VÍDEO: Assista ao Minuto da Indústria com os destaques de 26 a 30 de setembro

A indústria brasileira apoia a decisão da Câmara de Comércio Exterior da Presidência da República de revogar o acordo marítimo com o Chile.

A indústria brasileira apoia a decisão da Câmara de Comércio Exterior da Presidência da República de revogar o acordo marítimo com o Chile. A CNI defende que várias empresas possam fazer o transporte de cargas na rota Brasil-Chile porque, com a concorrência, o valor do frete deve cair. Hoje, o valor pago é até 40% mais caro do que para distâncias maiores. Atualmente apenas duas multinacionais com oito navios fazem esse trabalho para cinco mil empresas. Desde 2014, a CNI alerta o governo sobre os prejuízos causados pelo acordo.

Outro assunto de destaque é a pesquisa divulgada pela CNI que mostra as principais barreiras enfrentadas pelas micro e pequenas empresas para exportar. Elas sofrem principalmente com o custo do transporte, tarifas cobradas por portos, aeroportos e com as leis, que são muitas e complexas. A pesquisa feita em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, ouviu mais de 540 empresas exportadoras com até 49 funcionários.

SAIBA MAIS - O Minuto da Indústria é uma produção da Agência CNI de Notícias veiculado todas as sexta-feiras. O vídeo traz os principais assuntos que foram destaque nna semana sobre a indústria brasileira e internacional.

Relacionadas

Leia mais

Pequenos negócios são fundamentais para a retomada do crescimento do Brasil, afirma Robson Braga de Andrade
Exportações podem ajudar Brasil a sair da crise
5 serviços que a CNI oferece para pequenas e médias empresas

Comentários