Não espere por outros, chame para si responsabilidade pela construção da carreira, diz especialista

Tenha autonomia, cuide da própria carreira e não espere por outros para construir seu futuro profissional. As dicas são do médico Eugênio Mussak, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional

Tenha autonomia, cuide da própria carreira e não espere por outros para construir seu futuro profissional. As dicas são do médico Eugênio Mussak, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional. Palestrante do Fórum IEL de Carreiras , ele concedeu entrevista à Agência CNI de Notícias durante a edição realizada em Goiânia. Na conversa, orientou que todo profissional deve estar em permanente desenvolvimento, defendeu que o jovem desenvolva competências diversas e mencionou a importância da “dobradinha” sala de aula-estágio para uma carreira de sucesso. 

“As carreiras estão ficando cada vez mais exigentes. Busque fazer as tarefas da maneira mais adequada e perfeita possível, e esteja em um processo de aprimoramento permanente. Nunca passe um ano sem se aprimorar em todos os sentidos”, disse Mussak. As próximas edições do Fórum IEL de Carreiras estão marcadas para Vitória-ES (6/10), Salvador-BA (28 e 29/10) e Caruaru-PE (10/11). Confira a entrevista: 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Como o jovem deve se preparar para o mercado de trabalho? 

EUGÊNIO MUSSAK - Em primeiro lugar, é muito importante desenvolver a consciência quanto à importância de ele cuidar da própria carreira, é o que chamamos de autonomia . O jovem que fica esperando que a escola faça, que a empresa faça, que o pai mande, acaba perdendo mais tempo. Ele precisa puxar para si a responsabilidade pela construção da sua carreira. O mercado hoje tem essa exigência maior porque está muito competitivo, mais do que já foi em outras épocas. A pessoa deve estar em processo permanente de desenvolvimento. Além disso, eu diria que é importante, especialmente para o profissional que está no início da construção de uma carreira, que preste atenção em mais de um tipo de competência, que é a condição que nos permite realizar um trabalho. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Quais são essas competências? 

EUGÊNIO MUSSAK - Hoje, as competências estão divididas em quatro categorias: 1 - Técnicas, que é o grande foco das escolas e faculdades; 2 - Organizacionais, para gestão, planejamento, criação de métodos de trabalho. Existe gente que é muito boa tecnicamente, mas desorganizada e, por isso, não vai para frente; 3 - Temos as chamadas competências humanas, de relacionamento, de comunicação, da capacidade de exercer liderança, praticar empatia, trabalhar em equipe; 4 - O quarto grupo é o de competências de excelência, ligadas ao aprimoramento permanente, à preocupação com detalhes, respeito com a estética, seja da comunicação, dos ambientes, do vestuário, da apresentação física. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Qual a importância da sala de aula e do estágio nesse processo de desenvolvimento do jovem? 

EUGÊNIO MUSSAK - Essa é uma dobradinha essencial. A sala de aula é que te dá o conhecimento, te ensina a pensar, te coloca em contato com o raciocínio lógico, com a cultura, com o conhecimento de modo geral. O livro, o professor, o trabalho em equipe na escola são essenciais. Já o estágio dá a aproximação da teoria com a prática. Pouco adianta para uma carreira você ser muito teórico e ter dificuldade de aplicar. O estágio tem essa virtude. Sempre lembrando que o estágio é um trabalho cuja finalidade principal não é o resultado do trabalho, mas o resultado da aprendizagem . O estágio existe para você entrar em contato com a carreira, para você sair do mundo da teoria e visitar o território da prática. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - É importante que o estudante faça mais de um estágio ou o máximo de estágios possíveis? 

EUGÊNIO MUSSAK - Sim, mas o importante não é o número de estágios que você faz, e sim a qualidade do estágio. Essa qualidade depende muito mais de você que da empresa. Senão, você fica lá um tempo e sai da maneira como entrou. É preciso ser curioso, fazer perguntas, ser pró-ativo, querer participar. Quando você pensa em colecionar estágios você está fazendo um já pensando no seguinte. O estágio é o complemento a sua formação acadêmica, que continua sendo essencial. Então, quando você tenta fazer muitos estágios isso pode prejudicar o estudo. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - O Fórum IEL de Carreiras é uma oportunidade para o jovem buscar informações que podem ser decisivas para os rumos de sua carreira? 

EUGÊNIO MUSSAK - Fóruns, congressos, simpósios e encontros são espaços em que você entra em contato com uma realidade ampliada. Isso não é só para o jovem – o profissional já estabelecido, com anos de carreira, precisa sair de vez em quando para ir a um congresso para ter momentos de reflexão, pensar diferente, ver coisas novas. Sou extremamente favorável à participação das pessoas em congressos, em encontros, em eventos como este. Eu mesmo procuro participar. Agora, para o jovem é mais importante ainda porque é momento em que ele vai entrar em contato com uma realidade que ele ainda não conhece. Ele vai ter contato com pessoas que têm mais experiência, mais vivência e que podem compartilhar sua experiência de vida. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - O senhor aborda em suas palestras a psicologia organizacional. Pode nos falar um pouco sobre o tema? 

EUGÊNIO MUSSAK - É o ramo da psicologia que trata das questões de comportamento dentro dos ambientes de trabalho. Hoje, as empresas têm um componente em sua gestão que se chama DHO – desenvolvimento humano e organizacional –, que é um processo em que você desenvolve a empresa através do desenvolvimento de suas pessoas. Isso tem muito de psicologia, porque trata de como a pessoa se comporta, se relaciona, não só entre os colegas, mas com os valores, objetivos da empresa, demandas, crises, desafios, mudanças permanentes. 

AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Qual a mensagem que o senhor deixa para o jovem que quer empreender ou seguir uma carreira de sucesso? 

EUGÊNIO MUSSAK - As carreiras estão ficando cada vez mais exigentes. Busque fazer as tarefas da maneira mais adequada e perfeita possível, e esteja em um processo de aprimoramento permanente. Nunca passe um ano sem se aprimorar em todos os sentidos. Tem gente que diz: ‘não melhorei muito neste ano, mas também não piorei’. Lamento dizer, mas esta pessoa piorou sim, porque está sendo comparada com uma média que está evoluindo, e a régua está subindo. Acreditem nos seus projetos, nos seus sonhos e se joguem neles com paixão e com inteligência. A paixão nos move e a inteligência nos dá a orientação de como esse movimento deve ser feito. 

FÓRUM IEL DE CARREIRAS - Saiba tudo sobre o evento e veja como participar das próximas edições. Acessse o site do Fórum IEL de Carreiras 

Relacionadas

Leia mais

Núcleo Estadual de Inovação do IEL-SP premia os principais casos de sucesso do Inova Talentos
Especialistas defendem atualização do currículo e formação continuada
IEL e CNPq lançam programa para empresas que buscam soluções tecnológicas

Comentários