SENAI do Rio Grande do Sul se prepara para Olimpíada do Conhecimento

Competição será realizada de 10 a 13 de novembro, em Brasília, e contará com provas que exigem habilidade técnica e conhecimento sobre o mercado de trabalho

Uma casa popular inteligente, automatizada e sustentável e dois carros, um customizado e o outro desenvolvido com energia renovável, vão representar o SENAI do Rio Grande do Sul na Olimpíada do Conhecimento (OC2016), que será realizada de 10 a 13 de novembro, em Brasília. Com provas que exigem habilidade técnica e conhecimento sobre o mercado de trabalho, o novo formato da competição também envolve muita criatividade. 

Os estudantes serão desafiados a apresentar soluções e produtos para empresas e para a comunidade, além de participar de provas individuais que exigem precisão e raciocínio rápido. A competição está dividida nos seguintes desafios: Avaliação Prática do Estudante, Desafios por Equipe, Desafios Individuais e Inova Senai. Todos os desafios valem pontos para as unidades da federação representadas na competição. Além do ginásio Nilson Nelson, localizado na região central de Brasília, a OC2016 ocupará uma área de 50 mil metros quadrados construída no estacionamento do ginásio, próximo ao Estádio Nacional Mané Garrincha. A visitação, gratuita, será de 9h às 17h, nos quatro dias da disputa. O público esperado é de mais de 100 mil pessoas e a realização é do SENAI e do SESI. 

Para a principal disputa da Olimpíada - o desafio por equipes - os estudantes de diferentes áreas formaram times e apresentaram projetos para a competição. De mais de 150 formulados, 42 foram classificados. O SENAI-RS classificou os seguintes projetos: 

CASA POPULAR INTELIGENTE - O projeto da casa sustentável da equipe Fyon Sustentabilidade alia a conscientização da preservação do meio ambiente e o desenvolvimento de tecnologias. A equipe é composta por oito alunos do SENAI de Passo Fundo e utiliza madeira descartada, blocos de concreto e pneus usados. 

TUNING - O tuning de carro, desafio de Transporte e Logística, é um Ford Ka Sedan customizado com novas tendências na pintura automotiva, modificações estéticas e de performance no motor. Quatro alunos do SENAI Automotivo de Porto Alegre participam. 

CARRO CONCEITO COMPARTILHÁVEL - O projeto do Meqcar tem como objetivo desenvolver um carro compacto para um ocupante e não utilizar combustível fóssil. Por se tratar de um carro pequeno, há um melhor aproveitamento do espaço de circulação e estacionamento. O projeto tem o envolvimento de oito alunos do SENAI de Santa Rosa e integra o desafio Tecnologia de Manufaturas e Engenharia. 

Os outros desafios da Olimpíada serão Tecnologias da Informação e Comunicação, com o objetivo de desenvolver produtos ou softwares que contribuam para a redução do impacto social, econômico e ambiental de consumo tanto em residências, quanto em empresas; Engenharias Agrícola e Pecuária, apresentando projetos que possam aumentar a produção leiteira, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico do setor agropecuário; Moda e Criatividade, com a tarefa de customizar peças de roupas de fábrica, transformando-as em novas peças ou acessórios exclusivos, além de desenvolver roupas com características funcionais; e Serviços, com equipes de estudantes do SENAI da área de serviços e alimentação que terão de produzir pratos saudáveis para serem servidos durante um evento, que terá pessoas de diferentes idades e com restrições alimentares. 

INOVA SENAI - No espaço Inova SENAI, serão apresentados 30 projetos e processos inovadores, desenvolvidos por docentes, técnicos, alunos e representantes de empresas. O objetivo é mais um mecanismo para aprimorar a prática pedagógica, com foco na inovação e no desenvolvimento de projetos como situação de aprendizagem. 

O Rio Grande do Sul terá dois projetos: 

O Controle Direcional e de Aceleração Via Aplicativo para Smartphone Android para Cadeira de Rodas Motorizada é de autoria dos alunos Mauricio Borba de Carvalho e Daniela Schwab, com orientação dos docentes Taiser Barros e Roger Rohr, do SENAI Santa Cruz do Sul. O projeto é um equipamento que oferece aos cadeirantes uma interface de controle para movimentação da cadeira de rodas, onde os comandos poderão ser acessados na tela do celular ou por comando de voz. O controle do movimento da cadeira de rodas é realizado por um sistema eletrônico composto por uma placa de acionamento do tipo dupla ponte H com mosfets. Os sinais de acionamento serão provenientes de um microcontrolador Arduino. Com o uso de um módulo de comunicação bluetooth é possível enviar comandos e receber informações de sensoriamento no Smartphone. 

O projeto Incorporação de pó de pneu em elastômetro Termoplástico TPE–S foi desenvolvido pelas alunas Jaiane de Araújo Luiz e Taís Jobim da Luz, orientadas pelos docentes Cristian da Costa Rosa e Douglas Escher, do Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros. A invenção é uma mistura de elastômero termoplástico com pó de pneu, tendo a vantagem de ser um produto ecológico, pois utiliza um resíduo industrial, mais viável economicamente, com propriedades similares aos TPE-S comerciais. O material pode ser aplicado em indústrias de transformação de elastômeros termoplásticos, mais especificamente em vedações e conexões especiais de alta performance, já que a mistura se matém mais estável com a degradação térmica. 

Relacionadas

Leia mais

SENAI tem vagas pagas e gratuitas em 25 estados e no Distrito Federal. Não perca tempo!
Seis equipes participam do desafio de tuning de carros na Olimpíada do Conhecimento 2016
CNI e SENAI são destaques de especial sobre inovação do UOL

Comentários