Alunos do SENAI usam aplicativos de realidade aumentada para aprender de forma divertida e inovadora

Com o Aplicativo de Realidade Aumentada, os alunos utilizam a câmera do celular ou do tablet para reconhecimento em 3D de imagens dos livros didáticos do SENAI

O Pokémon Go tem a mesma tecnologia que o SENAI utiliza no ensino profissional há quase dois anos

A realidade aumentada, recurso tecnológico disponível no jogo Pokémon Go, que virou febre mundial e foi lançado nesta quarta-feira (3) no Brasil, já faz parte do cotidiano dos alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Estudantes de cursos técnicos em todo o país utilizam aplicativos desenvolvidos para ajudar no ensino em sala de aula e em cursos a distância. Foram feitos mais de 28 mil downloads, no Google Play e na Apple Store, de cinco apps produzidos no Programa SENAI de Tecnologias Educacionais até agora.

Com o Aplicativo de Realidade Aumentada, os alunos utilizam a câmera do celular ou do tablet para reconhecimento em 3D de imagens dos livros didáticos do SENAI. Além disso, o app permite aos estudantes acessarem simuladores e vídeos, pelos quais os objetos impressos ganham movimento, imagem, som e interação.

Mais do que lúdicos e inovadores, os aplicativos permitem o acesso a objetos de aprendizagem relevantes para a construção das competências profissionais requeridas pela indústria quanto à atuação do profissional. Foram feitos até agora 13.668 downloads de quatro aplicativos de Realidade Aumentada, desde que foram lançados pelo SENAI, em setembro de 2014. O recurso é utilizado nos cursos técnicos de Automação Industrial, Redes de Computadores, Eletroeletrônica e Segurança do Trabalho.

SENAI APP – Estudantes desses cursos também têm acesso ao SENAI APP, que permite obter conhecimento técnico enquanto o aluno se movimenta dentro e fora da sala de aula com seu celular ou tablet em mãos. O aplicativo, que já foi baixado 14.674 vezes, possui recursos como geolocalização, fotografia, criação de vídeos, gravação de notas de áudio, entre outros.

Para utilizá-lo, o aluno faz o download nas lojas online e insere seu usuário e senha do SENAI. O sistema identifica quem é ele, em que escola está matriculado, quais cursos faz, quem são seus docentes, qual é sua turma, quais são as unidades curriculares que ele está cursando, as situações de aprendizagem selecionadas ou criadas pelo docente e as atividades que estão disponíveis.

A partir do momento em que o aluno conclui uma atividade avaliada pelo docente, ele adquire e pode compartilhar com seus colegas uma medalha de ouro, prata ou bronze, que corresponde ao seu nível de absorção das capacidades técnicas curriculares relacionadas.

Em breve, alunos de Mecatrônica, Edificações, Telecomunicações, Petróleo e Gás, Mecânica, Refrigeração e Climatização, Eletromecânica e Papel e Celulose terão aplicativos do SENAI específicos com os conhecimentos técnicos desses cursos.

Os docentes também têm, no aplicativo, uma plataforma web para gestão, distribuição e autoria de situações e conteúdos técnicos de aprendizagem móvel. Além de contratar, produzir e oferecer conteúdos padronizados, o SENAI os estimula a criar seus próprios conteúdos e compartilhá-los com outros profissionais e com seus alunos.

Aplicativo Acessos/Usuários
SENAI Realidade Aumentada 13.668 downloads
SENAI APP - downloads 14.674
SENAI APP - docentes ativos 297
SENAI APP - alunos ativos 769
SENAI APP - turmas ativas 248

Desde 2009, o SENAI tem investido em projetos do chamado mobile learning, na identificação de plataformas e modelos educacionais formulados no Brasil e no exterior. Entre as linhas do trabalho estão pesquisas e desenvolvimento de simuladores e objetos de aprendizagem multimídia com uso da tecnologia de realidade aumentada.

O objetivo é associar novos equipamentos e tecnologias ao processo de ensino de forma complementar a educação presencial e a distância. O uso de jogos e aplicativos permite aos docentes elevar a atenção dos alunos dentro e fora da sala de aula e canalizar à aprendizagem o interesse dos jovens por esses recursos tecnológicos.

Veja como funcionam os aplicativos Realidade Aumentada e SENAI APP no vídeo:

Relacionadas

Leia mais

6 unidades móveis do SENAI que podem surpreender você
Edital SENAI SESI de Inovação é tema de programa da TV Globo
Aplicativos para smartphones e tablets complementam aulas de cursos técnicos do SENAI

Comentários