TV Globo faz reportagem sobre o apoio da Rede CIN para pequenas empresas exportadoras

Em 2015, a Rede CIN fez mais de 43,3 mil atendimentos a 6.612 empresas

Em 2015, a Rede CIN fez mais de 43,3 mil atendimentos a 6.612 empresas

Pequenas empresas têm tanto potencial quanto as grandes para exportar. Mas o processo de preparação até fechar negócios pode ser difícil, se feito sozinho. Por isso, a Rede  Brasileira de Centros Internacionais de Negócios ( Rede CIN ), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) , ajuda indústrias em todos os estados brasileiros a passar pelas etapas até concretizar a operação no comércio exterior. 

Prova disso é a Caleidoscópio , marca alagoana de joias artesanais, comandada pelas irmãs Janine e Renata Fontan, e pela mãe da dupla, Maílda. Elas tiveram o suporte do CIN-AL, da Federação de Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), para conseguir levar as peças ao exterior. A história delas foi destaque do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios no último domingo (9). 

"Eles possibilitam que a gente consiga informações que muita gente não sabe que existe. Todo esse treinamento e informações são possíveis por meio da Rede CIN", afirma Janine Fontan. O diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, explicou que essa preparação vai desde a sensibilização até as capacitações e cursos. E alertou que é preciso ir com calma, pois os resultados não são imediatos. "O processo de comércio exterior não acontece de um dia para o outro, tem que ter paciência, é de longo prazo, mas ele tem uma durabilidade maior também", afirmou. 

REDE CIN - A Rede CIN está presente nas federações estaduais de indústrias de todos os estados brasileiros. Em 2015, a Rede CIN fez mais de 43,3 mil atendimentos a 6.612 empresas. Os serviços mais demandados foram a emissão do Certificado de Origem - mais de 33 mil emitidos - e a preparação para a exportação: a Rede CIN realizou 2.520 capacitações no ano passado. Entre as empresas atendidas, 2 mil já são exportadoras. Elas negociaram US$ 17 bilhões com mercados internacionais em 2015, o que corresponde a 9% das exportações brasileiras no ano passado. Acesse o site da Rede CIN. 

ASSISTA - Veja a reportagem completa no site do Pequenas Empresas & Grandes Negócios 

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