, os jovens demonstraram toda a habilidade técnica que aprenderam em sala de aula em uma disputa emocionante e que atraiu milhares de pessoas à estrutura montada no centro da capital do país

Foram anunciados na noite deste domingo (13) os vencedores da Olimpíada do Conhecimento 2016. O evento, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em Brasília, reuniu 1.200 alunos de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI, dos Institutos Federais de Educação Profissional, alunos do SESI e de escolas públicas.

Nos quatro dias de evento, os jovens demonstraram toda a habilidade técnica que aprenderam em sala de aula em uma disputa emocionante e que atraiu milhares de pessoas à estrutura montada no centro da capital do país. Além dos grandes desafios propostos às equipes, os estudantes participaram de desafios individuais, do Festival SESI de Robótica, de uma disputa de projetos inovadores - Inova SENAI, Grand Prix SENAI de Inovação, Mostra SESI de Ciências e Engenharias, entre outros eventos paralelos. Confira uma seleção de fotos dos principais momentos da OC2016:

1. Uma mega estrutura para receber competidores e visitantes
A Olimpíada do Conhecimento 2016 ocupou uma área de 50 mil metros quadrados na área externa do ginásio Nilson Nelson, no centro de Brasília. Ao todo, 118.754 pessoas passaram pelo local entre os dias 10 e 13 de novembro.

2. Abertura em grande estilo
O ginásio Nilson Nelson ficou pequeno para tanta emoção durante a abertura da Olimpíada do Conhecimento. Foi um show de luzes, projeções, dançarinos e claro, das delegações com competidores de 26 unidades da federação.

3. Teve noite de glamour no SENAI Brasil Fashion
Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de vários estados apresentaram mini-coleções de moda, desfiladas por modelos renomadas no Brasil e no exterior. Para chegar a esse resultado, os estudantes receberam orientações de grandes estilistas do setor: Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga e Lenny Niemeyer.

4. Sobrou ação no Festival SESI de Robótica
A disputa reuniu 54 equipes de escolas públicas e do Serviço Social da Indústria (SESI). São estudantes de 9 a 16 anos que encontraram na robótica uma maneira divertida de aprender matemática, química e física e lições como a importância do trabalho em equipe.

5. Uma viagem pela magia das profissões
Essa foi a proposta da exposição A Arte do Ofício. Ferramentas e materiais usados pelo homem ao longo da história foram apresentados em vídeos, documentos históricos, obras de arte e réplicas dos instrumentos utilizados pelos nossos ancestrais. Profissionais, como o luthier da foto, fizeram peças durante toda a mostra.

6. Palestras disputadíssimas
Quem passou pela Olimpíada do Conhecimento, também podia participar do ciclo de palestras. Games, customização de carros, saúde, marketing digital e moda, foram apenas alguns dos temas.

7. O futuro chegou na Olimpíada do Conhecimento
O projeto Escola SESI SENAI do Futuro mostrou ao público as tecnologias usadas pelas duas instituições em salas de aula. Era possível testar, por exemplo, simuladores e aplicativos de realidade aumentada.

8. Moda pra cachorro
Alunos do SENAI foram desafiados a produzir peças de roupas multifuncionais, do tipo jaqueta que vira bolsa. Além disso, tinham de fazer roupinhas para cães. Tudo pensado dentro do conceito de sustentabilidade.

9. Quanto mais leite melhor
O desafio dos estudantes de institutos federais foi o de aumentar o conforto térmico dos animais, reaproveitar água, dentre outras medidas. Na prática, eles precisavam unir tecnologia e técnicas tradicionais para aumentar a produtividade leiteira.

10. Teve casa inteligente
Erguer uma casa popular inteligente, da prancheta à última telha, foi o desafio proposto aos alunos do SENAI. Uma casa que faz reúso de água e tem sistemas de geração própria de energia e de redução do consumo.

11. Carro compartilhado
Em outro desafio, o objetivo era desenvolver um carro conceito para ser compartilhado como as bicicletas de aluguel. Cada automóvel precisava ser movido a energia solar ou elétrica e sem emissão de poluentes.

12. Tecnologia de ponta
A OC2016 reuniu não apenas competidores, como também uma série de equipamentos de ponta utilizados nas indústrias mais modernas. Um dos destaques foi o robô Eva, que simula o corpo humano. Boa parte dele é feita de peças criadas em uma impressora 3D.

13. Interatividade com o público
No espaço Escola SESI SENAI do Futuro, o público conheceu novas tecnologias já utilizadas ou previstas para o ensino. O aparelho de realidade aumentada, por exemplo, permite a interação com o usuário.

14. Avaliação da Educação Profissional
Estudantes de todo o Brasil fizeram as provas do Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP) dos cursos de qualificação profissional. Entre eles, 27 alunos do SENAI com algum tipo de deficiência dos cursos de Panificação, Operador de Microcomputador e Costura. Para garantir a total acessibilidade deles, que integram o Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), foram feitas algumas adaptações nos equipamentos.

15. Empresários
Algumas disputas como o Inova SENAI e o Grand Prix SENAI de Inovação contaram com a participação de empresários. Eles foram os responsáveis por avaliar os processos e produtos desenvolvidos pelos alunos e instrutores do SENAI. Se os olheiros se interessam por essas ideias, eles podem financiá-las para inserí-las no mercado.

Leia todas as notícias sobre a Olimpíada do Conhecimento. Acesse as fotos do evento no perfil da CNI no Flickr.

Leia também

Relacionadas

Leia mais

Estudante do SESI é destaque em concurso de Matemática organizado por associação internacional
Ex-alunos do SENAI se classificam para competição mundial da Volvo
Indústria precisa qualificar 13 milhões de trabalhadores até 2020

Comentários