Exposição do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas chega a Recife

O Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas desembarcou, nesta terça-feira (27), na cidade natal do artista que dá nome à premiação.

Antes de chegar a Recife, a mostra passou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba

O Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas desembarcou, nesta terça-feira (27), na cidade natal do artista que dá nome à premiação. Recife é o último destino a receber a fase itinerante do projeto. As obras de Berna Reale, Gê Orthof (DF), Grupo EmpreZa (GO), Nicolás Robbio (SP) e Virgínia de Medeiros (BA) podem ser vistas no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) até 27 de novembro. No museu também estão expostas algumas obras da homenageada dessa edição, a artista Amelia Toledo.

O visitante poderá conhecer ainda o projeto de curadoria vencedor da 5ª edição do prêmio: a mostra “Zona de Perigo”, do goiano Divino Sobral, que tem trabalhos de 12 artistas brasileiros com suas visões sobre criminalidade, violência, segurança e justiça. “Essa mostra nasceu de um processo de pesquisa premiado. A ideia é fazer pensar sobre que direito tem um homem de culpar e de matar o outro”, explica Sobral.

Antes de chegar a Recife, a mostra passou por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba. Para o brasiliense Gê Orthof, é de extrema importância a oportunidade de mostrar os trabalhos em diferentes cidades. “Essa edição do Prêmio mostrou uma produção do país como um todo. Colocar isso em circulação pelas capitais é único e serve de incentivo para outros artistas”, afirma. A artista Berna Reale também se empolga quando o assunto é levar as obras a diferentes lugares do Brasil. “O Prêmio Marcantonio Vilaça só nos incentiva a continuar. A achar que ainda vale a pena fazer arte neste país”. Ouça clicando aqui.

O PRÊMIO – O Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). A ideia é promover a integração das artes em suas diversas manifestações e fortalecer os acervos públicos brasileiros. Em outubro será lançada a sexta edição do Prêmio.

Para o superintendente do SESI de Pernambuco, Nilo Simões, estimular a arte contemporânea é fundamental. “Os artistas também aprovam essa iniciativa porque traz abertura de mercado e novos conhecimentos. A arte está inserida na economia”, finaliza.

FOTOS DA EXPOSIÇÃO – Veja como foi a abertura da exposição em Recife. As fotos estão no Flickr da CNI.

QUER VISITAR? VEJA OS DIAS E HORÁRIOS:
Mostra do 5º Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
Local: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) - Rua da Aurora, 265, Boa Vista – Recife
Período: 28/09 a 27/11/2016
Horários: terça a sexta-feira – das 12h às 18h
Sábados e domingos – das 13h às 17h
ENTRADA GRATUITA

Relacionadas

Leia mais

Brasília recebe exposição do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
Conheça os finalistas do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
Exposição de obras do Prêmio Marcantonio Vilaça chega ao Rio de Janeiro

Comentários