Olimpíada do Conhecimento prova que curso técnico é caminho para carreira de sucesso, diz diretor-geral do SENAI

Rafael Lucchesi, explica que as novas provas buscam testar habilidades que serão exigidas dos profissionais do futuro

Olimpíada do Conhecimento , maior competição de educação profissional das Américas, vai reunir, de 10 a 13 de novembro, em Brasília, os melhores alunos de cursos técnicos do Brasil. Durante quatro dias, 1.200 estudantes participam de um super torneio em que os competidores precisam demonstrar conhecimentos teóricos e práticos, habilidades intelectuais e as atitudes consideradas essenciais para o exercício profissional competente. Em uma área de 50 mil metros quadrados construída no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, os estudantes serão provocados a apresentar soluções e produtos para empresas e para a comunidade, além de participar de provas individuais que exigem precisão e raciocínio rápido. 

Na 9ª edição, o evento retorna à capital federal, depois da estreia há 15 anos, com um novo formato: a inclusão de tarefas por equipes. Os alunos terão de apresentar produtos inovadores e sustentáveis em sete desafios: Casa Popular Inteligente, Carro Conceito Compartilhável, Solução Sustentável em TI, Roupa Multifuncional, Festa Saudável, Tuning e Produtividade Leiteira. O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi, explica que as novas provas buscam testar habilidades que serão exigidas dos profissionais do futuro: “Os competidores terão de demonstrar que são capazes de trabalhar em equipe, com bom relacionamento interpessoal, liderança, gestão e comunicação”, diz ele, em entrevista à Agência CNI de Notícias 

Lucchesi, que também é diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI) , explica que os competidores possuem nível de excelência e, geralmente, conseguem enorme êxito na vida profissional. “O jovem que faz educação profissional já é um vencedor. Ele se insere mais rápido no mercado de trabalho e consegue um diferencial na renda”, afirma. Confira na entrevista:

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Qual a importância da Olimpíada do Conhecimento para a indústria e para o país? 

RAFAEL LUCCHESI - A Olimpíada do Conhecimento tem um papel extremamente relevante como uma grande reflexão na sociedade brasileira da agenda de educação e no fomento dos cursos técnicos no Brasil. É o momento em que o SENAI coloca em discussão na sociedade a importância da educação profissional para o jovem e para o país. Mostramos que a educação profissional tem diversos benefícios: o jovem ganha uma profissão, pode se inserir no mundo do trabalho e pode prosseguir seus estudos. Ganham as empresas, que terão trabalhadores mais produtivos, com nível de excelência maior, e ganha a sociedade, porque vamos melhorar a produtividade do trabalho no país. Além disso, em todas as ocupações industriais, definimos os níveis de excelência e identificamos nossos melhores profissionais. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Nesta 9ª edição, houve algumas mudanças no formato da Olimpíada. Por quê? 

RAFAEL LUCCHESI - A Olimpíada do Conhecimento mudou para serem inseridas, especialmente, provas em equipe. Com esse novo formato, é possível testar habilidades que serão muito exigidas dos profissionais do futuro, como capacidade de trabalhar em equipe e de relacionamento interpessoal, liderança, gestão e comunicação. Além disso, as provas serão mais atrativas ao público, pois vão demonstrar, por meio de produtos que serão apresentados e expostos durante a competição, como os profissionais com formação técnica são importantes para a sociedade. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Quais os benefícios para os jovens que participam da disputa? 

RAFAEL LUCCHESI - Ao competir na Olimpíada do Conhecimento, o estudante ganha uma série de atributos comportamentais como foco, planejamento, preparação e excelência, que vão abrir portas para a inserção desse jovem no mercado de trabalho. Em geral, os nossos campeões conseguem enorme êxito na sua vida profissional: ou vão trabalhar em empresas, prosseguem seus estudos ou viram instrutores no SENAI, que é o maior complexo de educação profissional da América Latina. Em geral, os competidores são pessoas diferenciadas, com um nível de excelência para desempenhar funções técnicas e na gestão e liderança de times. Independentemente de participar da competição, o jovem que faz educação profissional já é um vencedor. Ele se insere mais rápido no mercado de trabalho e consegue um diferencial na renda. Todas as pesquisas demonstram que trabalhadores com essa formação têm renda maior do que aqueles que não fazem educação profissional. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Qual é o acréscimo na renda de quem faz educação profissional? 

RAFAEL LUCCHESI - Há um diferencial significativo. Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) demonstrou que, entre dois indivíduos com a mesma escolaridade, os que frequentaram o ensino técnico (de nível médio) tiveram aumento de 15% na renda. Se essa formação for do SENAI, esse acréscimo é ainda maior, de 24%, o que não é trivial. É um diferencial importante. Várias ocupações técnicas competem muito bem com formações de nível superior. É o caso do técnico em mineração, que recebe, em média, R$ 7,3 mil (de acordo com dados da pesquisa RAIS/Ministério do Trabalho de 2015). 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Como a educação profissional pode ajudar o jovem, que faz parte do segmento mais afetado pelo desemprego neste momento? 

RAFAEL LUCCHESI - No Brasil, hoje nós temos 11% de desemprego na população aberta e, entre jovens, é mais que o dobro, 25%. Investir em educação profissional é uma estratégia muito interessante para uma pessoa que perdeu o emprego se requalificar e para um jovem que busca o primeiro emprego. O curso de educação profissional é o atalho mais rápido para se inserir no mercado. Pesquisa de 2015 mostra que 65% dos ex-alunos do SENAI que concluíram curso técnico em 2014 já estavam trabalhando.  Para alguns jovens, essa inserção no mercado de trabalho pode ser o único passaporte para a continuação dos estudos, porque ele vai ter os recursos necessários para dar continuidade à sua formação. O jovem pode usar o ensino técnico para iniciar um projeto de vida com uma profissão já definida e com a possibilidade de uma carreira de sucesso. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Quais são as perspectivas para o trabalhador com formação profissional nos próximos anos no Brasil? 

RAFAEL LUCCHESI - O SENAI elabora um estudo chamado Mapa do Trabalho Industrial para subsidiar o planejamento da oferta de cursos em todo o país e, para isso, faz uma projeção de como vai se comportar o mercado de trabalho nos próximos anos. A previsão é que, no período de 2017 a 2020, o mercado vai demandar a formação de 13 milhões de trabalhadores de ocupações industriais com nível técnico, qualificação técnica e de nível superior. Desse total de profissionais qualificados, 28% serão para preencher novas oportunidades de emprego. A previsão é que algumas áreas liderem a demanda por trabalhadores qualificados: Construção, Meio Ambiente e Produção, Metalmecânica, Alimentos, Vestuário e Calçados, Tecnologias da Informação e Comunicação, Energia, Veículos, Petroquímica e Química, entre outros.  O estudo demonstra a vitalidade do mercado de trabalho no Brasil no horizonte dos próximos quatro anos. A agenda de qualificação também aponta a preocupação que as empresas têm no sentido de obter ganhos na produtividade do trabalho, que é determinado pelo aumento da competitividade no ambiente econômico. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Pesquisa da CNI mostrou justamente que os empresários consideram a qualidade de mão de obra um dos principais obstáculos ao aumento da produtividade. Como isso ocorre? 

RAFAEL LUCCHESI - Temos um problema grave de produtividade no Brasil. Precisamos de cinco brasileiros para ter a mesma produtividade de um trabalhador norte-americano, e isso afeta a competitividade das empresas. Vários fatores concorrem para isso, mas no longo prazo, há um consenso que a produtividade é função da educação, regular ou básica, e da educação profissional. Nós sabemos fazer uma educação profissional de excelência, o resultado da WorldSkills (a olimpíada internacional de profissões técnicas de 2015, quando o Brasil ficou em primeiro lugar) demonstra que o país tem uma educação profissional de excelência, sobretudo a praticada pelo SENAI. Mas é preciso ampliar isso no estoque da população. Temos hoje algo como 11% dos jovens entre 15 e 17 anos que fazem educação profissional junto com educação regular, enquanto a média nos países desenvolvidos é acima de 50% e alguns, como Finlândia e Áustria, têm mais de 70% de seus jovens em cursos técnicos. Vários países estão fazendo reformas de seus sistemas educacionais para valorizar a educação profissional. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - O Brasil também discute uma reforma do ensino médio. Qual é sua avaliação sobre a proposta, do ponto de vista da educação profissional? 

RAFAEL LUCCHESI - A reforma do ensino médio vai na direção correta do que os países desenvolvidos e emergentes têm feito: um sistema de ensino médio mais diversificado e flexível. Essa é a tendência no mundo, pois oferece mais oportunidades ao jovem e cria um diálogo melhor com a sociedade.  No Brasil, a atual reforma inclui o curso técnico como uma das trilhas possíveis de formação do estudante. Isso vai dialogar melhor com o interesse dos jovens, como também com seus projetos de vida. A experiência de outros países demonstra que esse tipo de modelo melhora a qualidade da educação, o nível de engajamento dos jovens nessa fase educacional e o resultado final no aprendizado. A educação profissional abre oportunidades para cerca de 80% dos jovens brasileiros que, atualmente, não têm acesso ao ensino superior. Profissões técnicas permitem a construção de carreiras promissoras em áreas que empregam tecnologias de ponta. São caminhos, além de tudo, para os jovens exercerem com sucesso uma vocação. 

Relacionadas

Leia mais

Faltam novas reformas para Brasil estimular crescimento econômico
Como se qualificar para ter uma carreira de sucesso é tema de debates no Facebook do SENAI
6 razões que explicam por que a educação do SENAI é uma das melhores do mundo

Comentários